DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
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DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Abro aqui o diário de Bordo do meu Hyundai Ioniq de Abril de 2018.
Comprei-o em Dezembro de 2018, vinha com 4900km de França.
No dia em que o fui buscar a Leiria:
Foi apelidado de Hyôiô pois assim era uma boa mnemónica para a minha mãe fixar a marca e o modelo Hyundai Ioniq
Comprámos este carro uns meses após a venda do último ICE, para poder substituir totalmente as viagens a gasóleo. O morangwatt foi servindo para viagens dentro de Portugal, com algum sacrifício para ir para Sul dada a escassez de PCRs na A2, mas as viagens a Espanha estavam fora de questão.
A escolha esteve entre o Leaf40 e o Ioniq, mas a eficiência, velocidade de carregamento em PCR e refrigeração de bateria tornam este carro mais indicado para longas distâncias, como os vídeos do Bjorn têm demonstrado. Para além dos vários passeios que dou pelo país, todos os anos (sem covid) vou a Braga uma ou duas vezes e umas cinco vezes ao Alentejo/Algarve. Como vivo em Lisboa com uma carga rápida em cada sentido chego a Braga ou ao Algarve.
As maiores viagens que fiz no ano passado foram à Andaluzia. Em Junho viajei até Tarifa, com cargas em Aljustrel, Loulé e Sevilha. À ida pernoitei perto de Sevilha no dia seguinte fui até ao destino tendo parado em Arcos de La Frontera para visitar e para carregar numa empresa de energias renováveis que cedia carga. O regresso de Tarifa foi feito num único dia, aproveitando a hora extra a passar a fronteira. Fiz 200km de Tarifa a Sevilha a uma média de 110km/h e depois de um brutal engarrafamento até Huelva, fiz mais duas cargas em Loulé e Aljustrel até chegar a Lisboa, totalizando 661km de viagem com um consumo médio de 13.3kWh/100km.
Em Agosto repeti uma viagem a Nerja que tinha feito em 2018 com o ICE. Tanto à ida como à volta pernoitei nos arredores de Sevilha, em Alcalá de Guadaira, num hotel onde carreguei. Saí no Sábado, e para evitar as filas nos pcrs e no caminho do Algarve, usei uma rota diferente, por Évora. Saí de casa e pus CC a 120km/h no caminho até Évora onde cheguei com 30% é uma média de 14.5kWh/100. O PCR estava livre (e com o botão de emergência pressionado), e carreguei até 94%. Dali segui por nacionais passando por Reguengos, Amareleja e Barrancos (onde almocei), atravessado a fronteira e seguindo na direção de Aroche e depois Aracena, onde cheguei com 16% após 181km com uma média de 12.3 kWh/100.
A cidade de Aracena tem dois pcrs lado a lado, um com 3 mangueiras e outro com 2. De utilização gratuita para já.
Carreguei até 91% e segui para Alcalá de Guaraira, perto de Sevilha, a uns 100km. Dada a elevação de Aracena, cheguei a ter médias de 7kwh/100, mas com AE no final ficou em 9.5.
No hotel Oromana ficou a carregar durante a noite (já estão habituados a ter pessoas com VEs a passar por ali. No dia seguinte fica o trajecto mais desafiante. 200km até Málaga, com uma serra pelo meio. O abetterrouteplanner simulou-me que indo a 90km/h conseguia chegar ao cume da serra com 15% e daí era quase sempre a descer, prevendo 11% à chegada. Na realidade ao chegar ao cume da serra tinha 29% (embora metade do caminho sem A/C ligado) e cheguei ao PCR com 28% (1% gasto para cerca de 30km)
Em Nerja nunca consegui carga (o único PCN de 22kW lá custava 10€/hora), mas com ginástica de passeios a Málaga e a outras terrinhas próximas lá consegui gerir-me.
No dia de regresso o plano inicial era carregar em Málaga até 90% em CCS e 100% em Mennekes, pois não consegui convencer a minha mãe que 90% eram suficientes para chegar até Alcalá de Guadaira. Só que nos postos da IBIL, novo início de sessão tem um consumo mínimo de 5€, logo sairam-me caros esses 10%.
Subi até ao topo da serra de Málaga gastando 20% de bateria, e depois daí para frente, como tinha folga suficiente, vim a 100km/h o caminho todo, chegando ao hotel com 16%.
