Erider Thunder @Madeira
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Erider Thunder @Madeira
Boas
E com alegria que dou inicio ao meu novo diário de bordo da minha nova eléctrica.
Já dei umas voltinhas com ela para matar saudades e já deu para ver que tem umas arestas a limar
De seguida uma foto junto da irmã mais pequena que em breve regressara a base para outro dono. (espero que a trate tão bem quanto eu)
Primeiro dia
E com alegria que dou inicio ao meu novo diário de bordo da minha nova eléctrica.
Já dei umas voltinhas com ela para matar saudades e já deu para ver que tem umas arestas a limar
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Primeiro dia
Última edição por MRider em domingo out 06, 2013 9:48 am, editado 3 vezes no total.
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Vou começar a falar nas arestas que tem de ser limadas :
Preciso de mais força a subir o controlador deve de estar a limitar muito, pois fiz umas subidas para o trabalho com o percurso igual que fazia com a 3000w e sobe ligeiramente mais rápido uns 10km/h a mais algo nos 35 km/h na parte mais inclinada.
Chegado ao trabalho o motor esta morno mais para o frio
Notei que o disjuntor aquece um bocadinho, vou alterar para o corta corrente pois o disjuntor limita um bocadinho na passagem de corrente. ( quando fiz essa alteração na 3000W notei diferenças ) .
Notei um barulho quando passo em lombas
Tirei uma tampa e vejo que as baterias estão soltas, e aqui começa uma coisa que não gosto ....
Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
Eu não gosto disso e vai ser alterado ( ainda tenho de telefonar para lá) .
Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma).
E alem do mais as baterias estão soltas
Mas de uma maneira geral estou a gostar é muito mais estável e robusta do que a outra
Opiniões, criticas, conselhos...
Preciso de mais força a subir o controlador deve de estar a limitar muito, pois fiz umas subidas para o trabalho com o percurso igual que fazia com a 3000w e sobe ligeiramente mais rápido uns 10km/h a mais algo nos 35 km/h na parte mais inclinada.
Chegado ao trabalho o motor esta morno mais para o frio
Notei que o disjuntor aquece um bocadinho, vou alterar para o corta corrente pois o disjuntor limita um bocadinho na passagem de corrente. ( quando fiz essa alteração na 3000W notei diferenças ) .
Notei um barulho quando passo em lombas
Tirei uma tampa e vejo que as baterias estão soltas, e aqui começa uma coisa que não gosto ....
Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
Eu não gosto disso e vai ser alterado ( ainda tenho de telefonar para lá) .
Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma).
E alem do mais as baterias estão soltas
Mas de uma maneira geral estou a gostar é muito mais estável e robusta do que a outra
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
visitante2 Escreveu: Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma).
E alem do mais as baterias estão soltas
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns pelo upgrade! Esse modelo sporty é dos melhor conseguidos, e tem uma estética muito boa.
Mal pousou e já a vais kitar. Nem lhe dás hipótese .
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Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Eu aprendi muito com a outra de 3000 w
E aprendi também muito com o forum e o pessoal que me ajuda.
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Boas,
Algumas das coisas que acabo de ver/ler deixaram-me um pouco nervoso. Eu quero dár-te os parabens e desejar-te muitas felicidades mas estou a notar algumas falhas que eu considero essenciais.
Já agora 5Kw serão por volta de 70Amp a 76v que poderá chegar aos 120Amp/130Amp em pico, e estou a achar os fios muito finos principalmente esse terminal negativo que tem vários fios agarrados.
OK, já te bati muito, peço desculpa por este comentário, mas talvez te ajude a fazer escolhas importantes logo de inicio.
P.S. Se te servir de consolo, para mim esse é de todos e de longe o modelo mais giro de motas electricas chinesas.
Algumas das coisas que acabo de ver/ler deixaram-me um pouco nervoso. Eu quero dár-te os parabens e desejar-te muitas felicidades mas estou a notar algumas falhas que eu considero essenciais.
