Fim da EDP Universal

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Já estamos em fim de Agosto e desde 1 de Julho que devia ter mudado de fornecedor de energia pq tenho potencia contratada de 10.35.
Não o fiz que nenhuma empresa no mercado me aceitou e por consequinte estou a pagar agravamento de 2% ao mes confirmado pela EDP UNIvERSAL.
Já perdi a conta a horas de telefone a tentar arrnajr solução e a unica coisa que dizem desde á meses para cá é que está para sair legislação sobre o assunto.

Aqui agora debate se mais a pergunta- Quem me vai devolver o dinheiro da sobretaxa que estou a pagar.

A resposta é simples, NINGUEM.

Confrontei diversas entidades e pelo que parece isto é para arrastar.
Uma coisa é certa e já foi descrita em cima. Quem nos compra a energia produzida pelas nossas unidades tem de ser a mesma que nos vende.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

telgui Escreveu:...tenho potencia contratada de 10.35... e por consequinte estou a pagar agravamento de 2% ao mes
Pois eu tenho potência contratada ainda mais superior (em 5 locais de produção) e não vejo alterações na fatura de consumo...
Anexos
CTLS.PNG
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

O valor está acrescido no preço do KW que se paga. é tão pouco que não se nota. Basta telefonar para a EDP que eles dizem logo

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por Bubas »

t3lmo Escreveu:
telgui Escreveu:...tenho potencia contratada de 10.35... e por consequinte estou a pagar agravamento de 2% ao mes
Pois eu tenho potência contratada ainda mais superior (em 5 locais de produção) e não vejo alterações na fatura de consumo...

Boas,

Não vês alterações?
Passo a mostrar.
A este ritmo... :shock: :?: :?: :?: :?: :?:
Fiquem bem,

Bubas
Anexos
Aumento.jpg
Aumento.jpg (30.77 KiB) Visto 8308 vezes

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

telgui Escreveu:O valor está acrescido no preço do KW que se paga. é tão pouco que não se nota. Basta telefonar para a EDP que eles dizem logo
Sim, infelizmente já confirmei também: +2,22% :(
Anexos
CTLS.PNG
CTLS.PNG (43.69 KiB) Visto 8306 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Um mês ainda perdoo a estes gajos mas mês atras de mes quem nos vai pagar o acrescimo se não temos alternativa de mudar??
Uma coisa é não mudar por não querer outra é não ter alternativa


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Venho aqui deixar umas novidades.

Então é o seguinte mais uns telefonemas para aqui e para ali e dou com uma empresa a celebrar contratos connosco.

Iberdrola é o nome da empresa e até 15 Setembro ainda nos dá 10% durante 12 meses de desconto.

Já deixei toda a minha informação quando liguei para lá e espero contacto do comercial para celebrar contrato com eles

Durante o telefonema despitei todas as duvidas e a melhor é que eles aceitam micro produtores singulares .

O telefone é este de contacto 808 50 20 50.


A minha unica duvida e vou ter de falar com o comercial é se o valor do KW que nós vendemos é igual ao que a EDP me compra pq o de compra esse é a mesma tarifa. Depois dou noiticias com o desenrolar da situação

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Penso que o protasio não se importe que "puxe" esta informação que deixou noutro lado...
protasio Escreveu:Boas,

eu ainda não mudei pois com o bom uso do bi-horário que eu faço tenho o "tarifário" mais em conta do mercado, mas ao percorrer o site da iberdola eles dizem que fazem contratos com micro-produtores.

http://www.iberdrola.pt/02sicb/corporat ... 4050882744


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Não sei minimamente o que pretendes dizer mas quanto a mim bi horario não dá, já tive e pagava bem mais a cumprir hoararios de por maquinas a funcionar, mas com miudos em casa o dia inteiro quero ver quem cumpre com televisoes, consolas, computadores etc etc isto tudo consome.
Mal tenha noticias meto aqui até pq acho que ng ainda mudou

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

Acerca da utilização do bi-horario, o simulador do portal da ERSE é bem esclarecedor. Cada caso é um caso e por exemplo na minha utilização diária (5 pessoas, 2 máquinas à noite), pelo excel que fiz, compensa-me ficar no bi-horario até ao 2º semestre de 2013 (4% de agravamento). Só a partir dessa data é que irei mudar para o mercado liberalizado.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