Permaneci mais um dia em Alcalá de Guadaira, para conhecer melhor ali o entorno do hotel, que era bastante agradável, mesmo no meio do pinhal.
No dia de regresso a Portugal, fui novamente por Aracena (vim a saber mais tarde que um dos PCRs de Aljustrel estava KO), carreguei até 94% e abalei para Évora. Usei caminhos um pouco diferentes dos que usei à ida, fazendo Aracena-Barrancos via Encinasola e Barrancos-Évora via Moura e Portel.
Encinasola é de evitar, pois apesar de serem menos km, tem bocados da estrada que são bastante maus. Em Portugal o caminho até foi interessante para ter outras vistas, passando sobre a represa do Alqueva, mas é também mais demorado, sobretudo porque o troço Barrancos-Moura tem uma estrada estreita e com muitas curvas. Logo para futuras idas a Espanha, a rota pela Amareleja é sem dúvida a melhor.
Em Évora carreguei até aos 84% vi-me obrigado a fazer parte do trajecto pela nacional já que o nó de acesso à A6 estava bloqueado pela GNR. Apesar do declive favorável fiz uma média de consumo elevada, sobretudo na A2/A12 pois estava uma valente nortada que até abanava o carro às vezes. Mas vim sem preocupações a 120km/h, tendo chegado com cerca de 16% a casa.
Foram estas as maiores aventuras com o Hyôiô e espero que sirvam de material de estudo a quem fizer algo semelhante.
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No dia em que o fui buscar a Leiria:
Foi apelidado de Hyôiô pois assim era uma boa mnemónica para a minha mãe fixar a marca e o modelo Hyundai Ioniq
Comprámos este carro uns meses após a venda do último ICE, para poder substituir totalmente as viagens a gasóleo. O morangwatt foi servindo para viagens dentro de Portugal, com algum sacrifício para ir para Sul dada a escassez de PCRs na A2, mas as viagens a Espanha estavam fora de questão.
A escolha esteve entre o Leaf40 e o Ioniq, mas a eficiência, velocidade de carregamento em PCR e refrigeração de bateria tornam este carro mais indicado para longas distâncias, como os vídeos do Bjorn têm demonstrado. Para além dos vários passeios que dou pelo país, todos os anos (sem covid) vou a Braga uma ou duas vezes e umas cinco vezes ao Alentejo/Algarve. Como vivo em Lisboa com uma carga rápida em cada sentido chego a Braga ou ao Algarve.
As maiores viagens que fiz no ano passado foram à Andaluzia. Em Junho viajei até Tarifa, com cargas em Aljustrel, Loulé e Sevilha. À ida pernoitei perto de Sevilha no dia seguinte fui até ao destino tendo parado em Arcos de La Frontera para visitar e para carregar numa empresa de energias renováveis que cedia carga. O regresso de Tarifa foi feito num único dia, aproveitando a hora extra a passar a fronteira. Fiz 200km de Tarifa a Sevilha a uma média de 110km/h e depois de um brutal engarrafamento até Huelva, fiz mais duas cargas em Loulé e Aljustrel até chegar a Lisboa, totalizando 661km de viagem com um consumo médio de 13.3kWh/100km.
Em Agosto repeti uma viagem a Nerja que tinha feito em 2018 com o ICE. Tanto à ida como à volta pernoitei nos arredores de Sevilha, em Alcalá de Guadaira, num hotel onde carreguei. Saí no Sábado, e para evitar as filas nos pcrs e no caminho do Algarve, usei uma rota diferente, por Évora. Saí de casa e pus CC a 120km/h no caminho até Évora onde cheguei com 30% é uma média de 14.5kWh/100. O PCR estava livre (e com o botão de emergência pressionado), e carreguei até 94%. Dali segui por nacionais passando por Reguengos, Amareleja e Barrancos (onde almocei), atravessado a fronteira e seguindo na direção de Aroche e depois Aracena, onde cheguei com 16% após 181km com uma média de 12.3 kWh/100.
A cidade de Aracena tem dois pcrs lado a lado, um com 3 mangueiras e outro com 2. De utilização gratuita para já.
