serges Escreveu:Assim podes e edeves começar com o DB!
Obrigado
Obrigado a todos, neste momento estou à espera de uma reunião do condominio (dentro de 2 semanas) para me dizerem se autorizam a colocar um contador / tomada fechada no meu lugar de garagem, visto terem retirado todas as tomadas da mesma para evitar consumos abusivos. Caso não consiga, irei ter que me desenrascar de outra forma.
Entretanto a mota está parada durante a semana, ando um pouco apenas ao fim de semana com ela.
Uma grande marca para uma scooter com baterias de chumbo.
Vale o motor de pequena dimensão (1,5KW), para nunca puxar muito pelas baterias, em conjunto com alguns factores, tais como a potencia do controlador, o tipo de baterias e a boa gestão do acelerador (velocidades) com os carregamentos em seu tempo correcto.
Poderias explicar detalhadamente como procedeste durante esses quase 16.000Km?
Jorge Rocha Escreveu:Uma grande marca para uma scooter com baterias de chumbo.
Vale o motor de pequena dimensão (1,5KW), para nunca puxar muito pelas baterias, em conjunto com alguns factores, tais como a potencia do controlador, o tipo de baterias e a boa gestão do acelerador (velocidades) com os carregamentos em seu tempo correcto.
Poderias explicar detalhadamente como procedeste durante esses quase 16.000Km?
Obrigado a todos!
Caro Jorge, a quilometragem foi feita com as baterias de origem, sinceramente não tinha muita experiência em como dar uma boa utilização/manutenção às baterias,
Estes KM foram todos efectuados em cerca de 2 anos (fazia praticamente 40km todos os dias) e sinceramente o que fazia era carregar a mota todos os dias e ficava ligada toda a noite até de manhã a voltar a utilizar.
Lembro-me que lá para os 14 mil KM quando vinha a casa à hora do almoço já a colocava a carregar 1h pois a autonomia já era muito baixa.
É uma grande ajuda, toda a informação que nos chega, sobre o tipo de trabalho que umas determinadas baterias podem ser submetidas, em conjunto com a sua durabilidade. Os possíveis métodos mais eficazes para manter a bateria no seu melhor estão ainda em constante crescimento em meu raciocínio e essa foi mais uma ajuda. Grato, muito grato.
Relativamente a algumas dicas, dadas por pessoas com alguma formação, para o aumento da durabilidade deste tipo de química, eu entendo que possam ser dadas de forma ligeiramente diferente...
Mesmo inconscientemente, (no meu ponto de vista actual) acabaste por seguir alguns dos melhores métodos para essa grande durabilidade. Essas descargas quase feitas a 100%, foram uma óptima rodagem para as baterias, principalmente porque nos primeiros kms de utilização de um veiculo, é quando se anda de forma mais calma, diminuindo assim a potencia retirada das mesmas. Dessa forma obriga-se de forma descontraída a que a bateria cresça em capacidade e em fluidez energética. As primeiras descargas são fundamentais...
Continuarei a receber informação dos próprios utilizadores, em conjunto com minhas experiências, para assim apurar algum padrão, e dessa forma poder fazer a melhor recomendação possível para a maior durabilidade das baterias.
Faço-o para todas as diferentes químicas de baterias e vejo sempre suas "personalidades" diferentes.
Jorge Rocha Escreveu:É uma grande ajuda, toda a informação que nos chega, sobre o tipo de trabalho que umas determinadas baterias podem ser submetidas, em conjunto com a sua durabilidade. Os possíveis métodos mais eficazes para manter a bateria no seu melhor estão ainda em constante crescimento em meu raciocínio e essa foi mais uma ajuda. Grato, muito grato.
Relativamente a algumas dicas, dadas por pessoas com alguma formação, para o aumento da durabilidade deste tipo de química, eu entendo que possam ser dadas de forma ligeiramente diferente...
Mesmo inconscientemente, (no meu ponto de vista actual) acabaste por seguir alguns dos melhores métodos para essa grande durabilidade. Essas descargas quase feitas a 100%, foram uma óptima rodagem para as baterias, principalmente porque nos primeiros kms de utilização de um veiculo, é quando se anda de forma mais calma, diminuindo assim a potencia retirada das mesmas. Dessa forma obriga-se de forma descontraída a que a bateria cresça em capacidade e em fluidez energética. As primeiras descargas são fundamentais...
Continuarei a receber informação dos próprios utilizadores, em conjunto com minhas experiências, para assim apurar algum padrão, e dessa forma poder fazer a melhor recomendação possível para a maior durabilidade das baterias.
Faço-o para todas as diferentes químicas de baterias e vejo sempre suas "personalidades" diferentes.
Caros amigos, parece que aconteceu mais um problema nas duas ultimas cargas da minha scooter o carregador nao desligou (a luz verde do mesmo nao acendeu) a mota ficou quase 24h a carregar, quando fui ver as baterias estavam extremamente quentes. Aconteceu hj pela segunda vez (tentei duas vezes pois poderia ter sido uma situacao esporadica). Ja alguem passou por isto? Podera ser o carregador que "nao para" quando deveria detectar que as baterias estao carregadas? Desde ja o meu muito obrigado a quem me puder ajudar, um abraco a todos!
O mais normal é que as baterias já não admitam a tensão tão alta como quando novas, e assim, começam a aquecer, e o processo nunca mais pára!
Podes pensar em colocar novas baterias, para uma nova etapa da vida da scooter e de tua mobilidade sustentável.
Jorge Rocha Escreveu:O mais normal é que as baterias já não admitam a tensão tão alta como quando novas, e assim, começam a aquecer, e o processo nunca mais pára!
Podes pensar em colocar novas baterias, para uma nova etapa da vida da scooter e de tua mobilidade sustentável.
Obrigado caro Jorge! 3 baterias sao novas, têm um mes. A outra (exactamente igual, esteve 3 anos parada aqui em casa nunca saiu da caixa de origem) e foi agora colocada na mota junto com as outras 3 novas. Podera ser esta bateria que esteja a causar este problema? Abraco e obrigado!
Talvez a ideia de colocar baterias de chumbo não tenha sido a mais acertada...tendo aí na sua zona várias pessoas capazes (Jorge Rocha e MVS) de fazer-lhe o trabalho em condições, recomendo recorrer a quem sabe para ficar com a mota a funcionar correctamente.