E já ponderaram por exemplo so 10% que a iberdrola por exemplo oferece na tarifa da luz ou os 12 que a galp dá caso tenham gas natural em casa, isso tb tem de se ter em conta.
A mim nao me compensa e quanto mais cedo mudar melhor

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por t3lmo »

telgui Escreveu:E já ponderaram por exemplo so 10% que a iberdrola por exemplo oferece na tarifa da luz ou os 12 que a galp dá caso tenham gas natural em casa...
Usa os simuladores que tens lá isso tudo. No meu caso disse logo que não compensa mudar já (luz e gás com descontos). Como não diz a razão, fui fazer as contas em excel e confirma-se :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Eu nao utilizei calculos nenhuns, optei pelo bi horario e apos uma ano fui comparar e paguei mais em media geral, o que me fez ir para o regime livre, mas a quem compensa eu fazia o mesmo, não mudava

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por strooan »

Fico grato pela informação Telgui! 8-)
Não percebo porque é que de um momento para o outro de passou a discutir tarifas bi-horárias... :o , o que é que isso tem a ver com a micro-geração? :ugeek:
strOOan


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por alexjp4 »

strooan Escreveu:Fico grato pela informação Telgui! 8-)
Não percebo porque é que de um momento para o outro de passou a discutir tarifas bi-horárias... :o , o que é que isso tem a ver com a micro-geração? :ugeek:

Boas

è que quem é microprodutor e tem tarifa bi-horária não tem comercializador de ultimo recurso (excepto a EDP universal por enquanto) ou seja não tem quem lhe compre a electricidade produzida e lhe venda a electricidade com tarifa bi-horária.
Espero ter ilucidado.


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por protasio »

t3lmo Escreveu: Acerca da utilização do bi-horario, o simulador do portal da ERSE é bem esclarecedor. Cada caso é um caso e por exemplo na minha utilização diária (5 pessoas, 2 máquinas à noite), pelo excel que fiz, compensa-me ficar no bi-horario até ao 2º semestre de 2013 (4% de agravamento). Só a partir dessa data é que irei mudar para o mercado liberalizado.
Sabes que isso é uma falsa questão, pois os operadores em regime de mercado também têm a sua tarifa a acompanhar a subida da erse, portanto se eu com o bi-horário tenho 8% de desconto em relação a tarifa de referência, também o vou ter até ao fim de 2015.

Esta situação está a levar pessoas ao engano.

Na melhor das hipoteses não és afectado por um aumento semestral. Mas imaginando que fazes hoje um contrato com por ex a EDP comercial e caso tenha 10,35KVA os 2% é sobre o valor que já sofreu o aumento a 1 de Julho. Tendo em conta que os contratos em norma têm a duração de 1 ano, ficarias com a tarifa sem aumento durante 1 ano, quando o fosses negociar, a manter os 2% de aumento (que já acho dificil sem ameaçares que vais mudar para outro, à semelhança do que se faz hoje em dia com o MEO e ZON) será sobre o valor na altura. Não esquecer que a EDP tb tem a clausula de aumentar em Março / Abril e para denunciares o contrato tens de o fazer até 30 dias antes do término do mesmo.

Aliás quanto à questão contratual queiram ler bem os contratos
3.3 A EDP Comercial poderá livremente introduzir, nos termos da Cláusula 12.2, alterações no Preço a pagar pelo Cliente, incluindo nas seguintes
situações:
a. no caso de alteração às tarifas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (“ERSE”), quer seja ao seu valor ou à
própria estrutura tarifária, nomeadamente pela sua recomposição ou introdução de novos componentes;
b. no caso de alterações ao quadro legislativo e regulamentar aplicável, incluindo aquelas em virtude das quais a EDP Comercial se
encontre obrigada a suportar ou cobrar quaisquer custos, encargos, taxas ou impostos;
c. no caso de alteração dos custos de aquisição de energia elétrica e/ou gás natural, bem como de modificação do perfil de consumo
especificado nas Condições Particulares para o fornecimento de energia elétrica e/ou gás natural;
d. no início de cada ano civil, em virtude de atualização do Preço devido pelo Cliente, com base no Índice de Preços no Consumidor sem
habitação do ano anterior, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística
como podem ver a EDP pode inclusive acompanhar a subida do preço imposta pela ERSE na vigência do contrato, não sei se estão no entanto a fazê-lo, só quem tem EDP comercial desde antes da subida é que o pode confirmar.

