Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

JVitor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 22, 2012 4:46 pm
Localização: São Paulo-SP-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por JVitor »

Olá sou novo aqui no fórum, e estou com uma dúvida:
Existe alguma relação entre a quantidade de espiras e a quantidade de volts gerados?
Estou fazendo um projeto de turbina eólica com 24 pólos bifásico e estou com essa duvida para poder terminar o projeto, se vocês puderem me ajudar ficarei grato.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

JVitor Escreveu:Olá sou novo aqui no fórum, e estou com uma dúvida:
Existe alguma relação entre a quantidade de espiras e a quantidade de volts gerados?
Estou fazendo um projeto de turbina eólica com 24 pólos bifásico e estou com essa duvida para poder terminar o projeto, se vocês puderem me ajudar ficarei grato.
Com certeza. Quanto mais espiras, mais volts de saída. Só atente a um detalhe: para conseguir por muitas espiras, vai ter que usar fio mais fino, e quanto mais fino o fio, menor a corrente, e quanto menor a corrente menor a potência gerada.

Então você deve usar a quantidade mínima de espiras que atinja a tensão (volts) que precisa na rotação que acahr adequada. Para chegar a um número com um mínimo de precisão vai ter que fazer vários experimentos, com diferentes quantidades de espiras.


JVitor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 22, 2012 4:46 pm
Localização: São Paulo-SP-Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por JVitor »

Valeu Josenir, agora só preciso esperar meu imãs chegarem. Vou fazer experimentos com o 20 e o 21 AWG, estava pensando em fazer com o 18 AWG, mas ai, surgiu minha primeira dúvida.
Preciso gerar a 100 rpm uns 0,75V por bobina para poder dar uns 18 V por fase.
Me surgiram três dúvidas:
1ª - Qual a espessura máxima da bobina? Estava vendo que ela tem que ter no máximo a espessura do imã, está certo isso?
2ª - Por que depois de retificada a tensão, falam que ela fica mais alta sendo que há perdas nesse processo, sendo elas pelos diodos e etc.?
3ª - Se eu projetar para gerar 18V por fase a 100rpm, caso a rotação passe desses 100 rpm, o que aumentaria, voltagem ou amperagem, e caso aumente a voltagem na hora de recarregar a bateria estarei usando um controlador de carga, ai haveria perdas, pois eu estaria com uma voltagem em excesso e perderia ela na hora de controlar.

Valeu mesmo Josenir!!! Abraços


liberinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça jul 14, 2009 8:37 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por liberinho »

ola josenir,como ficaria o enrolamento das bobinas para uma versão monofasica

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Boa tarde, josenir e outros interessados estou iniciando um projeto (no papel pois estou pedindo os imãs) e estou com algumas duvidas e gostaria de conselhos. vou descrever minha intenção e gostaria de comentarios sobre o assunto. bom eu atualmente utilizo 45 torres com painel solar e baterias para alimentar um aparelho para repetir internet, este aparelho consome uma medida (olhar na imagem)
voltagem.png
. um consumo de 5.2w em 24v, mais atualmente da muita manutenção e os lugares são horiveis de ascesso, pesquisando na internet, e fazendo alguns testes, acho que daria para fazer um motor Motor Magnético Perpétuo, com neodinio, e para esse motor tocar um gerador que iria tocar esse aparelho. tipo isso.
Link pois fiz alguns geradores com motor de disquet, e impressoras e eles tocam esse aparelho sem problemas, mais isso sendo tocado por um motor, gostaria de usar esse Motor Magnético Perpétuo. pois isso iria acabar com meus problemas de baterias estragadas e dias muitos chuvosos e por o ascesso ser ruim, evitaria levar muito material para o alto dessas serras . gostaria de uma ideia, alguma sugestão sobre isso. fiz muita pesquisa na net e vi algumas coisas interessantes sobre isso. OBS: esse aparelho suporta ate 30v assim se eu usar a maxima voltagem diminuo a aperagem.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Agora consegui enviar o consumo do aparelho.
voltagem.png

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Bom dia, consegui baixar um pdf completo de um projeto de gerador de 1000w parece bem interessante vem bem detalhado, se alguem interessar, inclusive tem uns sites dentro do pdf onde comprar os imãs, pode baixar aqui nesse link do meu site.
http://www.bdnet.com.br/geradoreolico.rar