Carreguei até 91% e segui para Alcalá de Guaraira, perto de Sevilha, a uns 100km. Dada a elevação de Aracena, cheguei a ter médias de 7kwh/100, mas com AE no final ficou em 9.5.
No hotel Oromana ficou a carregar durante a noite (já estão habituados a ter pessoas com VEs a passar por ali. No dia seguinte fica o trajecto mais desafiante. 200km até Málaga, com uma serra pelo meio. O abetterrouteplanner simulou-me que indo a 90km/h conseguia chegar ao cume da serra com 15% e daí era quase sempre a descer, prevendo 11% à chegada. Na realidade ao chegar ao cume da serra tinha 29% (embora metade do caminho sem A/C ligado) e cheguei ao PCR com 28% (1% gasto para cerca de 30km)
Em Nerja nunca consegui carga (o único PCN de 22kW lá custava 10€/hora), mas com ginástica de passeios a Málaga e a outras terrinhas próximas lá consegui gerir-me.
No dia de regresso o plano inicial era carregar em Málaga até 90% em CCS e 100% em Mennekes, pois não consegui convencer a minha mãe que 90% eram suficientes para chegar até Alcalá de Guadaira. Só que nos postos da IBIL, novo início de sessão tem um consumo mínimo de 5€, logo sairam-me caros esses 10%.
Subi até ao topo da serra de Málaga gastando 20% de bateria, e depois daí para frente, como tinha folga suficiente, vim a 100km/h o caminho todo, chegando ao hotel com 16%.
Permaneci mais um dia em Alcalá de Guadaira, para conhecer melhor ali o entorno do hotel, que era bastante agradável, mesmo no meio do pinhal.
No dia de regresso a Portugal, fui novamente por Aracena (vim a saber mais tarde que um dos PCRs de Aljustrel estava KO), carreguei até 94% e abalei para Évora. Usei caminhos um pouco diferentes dos que usei à ida, fazendo Aracena-Barrancos via Encinasola e Barrancos-Évora via Moura e Portel.
Encinasola é de evitar, pois apesar de serem menos km, tem bocados da estrada que são bastante maus. Em Portugal o caminho até foi interessante para ter outras vistas, passando sobre a represa do Alqueva, mas é também mais demorado, sobretudo porque o troço Barrancos-Moura tem uma estrada estreita e com muitas curvas. Logo para futuras idas a Espanha, a rota pela Amareleja é sem dúvida a melhor.
Em Évora carreguei até aos 84% vi-me obrigado a fazer parte do trajecto pela nacional já que o nó de acesso à A6 estava bloqueado pela GNR. Apesar do declive favorável fiz uma média de consumo elevada, sobretudo na A2/A12 pois estava uma valente nortada que até abanava o carro às vezes. Mas vim sem preocupações a 120km/h, tendo chegado com cerca de 16% a casa.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Muito bom!
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Que grande relato, parabéns
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Até agora tem sido só rolar com o Hyundai?!
Muito bem...é um carro mesmo eficiente.... pena mulher não ter gostado muito dele.
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"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Tem sido sempre a rolar. Cheguei esta semana aos 45000km. Hora de o levar à revisão outra vez.
A primeira viagem grande após confinamento foi na semana passada, a Monte Gordo, já depois dos feriados para escapar à confusão. Em vez de fazer tudo por AE como habitual, mudei o trajecto um pouco. Isto só foi possível estando os PCNs daquela zona a funcionar, coisa que há 2/3 semanas não acontecia. Se assim fosse teria forçosamente de carregar no PCR de Loulé para ter autonomia para lá voltar no regresso.
Mas como tive confirmação que o posto de Monte Gordo estava a bombar e então lá abalei pela A2 até Aljustrel para paragem obrigatória. Só me lembrei de fazer reset ao consumo no tabuleiro da Vasco da Gama e dali até ao PCR, com CC a 120km/h (e uns periodos a 90-100 na ponte devido a trabalhos) cheguei ao posto com 20% de SOC uma média de 14,4kWh/100km.