Uma protecção é essencial em caso de curto circuito ou sobrecarga, se tiras isso, tiras uma proteção fundamental da tua moto, isto na minha opinião. Talvez substituir por um disjuntor melhor ou um fusível, mas para um simples corta-corrente, não me parece boa ideia. E atenção que é para DC e não AC como quase todos os que são vendidos.visitante2 Escreveu:vou alterar para o corta corrente pois o disjuntor limita um bocadinho na passagem de corrente
E o BMS ? Não achas-te importante ? Nessas subidas ingremes irá ser facil quando as baterias estão no final da carga baixar para valores abaixo dos recomendáveis e sem BMS, não tens nem o balanceamento nem a protecção celula a celula o controlo para tensão total não chega. Aproveito para te adiantar que equilibrar um pack e isso vai ser essencial demora bastante até ter pratica pois só sabes quais têm mais carga no final do carregamento e tens de estár lá á espera pelo final para depois em 5 minutos tudo ter acabado entretanto ficas... O quê , qual éra a que tinha mais Havias de ver as caras que eu fazia.visitante2 Escreveu:Como havia falta de células de lítio, a ecocriterio colocou baterias de lítio de 12v 40Ah.
Já agora 5Kw serão por volta de 70Amp a 76v que poderá chegar aos 120Amp/130Amp em pico, e estou a achar os fios muito finos principalmente esse terminal negativo que tem vários fios agarrados.
Se já tens lithium não vai ser muito mais leve, no entanto seria o desejavel para poderes colocar um BMS.visitante2 Escreveu:Eu quero meter as 24 células de lítio que fica muito mais leve que aquelas baterias de 12v ( pesam 9 kg cada uma)..
OK, já te bati muito, peço desculpa por este comentário, mas talvez te ajude a fazer escolhas importantes logo de inicio.
P.S. Se te servir de consolo, para mim esse é de todos e de longe o modelo mais giro de motas electricas chinesas.
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Não posso estar mais de acordo!zointz Escreveu:P.S. Se te servir de consolo, para mim esse é de todos e de longe o modelo mais giro de motas electricas chinesas.
Parabéns pela nova montada
E um conselho... desfruta da mota e não queiras fazer já tudo... leva a coisa com calma
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabens,
é bem bonita a tua nova scooter,
eu já andei a namorar uma igual ,mas ainda não fiz o casamento
Aceita o conselho do Lopes, desfruta dela e do que ela consegue fazer, pois não é um avião
Bons kms
é bem bonita a tua nova scooter,
eu já andei a namorar uma igual ,mas ainda não fiz o casamento
Aceita o conselho do Lopes, desfruta dela e do que ela consegue fazer, pois não é um avião
Bons kms
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns pela aquisição, agora é só rolar.
e-max 90s a rolar
SW Predator 60Ah - Figueira da Foz
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Antes de mais muito obrigado pelos comentários.
Agora vou tentar responder a tudo
Em primeiro lugar a mota ta como veio eu não alterei nada ainda
Os cabos entre as baterias são os originais, e quando começar a mexer nela vão ser alterados .
Quando eu disse que ia meter um corta correntes esqueci mencionar que vou obviamente colocar um fusível adequado.
Vou tirar o disjuntor já porque tive problemas com disjuntor na outra para não falar que restringe a corrente e aquece o contacto dentro.
Eu não optei por BMS para já porque era mais uma despesa.
Eu vou balenciar as células como fazia na de 3000w, e andavam sempre muito estáveis quer na carga quer da descarga e foi assim por mais de 2000 km . E muito fácil fazer o balenciamento com um carregado/balenciador.
De qualquer maneira eu nunca faço uma descarga profunda e tenho um voltímetro no CB de bordo.
Não digo que num futuro não opte por um BMS, mas esta receita que faço tem funcionado muito bem.