Josenir o que poderia ser feito aqui nesse projeto para almentar a pontencia desse gerador ?
gostaria de uns 2 a 3 mil watts de potencia.
eu andei lendo o forum hontem e estava pensando se é para usar essa energia eolica em casa em geladeira, tv etc... vc tem que montar uma banca de baterias tipo em 24 v e depois converter esse tensão para 110 v (em alguns casos da pra colocar os equipamentos em 12 ou 24) mais aqueles que não se pode tem que elevar essa tensão, e assim dando a perda nesse geração. se fosse gerar logo 110 DC e armazenar em 10 baterias e depois converter somente para AC , não se perderia nenos corente ? ( em forma de calor). tipo esse prejeto aqui citado o que eu poderia fazer para gerar logo 110v, pois quanto maior a voltagem, nenor seu consumo. no pdf das bobinas, a ligação das bobinas esta ligado em trifasico, vc comentou que prefere em bifasico, como seria essa ligação ?


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Existe um inversor chamado grid tie, que voce conecta em seu gerador e na rede diretamente, e ele converte a energia gerada na turbina eólica para a tensão e frequencia da rede para consumo imediato, sem necessidade de baterias.

Não precisa ter um sistema independente da rede. Este inversor funciona em sincronismo com a rede de sua casa, ou seja, primeiro voce consome o gerado pela turbina e complementa com a rede da Concessionária.

Um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

jamerico Escreveu:Daniel,

Existe um inversor chamado grid tie, que voce conecta em seu gerador e na rede diretamente, e ele converte a energia gerada na turbina eólica para a tensão e frequencia da rede para consumo imediato, sem necessidade de baterias.

Não precisa ter um sistema independente da rede. Este inversor funciona em sincronismo com a rede de sua casa, ou seja, primeiro voce consome o gerado pela turbina e complementa com a rede da Concessionária.

Um abraço

Jose Americo
mais esse inversor so aceita até 55v, eu estou citando um exemplo de gerar 127 v ou ate 220 v
mais para os geradores de 12/24v e um otima ideia, não sabia desse aparelho.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

As tensões de turbinas eolicas domiciliares são baixas. Desta forma, este tipo de inversor é bem conveniente. Eu mesmo tenho um de 250 W com alimentação trifasica, mas como ainda não construi minha turbina, estou aguardando o momento para aplicá-lo em minha resisdencia.

Um abraço

Jose Americo


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

daniel.espadeti Escreveu:Bom dia, consegui baixar um pdf completo de um projeto de gerador de 1000w parece bem interessante vem bem detalhado, se alguem interessar, inclusive tem uns sites dentro do pdf onde comprar os imãs, pode baixar aqui nesse link do meu site.
http://www.bdnet.com.br/geradoreolico.rar

Josenir o que poderia ser feito aqui nesse projeto para almentar a pontencia desse gerador ?
gostaria de uns 2 a 3 mil watts de potencia.
eu andei lendo o forum hontem e estava pensando se é para usar essa energia eolica em casa em geladeira, tv etc... vc tem que montar uma banca de baterias tipo em 24 v e depois converter esse tensão para 110 v (em alguns casos da pra colocar os equipamentos em 12 ou 24) mais aqueles que não se pode tem que elevar essa tensão, e assim dando a perda nesse geração. se fosse gerar logo 110 DC e armazenar em 10 baterias e depois converter somente para AC , não se perderia nenos corente ? ( em forma de calor). tipo esse prejeto aqui citado o que eu poderia fazer para gerar logo 110v, pois quanto maior a voltagem, nenor seu consumo. no pdf das bobinas, a ligação das bobinas esta ligado em trifasico, vc comentou que prefere em bifasico, como seria essa ligação ?
Daniel,

Estou tentando baixar o arquivo do gerador eolico, mas não estou conseguindo.

Na primeira vez que tentei, o download ficou parado faltando 3 seg por mais de 10 min. Cancelei e estou tentando novemente, mas a taxa está baixissima, e parou em 418 kb baixados e travou o daownload.

Voce pode me ajudar?

Desde já agradeço

Um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

jamerico Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Bom dia, consegui baixar um pdf completo de um projeto de gerador de 1000w parece bem interessante vem bem detalhado, se alguem interessar, inclusive tem uns sites dentro do pdf onde comprar os imãs, pode baixar aqui nesse link do meu site.
http://www.bdnet.com.br/geradoreolico.rar

Josenir o que poderia ser feito aqui nesse projeto para almentar a pontencia desse gerador ?
gostaria de uns 2 a 3 mil watts de potencia.
eu andei lendo o forum hontem e estava pensando se é para usar essa energia eolica em casa em geladeira, tv etc... vc tem que montar uma banca de baterias tipo em 24 v e depois converter esse tensão para 110 v (em alguns casos da pra colocar os equipamentos em 12 ou 24) mais aqueles que não se pode tem que elevar essa tensão, e assim dando a perda nesse geração. se fosse gerar logo 110 DC e armazenar em 10 baterias e depois converter somente para AC , não se perderia nenos corente ? ( em forma de calor). tipo esse prejeto aqui citado o que eu poderia fazer para gerar logo 110v, pois quanto maior a voltagem, nenor seu consumo. no pdf das bobinas, a ligação das bobinas esta ligado em trifasico, vc comentou que prefere em bifasico, como seria essa ligação ?