Carreguei só até 85% pois o Ioniq carrega à velocidade máxima até perto desse SOC (83-84%), passando depois a 22kW. Logo para optimização de tempo e custo (tarifas ao min) não carrego mais do que isso a não ser que precise. Segui viagem, saindo da AE em Castro Verde, dirigindo-me a Mértola, onde parei para almoçar o meu farnel com vista para o Guadiana. Dali segui pela N122/IC27 até Monte Gordo, onde cheugei com 24% e um consumo médio de 10.9kWh/100km. Em MG quase não usei o carro após o ter carregado. Por isso saí de lá com 95% na bateria e fiz grande parte do caminho de regresso igual, tendo optado por usar a N2 de Castro Verde até Aljustrel. Cheguei à AS com um consumo de 12kWh/100km. A pausa para carga deu para almoçar o meu farnel e tanto o condutor como o carro acabaram de comer ao mesmo tempo.
Saí de Aljustrel com 94% tive um consumo bastante grande durante todo o caminho 16.8-17kW/h. Para além de ir com o AC ligado, tinha uma nortada contra, o que aliás acontece bastantes vezes. Por isso a meio da A12 vi-me obrigado a reduzir para 100km/h e cheguei a casa com 7% e um consumo de 15.4kWh/100.
A primeira viagem grande após confinamento foi na semana passada, a Monte Gordo, já depois dos feriados para escapar à confusão. Em vez de fazer tudo por AE como habitual, mudei o trajecto um pouco. Isto só foi possível estando os PCNs daquela zona a funcionar, coisa que há 2/3 semanas não acontecia. Se assim fosse teria forçosamente de carregar no PCR de Loulé para ter autonomia para lá voltar no regresso.
Mas como tive confirmação que o posto de Monte Gordo estava a bombar e então lá abalei pela A2 até Aljustrel para paragem obrigatória. Só me lembrei de fazer reset ao consumo no tabuleiro da Vasco da Gama e dali até ao PCR, com CC a 120km/h (e uns periodos a 90-100 na ponte devido a trabalhos) cheguei ao posto com 20% de SOC uma média de 14,4kWh/100km.
Carreguei só até 85% pois o Ioniq carrega à velocidade máxima até perto desse SOC (83-84%), passando depois a 22kW. Logo para optimização de tempo e custo (tarifas ao min) não carrego mais do que isso a não ser que precise. Segui viagem, saindo da AE em Castro Verde, dirigindo-me a Mértola, onde parei para almoçar o meu farnel com vista para o Guadiana. Dali segui pela N122/IC27 até Monte Gordo, onde cheugei com 24% e um consumo médio de 10.9kWh/100km. Em MG quase não usei o carro após o ter carregado. Por isso saí de lá com 95% na bateria e fiz grande parte do caminho de regresso igual, tendo optado por usar a N2 de Castro Verde até Aljustrel. Cheguei à AS com um consumo de 12kWh/100km. A pausa para carga deu para almoçar o meu farnel e tanto o condutor como o carro acabaram de comer ao mesmo tempo.
Saí de Aljustrel com 94% tive um consumo bastante grande durante todo o caminho 16.8-17kW/h. Para além de ir com o AC ligado, tinha uma nortada contra, o que aliás acontece bastantes vezes. Por isso a meio da A12 vi-me obrigado a reduzir para 100km/h e cheguei a casa com 7% e um consumo de 15.4kWh/100.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Parabens pelos relatos, carro e espectacular nisso nao haja duvidas mas com um planeamento de viagem assim (ja com postos predefinidos) nao ha crise........ Vejo no entanto que continua a haver um range demasiado baixo e "dependencia" demasiada alta para carregamentos. Os tempos estao a mudar, veremos o que traz o mercado pos-covid.....
Beco
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Uma carga rápida para chegar ao destino dentro de Portugal (excepto zona norte interior) parece-me muito aceitável. Claro que um carro com 400-500km de autonomia permitia fazer tudo sem carga, mas como de qualquer forma convém sempre parar em viagens de várias centenas de km, neste momento sinto-me pouco limitado com este VE. Quanto à carga no destino, escolhendo outro alojamento poderia evitar a dependência da rede pública. Mas muitas vezes estas fugas são feitas em orçamento reduzido e poupa-se onde se pode, incluindo alojamento. Como tinha outros planos de backup caso o posto de MG estivesse kaput, o risco foi bastante controlado.becosemsaida Escreveu: ↑quinta jun 25, 2020 3:10 pm Parabens pelos relatos, carro e espectacular nisso nao haja duvidas mas com um planeamento de viagem assim (ja com postos predefinidos) nao ha crise........ Vejo no entanto que continua a haver um range demasiado baixo e "dependencia" demasiada alta para carregamentos. Os tempos estao a mudar, veremos o que traz o mercado pos-covid.....