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Não sei se entretanto já mais alguém teve desenvolvimentos com contactos com outros comercializadores de energia, mas hoje foi a minha vez de ligar para a Iberdrola...

Fiquei satisfeito por haver finalmente uma alternativa para os microprodutores.
Foram-me explicadas entre outras coisas, o preço de compra e venda que é afinal o mais importante. Preço por Kw consumido é 0,1393€ (0,1254€ se o contrato for celebrado até 15 de setembro - preço com desconto de 10% e válido por 12 meses).

Vou perder o bi-horário (que vai mesmo acabar por desaparecer), mas usando o simulador que falaram atrás, mudando agora para a IBERDROLA (e no meu caso concreto) fico a pagar uns 30€ a mais por ano, mas também fico descançado com a questão da produção, e deixo de ter a preocupação sobre a hora do dia em que preciso ligar determinados equipamentos.

Sobre a produção, o Kw será pago conforme o contrato actualmente em vigor, ou seja, se estou a receber 0,40€/Kw, vou continuar a receber os mesmos 0,40€/Kw. Aqui apenas me pareceu que o processo de alteração é um pouco demorado, pois falam-me em cerca de 30/40 dias entre a celebração do contrato e a efectiva venda à IBERDROLA. Qualquer das formas garantiram-me que nesse periodo, e uma vez que a venda continua a ser feita à EDP, a mesma assume o pagamento... espero que assim seja. Aqui, o contrato da parte da venda da microprodução só pode ser feito depois de vigorar o contrato de compra à IBERDROLA, o que tem a sua lógica, mas podia ser mais rápido.

Entretanto aguardo contacto da parte comercial, para poder confirmar todas estas informações deste primeiro contacto telefónico, e mais algumas, não vá o :twisted: tecê-las!

Já agora, no final dos 12 meses e se não estiver satisfeito ou existir alguma oferta mais vantajosa no mercado, posso mudar de comercializador. O que também posso fazer antes dos 12 meses, mas teria de restituir o valor respeitante aos 10% promocionais a que tive direito até então.

Aviso quando tiver mais informações! ;)


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por JDuarte »

Boas noticias Lopes,
No entanto como o meu consumo é feito na grande maioria durante as horas de vazio (63%), abandonar o bi-horário vai causar "danos" na carteira... vou aguardar as "cenas dos próximos episódios", até porque a ERSE já veio a publico dizer que está em estudo a questão das tarifas bi e tri horárias...

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por lopes »

Pois com o meu bi-horário neste momento devo ter cerca de 40% em vazio, de inverno aproximo mais a percentagem... ou aproximava, pois com a instalação da caldeira a lenha reduzi significativamente o consumo de eletricidade para aquecimento (que funcionava basicamente à noite).

Eu confesso que continuo reticente sobre se a ERSE vai resolver a questão até ao final do ano... o exemplo de quem tem 10.35KVA e que já está a levar com o agravamento... injustamente, pois não pode mudar.

Ainda não fui contactado pelo departamento comercial para dar seguimente ao processo na IBERDROLA, mas acho que a solução deles se encaixa nas minhas necessidades, sem prejuizo de maior na comparação de preços com a EDP (aproveitando o desconto de 10% se fizer contrato até dia 15 de setembro). E daqui a um ano cá estamos para ver como está o mercado ;)


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Fim da EDP Universal

Mensagem por telgui »

Eu telefonei na Segunda a pedir explicação do porquê da demora de contacto dos comerciais, dizem que estao demorados mas durante esta semna eraz capaz de ser contactado o que nao se verificou, segunda telefono novamente pq devem estar á espera do fim da campanha para me contactarem estou mesmo a ver lolol

Responder

Voltar para “Micro-Produção”