Daniel,

Estou tentando baixar o arquivo do gerador eolico, mas não estou conseguindo.

Na primeira vez que tentei, o download ficou parado faltando 3 seg por mais de 10 min. Cancelei e estou tentando novemente, mas a taxa está baixissima, e parou em 418 kb baixados e travou o daownload.

Voce pode me ajudar?

Desde já agradeço

Um abraço

Jose Americo
então, era bom outros tentarem baixar, pois aqui esta normal. qual tipo da sua internet ? se for velox, radio ou cabo, tente reiniciar, o aparelho, assim vc pega outro ip valido (no caso de velox) se for radio reinicia o radio.
qaulquer coisa, me avise que estarei vendo novamente.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Agora consegui baixar o arquivo. Muito obrigado.

Esta VAWT é uma Lenz 2. Encontrei uma versão dela feita em madeira no link abaixo:

http://www.windstuffnow.com/main/lenz2_turbine.htm

Em outras paginas deste mesmo autor tem geradores de fluxo axial:

http://www.windstuffnow.com/main/microw ... erator.htm

http://www.windstuffnow.com/main/alt_from_scratch.htm

http://www.windstuffnow.com/main/poured_stator.htm

Existe bastante diversão.

Mais umavez obrigado e um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

o que mata são os imãs que não acha facil, consegui um orçamento em uma empresa aqui n o brasil mais está muito caro olha o orçamento...

Bom dia,

Segue valores;

Neodímio bloco 50,8x25,4x12,7mm N50 – R$ 69,70 unitário

IPI: 15% a incluir
ICMS: incluso
Frete: FOB (sedex até 1KG para o CEP: 29280-000 – 40,00
Entrega: imediata

e no exterior onde se acha barato, esta dificil importar, as mercadorias estão ficando muito presas na alfandega, ai nao da pra ariscar, não é 100 reais que vamos perder....
se alguem souber om jeito melhor..


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Eu já comprei por 2 vezes, imãs no Ebay, e chegaram sem incidencia de impostos em minha casa, mas pelo que sei, ultimamente a alfandega não esta deixando passar nada.

Aquela empresa www.magnet4less.com no passado não vendia para o Brasil, mas eu não sei atualmente, mas eles tem otimo preço para os ímãs de neodimio como podemos ver no site:
http://www.magnet4less.com/product_info ... ucts_id=52

Quanto a capacidade de geração, acredito que utilizando um alternador rebobinado conseguiremos bons resultados, pois se for utilizado um aternador de Chevette, é possivel se conseguir enrolar 7 bobinas por fase e no caso do gerador apresentado no arquivo de gerador eolico, temos somente 3 bobinas por fase, ou seja, para uma mesma rotação da hélice, conseguiremos com o alternador rebobinado mais do que o dobro da frequencia gerada com o gerador axial.

Creio que nosso professor Josenir possa nos ajudar questão.

Um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

jamerico Escreveu:Daniel,

Eu já comprei por 2 vezes, imãs no Ebay, e chegaram sem incidencia de impostos em minha casa, mas pelo que sei, ultimamente a alfandega não esta deixando passar nada.

Aquela empresa http://www.magnet4less.com no passado não vendia para o Brasil, mas eu não sei atualmente, mas eles tem otimo preço para os ímãs de neodimio como podemos ver no site:
http://www.magnet4less.com/product_info ... ucts_id=52

Quanto a capacidade de geração, acredito que utilizando um alternador rebobinado conseguiremos bons resultados, pois se for utilizado um aternador de Chevette, é possivel se conseguir enrolar 7 bobinas por fase e no caso do gerador apresentado no arquivo de gerador eolico, temos somente 3 bobinas por fase, ou seja, para uma mesma rotação da hélice, conseguiremos com o alternador rebobinado mais do que o dobro da frequencia gerada com o gerador axial.

Creio que nosso professor Josenir possa nos ajudar questão.