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
O carro em causa é um ioniq 28 que nos dias de hoje tem uma bateria relativamente "curta"... compensa-a com carga bastante rápida e excelente eficiência...becosemsaida Escreveu: ↑quinta jun 25, 2020 3:10 pm Parabens pelos relatos, carro e espectacular nisso nao haja duvidas mas com um planeamento de viagem assim (ja com postos predefinidos) nao ha crise........ Vejo no entanto que continua a haver um range demasiado baixo e "dependencia" demasiada alta para carregamentos. Os tempos estao a mudar, veremos o que traz o mercado pos-covid.....
Para esses kms todos sem carga já há (pre-covid) outras opções:
hyundai kauai 64,
kia niro
Kia e-soul 64,
Tesla M3,
e para não ir para valores mais acima...
Em 2ª mão, além dos acima e caso não se importem de importar e correr riscos por não se ter vendido por cá (peças, manutenção), tem uma outra opção antiga (2016/7 onwards), o Opel ampera-e/ Chevrolet Bolt com 60kwh a partir dos 20 e poucos K€ na Europa
"Freddy Krueger"
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EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Nem sabia que era sequer praticável conseguir encontrar um. Dado o número super limitado que veio para a Europa.Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta jun 25, 2020 6:13 pm
Em 2ª mão, além dos acima e caso não se importem de importar e correr riscos por não se ter vendido por cá (peças, manutenção), tem uma outra opção antiga (2016/7 onwards), o Opel ampera-e/ Chevrolet Bolt com 60kwh a partir dos 20 e poucos K€ na Europa
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Ver Autoscout... os últimos a serem vendidos (salvoerro na Holanda) até foram a SUPER PREÇO... ainda há uns pelo site mencionado mas já ligeiramente inflaccionados...
https://insideevs.com/news/398060/opel- ... -e-prices/
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
É um carro que podia ter sido um sucesso na Europa... mas saída da GM do velho continente capou qualquer possibilidade de sucesso...
É formato hatch 5 portas, bateria 60kwh refrigerada a liquido... Pontos mais fraco do carro eram qualidade construção (american car), conforto bancos e o carregamento rápido pois só aceita 50kw potência (por cá em PT também não é grande problema que não há carregadores rápidos mais rápidos) e faz um "throttle"/redução potência ainda com um SOC muito baixo.
Ah se forem à procura no site mencionado acima metam ampera (nao tem opção ampera-e) e ano registo a partir de 2017... já ajuda a não aparecer os Volt/ampera de 2012-2015...
É formato hatch 5 portas, bateria 60kwh refrigerada a liquido... Pontos mais fraco do carro eram qualidade construção (american car), conforto bancos e o carregamento rápido pois só aceita 50kw potência (por cá em PT também não é grande problema que não há carregadores rápidos mais rápidos) e faz um "throttle"/redução potência ainda com um SOC muito baixo.
Ah se forem à procura no site mencionado acima metam ampera (nao tem opção ampera-e) e ano registo a partir de 2017... já ajuda a não aparecer os Volt/ampera de 2012-2015...
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Boas,Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta jun 25, 2020 6:13 pm
Em 2ª mão, além dos acima e caso não se importem de importar e correr riscos por não se ter vendido por cá (peças, manutenção), tem uma outra opção antiga (2016/7 onwards), o Opel ampera-e/ Chevrolet Bolt com 60kwh a partir dos 20 e poucos K€ na Europa
Nao querendo da maneira nenhuma interferir no conhecimento dos gurus ca do forum deixa-me retificar o seguinte:
Opel Ampera: hybrido comercializado e conhecido na UE (fora a UK), Chevrolet VOLT igual ao ampera mas nos EUA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Volt https://pt.wikipedia.org/wiki/Opel_Ampera
Agora o Chevrolet BOLT e um novo modelo do grupo GM que NAO DEVE chegar ca:
https://www.chevrolet.com/electric/bolt-ev
Acho que assim esta correto, sei que isto dos nomes e uma confusao e ha varios paises com nomes diferentes para o mesmo carro. Sim, li o artigo e acho que se enganaram (varias vezes) mas e o rigor que temos hoje em dia........