Na questão das baterias sim são MUITO mais pesadas.
Ora vejamos 6 baterias com 9kg cada da 54kg
E 24 células com aprox 1,6 kg cada da no total 38,4 kg aproximadamente, só aqui ja tenho um ganho de 15,6 kg que num veiculo eléctrico faz toda a diferença.
Para não falar que com células de lítio consigo monitorizar cada uma por si, e se precisar posso substituir uma célula só, o que não acontece com as baterias de lítio de 12v, e segundo o que me disseram costumavam dar problemas, não sei se já foram melhoradas.
Eu não vou fazer tudo de uma vez até porque com esta historia de andar a trocar de scooter e devolver a outra fiquei liso
Há já me esquecia eu não quero velocidade, eu quero é força para poder subir por aqui descansado
Agora vou tentar responder a tudo
Em primeiro lugar a mota ta como veio eu não alterei nada ainda
Os cabos entre as baterias são os originais, e quando começar a mexer nela vão ser alterados .
Quando eu disse que ia meter um corta correntes esqueci mencionar que vou obviamente colocar um fusível adequado.
Vou tirar o disjuntor já porque tive problemas com disjuntor na outra para não falar que restringe a corrente e aquece o contacto dentro.
Eu não optei por BMS para já porque era mais uma despesa.
Eu vou balenciar as células como fazia na de 3000w, e andavam sempre muito estáveis quer na carga quer da descarga e foi assim por mais de 2000 km . E muito fácil fazer o balenciamento com um carregado/balenciador.
De qualquer maneira eu nunca faço uma descarga profunda e tenho um voltímetro no CB de bordo.
Não digo que num futuro não opte por um BMS, mas esta receita que faço tem funcionado muito bem.
Na questão das baterias sim são MUITO mais pesadas.
Ora vejamos 6 baterias com 9kg cada da 54kg
E 24 células com aprox 1,6 kg cada da no total 38,4 kg aproximadamente, só aqui ja tenho um ganho de 15,6 kg que num veiculo eléctrico faz toda a diferença.
Para não falar que com células de lítio consigo monitorizar cada uma por si, e se precisar posso substituir uma célula só, o que não acontece com as baterias de lítio de 12v, e segundo o que me disseram costumavam dar problemas, não sei se já foram melhoradas.
Eu não vou fazer tudo de uma vez até porque com esta historia de andar a trocar de scooter e devolver a outra fiquei liso
Há já me esquecia eu não quero velocidade, eu quero é força para poder subir por aqui descansado
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns pela nova máquina!
Isso da força nas subidas depende muito do tipo de motor e controlador que tiveres. Na minha mesmo com os parâmetros de corrente no máximo não consigo grandes arranques nas subidas, embora depois de ganhar balanço ela suba quase tudo sem problemas.
Nas Predator acho que é por causa do controlador kelly limitar muito a corrente no arranque. Na tua talvez se consiga melhorar aumentando o débito de corrente a baixa velocidade.
Estes motores hub, sem desmultiplicação têm alguma dificuldade em vencer a inércia inicial. É uma das coisas que não gosto na minha!
Espero que desfrutes dela por muito tempo sem problemas!
Isso da força nas subidas depende muito do tipo de motor e controlador que tiveres. Na minha mesmo com os parâmetros de corrente no máximo não consigo grandes arranques nas subidas, embora depois de ganhar balanço ela suba quase tudo sem problemas.
Nas Predator acho que é por causa do controlador kelly limitar muito a corrente no arranque. Na tua talvez se consiga melhorar aumentando o débito de corrente a baixa velocidade.
Estes motores hub, sem desmultiplicação têm alguma dificuldade em vencer a inércia inicial. É uma das coisas que não gosto na minha!
Espero que desfrutes dela por muito tempo sem problemas!
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Muito bem, agora compreendo, força nisso, e se precisares de ajuda já sabes.
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns pela aquisição!!!!