Um abraço

Jose Americo
Boa noite Americo, graças ao Josenir, eu creio que com alternador, e enrolar novamente podemos ter uma capacidade muito boa, e com o custo muito baixo.
mais nunca enrolei nenhum gerador ou motor, sei que não e facil. preciso de alguma discas para isso. na verdade aternador se acha aos montes, ate novo e mais barato que dazer com neodinio olha esse link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mperes-_JM

o que vai gastar a mais pra enrolar novamente, um desses ? fio isso e baratos

fique com Deus
Daniel


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Eu tambem acredito que reenrolar um alterndor e usar o regulador do Josenir sai muito mais barato.

Eu, conheci um camarada há um tempo atras que enrolava motores, e ele tinha uns gabaritos de madeira que ele enrolava os fios neste gabarito e depois que estava com o numero certo de fios na bobina, retirava a bobina deste gabarito e simplesmente encaixava na ranhuma do estator do motor estando esta previamente isolada com um papelão especial. Hoje se usa isoladores plasticos bem mais eficientes.

Como o formato das bobinas dos alternadores é quadrada, acho que é bem facil fazer uma forma parecida com a que está no arquivo do gerador eolico que voce disponibilizou, so que ao inves de 3 parafusos, utilizar quatro parafusos e para não se fazer tantas soldas, pode-se fazer várias formas lado a lado, deixando uma folga de fio para se poder espaçar as bobinas nas ranhuras do alternador.

Mais uma vez o Josenir pode nos ajudar, postando fotos de seus dispositivos utilizados nos enrolamentos dos alternadores.

Um abraço e que Deus te abençoe grandemente.

Jose Americo

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

jamerico Escreveu:Daniel,

Eu tambem acredito que reenrolar um alterndor e usar o regulador do Josenir sai muito mais barato.

Eu, conheci um camarada há um tempo atras que enrolava motores, e ele tinha uns gabaritos de madeira que ele enrolava os fios neste gabarito e depois que estava com o numero certo de fios na bobina, retirava a bobina deste gabarito e simplesmente encaixava na ranhuma do estator do motor estando esta previamente isolada com um papelão especial. Hoje se usa isoladores plasticos bem mais eficientes.

Como o formato das bobinas dos alternadores é quadrada, acho que é bem facil fazer uma forma parecida com a que está no arquivo do gerador eolico que voce disponibilizou, so que ao inves de 3 parafusos, utilizar quatro parafusos e para não se fazer tantas soldas, pode-se fazer várias formas lado a lado, deixando uma folga de fio para se poder espaçar as bobinas nas ranhuras do alternador.

Mais uma vez o Josenir pode nos ajudar, postando fotos de seus dispositivos utilizados nos enrolamentos dos alternadores.

Um abraço e que Deus te abençoe grandemente.

Jose Americo
Se fosse enrolar um alternador para gerar 110v, seria possivel ? se ele sai 3 fios da bobina alternada, as vezes seria melhor comntinuar AC (dependendo da aplicação).


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Creio que seja possivel enrolar um alternador para gerar em 110 V, mas seria necessário muito fio no interior do bobinamento do estator, além do problema da frequencia de geração, que não será fixa e dependente do vento.

Dai acredito que seja melhor gerar em tensões razoáveis, 12, 24, ou 36 trifásica e aplicar em um inversor grid tie, que te irá fornecer 110 ou 220 V em sincronismo com a rede.

Deus te abençoe.

Um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:Daniel,
Eu tambem acredito que reenrolar um alterndor e usar o regulador do Josenir sai muito mais barato.
...
Mais uma vez o Josenir pode nos ajudar, postando fotos de seus dispositivos utilizados nos enrolamentos dos alternadores.
Um abraço e que Deus te abençoe grandemente.
Jose Americo
Olá amigos,

Peço desculpas pela minha ausência neste tópico. Acontece que tenho andado muito atarefado e não estava recebendo notificações sobre mensagens aqui postadas.

Ao mesmo tempo agradeço a ajuda do nosso ilustre Américo, que tem suprido plenamente a minha ausência, e muito tem contribuido com esta comunidade. Um brinde a você, que como eu, não aceita as coisas como estão, e está sempre pensando em uma forma de melhorar!

Sobre o bobinamento do alternador, como são poucas espiras e poucas bobinas, eu prefiro enrolar com o fio diretamente no estator. Assim, apesar de dar mais trabalho, gasta-se menos fio, fica mais compacto, e, devido ao menor comprimento do fio, obtém-se maior potência.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”