Beco
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Sim, o ampera-e (aka Chevrolet Bolt), não se encontra cá, mas arranja-se na UE...
Falei acima em ampera pois no site autoscout de usados não aparece diferenciação entre o ampera (aka volt) e ampera-e (aka Bolt)... única maneira de o fazer é pelos anos de registo (Ampera até 2014/2015 e Ampera-E 2017-2020).
Carro não foi vendido em PT (tanto quanto sei), mas foi vendido (se bem que acho que a conta-gotas) na UE nomeadamente Alemanha e Holanda.
P.S.: Não sou guru nenhum... apenas interessado...estou todos os dias a aprender coisas novas...
Falei acima em ampera pois no site autoscout de usados não aparece diferenciação entre o ampera (aka volt) e ampera-e (aka Bolt)... única maneira de o fazer é pelos anos de registo (Ampera até 2014/2015 e Ampera-E 2017-2020).
Carro não foi vendido em PT (tanto quanto sei), mas foi vendido (se bem que acho que a conta-gotas) na UE nomeadamente Alemanha e Holanda.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Salvo erro, só foram vendidos 2 em PT pela Opel... um deles foi usado no anúncio da Via Verde.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Ora aqui está... afinal foi vendido por cá..."mais ou menos".
Minha única dúvida em relação a estes carros é qualquer problema que necessite peças.... ou uma intervenção mais séria...se a opel nem aos ampera/volt dá grande assistência apesar de existirem até bastantes por cá, imaginem a este...
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Esses Bolt tiveram um problema inicial com as baterias, depois da GM ter criado o Ampera/Volt tão fiável este Bolt estragou tudo, as baterias que ficavam sobrepostas davam o berro num instante, tiveram que ser todos intervencionados, isto fez com que a proliferação do carro no mundo fosse de forma muito lenta, em alguns pontos nem chegou lá.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
desconhecia isso... ganda nóiacivic Escreveu: ↑terça jun 30, 2020 10:49 am Esses Bolt tiveram um problema inicial com as baterias, depois da GM ter criado o Ampera/Volt tão fiável este Bolt estragou tudo, as baterias que ficavam sobrepostas davam o berro num instante, tiveram que ser todos intervencionados, isto fez com que a proliferação do carro no mundo fosse de forma muito lenta, em alguns pontos nem chegou lá.
A razão principal de carro não ter entrado na Europa foi o bailout do governo Americano à GM que a obrigou a fechar divisões não rentáveis... acabaram primeiro com chevrolet (grande parte dos carros eram ex-daewoo rebranded tirando o spark e o Cruze) na Europa... não foi suficiente e acabaram por vender Opel ao grupo PSA (Peugeout Citroen e DS)... Pelo que sei a partir da venda da OPEL à PSA, GM tentou vender os Ampera-E à Opel (agora PSA) mais caro alegando que como não era do grupo GM, tinham de rever preço (supostamente até hoje perdem dinheiro no carro) e tentaram sempre vender o menos possível para este lado do atlântico... com tudo isto, carro acabou por vir a conta-gotas para Europa... pelos vistos somando também problema descrito acima pelo Civic.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Podes ver aqui.
https://www.engadget.com/2017-08-26-che ... 8eKs1MW9Uv
https://mashable.com/2018/04/18/chevy-b ... urope=true
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Pelo que vejo foi algo que aconteceu com primeiras unidades do Chevy Bolt... será que também afetou as primeiras séries do Opel Ampera-E? Chegou mais tarde à Europa se bem me lembro (houve um foco inicial nos EUA para se anteciparem ao TM3)
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
O problema era de muito simples resolução, na traseira tem 2 andares de baterias em que o isolamento era muito fraco entre eles, isto fazia com que a temperatura fosse completamente diferente entre as células do pack, a solução foi isolar melhor esse segundo andar de baterias, pois as baterias que ficavam por baixo tinham uma área de arrefecimento que era o dobro das restantes.
Inicialmente falou-se de upgrade de software, mas isso apenas serviu para esconder um pouco este problema, e sim, foram apenas as unidades iniciais.
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