Agora há que vai ser!! É sem dúvida uma mota muito bonita, sem falar que é mais potente que a anterior, que te vai dar muito jeito, numa ilha com muitos declives.
Quanto às coisas que pretendes melhorar!
Como adquiriste bastante experiência da anterior, já viste logo os pontos fracos desta.
Só convem teres algum cuidado nas transformações!
Não te esqueças que a Mota encontra-se na garantia, e se alguma avaria resultar destas modificações, vais ter problemas.
Quanto às baterias, não sei como foram as negociações, e porque não tem aí as baterias que querias, pois com o tempo que estiveste à espera, não há desculpa.
A respeito de não fazeres descargas profundas, nas antigas baterias!
Neste tipo de bateria (ião de lítio), devesse sim fazer descargas mais profundas, claro que não vais fazer isto todos os dias!
Mas estas baterias, neste tipo de exigência, "que é muita", talvez uma vez por mês, necessitam de uma descarga mais profunda, claro com a tensão nos valores mínimos, pois se a tensão cair muito, vamos ter problemas!
Assim as baterias ficam mais eficientes, com maior durabilidade, etc.
Quanto ao peso!
Sim, as baterias formadas com células individuais, ficam bem mais leves, já comprovei isto!
Quanto ao controlo/monitorização das mesmas, sem dúvida que com um BMS ficava melhor, mas temos de trabalhar com o que temos/podemos, e já és perito em balanceamento de baterias
Mais uma vez, meus parabéns..
Muita sorte com a montada! Aproveita o verão!
Abraço.
Agora há que vai ser!! É sem dúvida uma mota muito bonita, sem falar que é mais potente que a anterior, que te vai dar muito jeito, numa ilha com muitos declives.
Quanto às coisas que pretendes melhorar!
Como adquiriste bastante experiência da anterior, já viste logo os pontos fracos desta.
Só convem teres algum cuidado nas transformações!
Não te esqueças que a Mota encontra-se na garantia, e se alguma avaria resultar destas modificações, vais ter problemas.
Quanto às baterias, não sei como foram as negociações, e porque não tem aí as baterias que querias, pois com o tempo que estiveste à espera, não há desculpa.
A respeito de não fazeres descargas profundas, nas antigas baterias!
Neste tipo de bateria (ião de lítio), devesse sim fazer descargas mais profundas, claro que não vais fazer isto todos os dias!
Mas estas baterias, neste tipo de exigência, "que é muita", talvez uma vez por mês, necessitam de uma descarga mais profunda, claro com a tensão nos valores mínimos, pois se a tensão cair muito, vamos ter problemas!
Assim as baterias ficam mais eficientes, com maior durabilidade, etc.
Quanto ao peso!
Sim, as baterias formadas com células individuais, ficam bem mais leves, já comprovei isto!
Quanto ao controlo/monitorização das mesmas, sem dúvida que com um BMS ficava melhor, mas temos de trabalhar com o que temos/podemos, e já és perito em balanceamento de baterias
Mais uma vez, meus parabéns..
Muita sorte com a montada! Aproveita o verão!
Abraço.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabens visitante2
Demorou mas já chegou
A mota é mt gira, sim senhor
Podes dizer qual a velocidade maxima dela e respectiva autonomia média/máxima ?
Demorou mas já chegou
A mota é mt gira, sim senhor
Podes dizer qual a velocidade maxima dela e respectiva autonomia média/máxima ?
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns pela aquisição.
Espero que não tenhas problemas como a anterior
Quando puderes coloca mais algumas fotos, o pessoal agradece.
Espero que não tenhas problemas como a anterior
Quando puderes coloca mais algumas fotos, o pessoal agradece.
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- Localização: Caldas da Rainha
Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Parabéns, bonita Mota.
Quanto às baterias manda sacar isso fora, além de não servirem para veículos eléctricos nem bms têm.
Quanto às baterias manda sacar isso fora, além de não servirem para veículos eléctricos nem bms têm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Boas muito obrigado pelos comentários.
Sim já vou tratar das baterias.
E quanto a ajuda sim claro que vou presizar de ajuda e concelhos.
E se tiver a fazer algo mal digam .
Até porque sou " verde" nestas andanças.
Sim já vou tratar das baterias.
E quanto a ajuda sim claro que vou presizar de ajuda e concelhos.
E se tiver a fazer algo mal digam .
Até porque sou " verde" nestas andanças.
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Prabens
Mais um a acrescentar electrões "à bola de neve"
BondadeSua
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Grey Spark@Madeira 5.0 kw
Boas
Começo com uma foto de jeito da Scooter
A questão das baterias ainda esta para resolução . Estive meia hora a conversa com o vendedor e ele a me tentar convencer que estas baterias já são mais evoluídas que as mais antigas e que não dão problemas....
Mas eu não fiquei convencido, e em ultimo caso devolvo estas baterias de lítio de 12v e compro eu as células.
Mas adiante
Ja fiz uma pequena mod que foi colocar mínimos de led SMD e led na lâmpada de matricula. Afinei também o farol de médios que estava muito baixo.
Mas continuo com pouca luz, aceito sugestões para melhora a luminosidade dos médios. A lampada é H1 de 55w, e meter xenon pode trazer problemas.
Entretanto ontem depois do trabalho a noite e pela fresquinha ja fiz um desafio eléctrico
Sai de casa, fiz cerca de 12km até ao Funchal e parei num local que fica a aproximadamente a 50 m de altitude onde fiquei por uns 20 minutos .
Depois daí foi sempre a subir até aos 550m de altitude, tive de parar a cerca de 1 km do local final para as baterias recuperarem um pouco, porque já vinha a morrer muito. Parei cerca de 5 minutos depois arranquei ja com força até ao local final.
Que fica no Largo do Monte onde parei cerca de 20 minutos para dar descanso a mota, o motor estava quente mas não demasiado pois conseguias-se tocar bem com a mão algo nos 50 ou 55 graus de temperatura.
Depois tentei subir mais uns 100m de altitude no total 600m de altitude aproximadamente, mas como a mota vinha a morrer muito e como na estrada ja não havia luz e era bem de noite, voltei para o Funchal.
Portanto se carregar no monte consigo subir mais
Fiquei contente com o desempenho da mota, sabendo que esta original e que posso melhorar alguns aspectos.
Depois fui ter ao posto de carregamento mobi-e onde carreguei cerca de uma hora de tempo e aproximadamente 0,97 kw.
Carreguei la não por falta de bateria mas porque a energia era de borla .
Depois fui para casa onde ficou a carregar a noite e gastou cerca de 2,30kw .
Ontem fiz um total de 51 km aproximadamente e com isto ja passou os 100km feitos
Começo com uma foto de jeito da Scooter
A questão das baterias ainda esta para resolução . Estive meia hora a conversa com o vendedor e ele a me tentar convencer que estas baterias já são mais evoluídas que as mais antigas e que não dão problemas....
Mas eu não fiquei convencido, e em ultimo caso devolvo estas baterias de lítio de 12v e compro eu as células.
Mas adiante
Ja fiz uma pequena mod que foi colocar mínimos de led SMD e led na lâmpada de matricula. Afinei também o farol de médios que estava muito baixo.
Mas continuo com pouca luz, aceito sugestões para melhora a luminosidade dos médios. A lampada é H1 de 55w, e meter xenon pode trazer problemas.
Entretanto ontem depois do trabalho a noite e pela fresquinha ja fiz um desafio eléctrico
Sai de casa, fiz cerca de 12km até ao Funchal e parei num local que fica a aproximadamente a 50 m de altitude onde fiquei por uns 20 minutos .
Depois daí foi sempre a subir até aos 550m de altitude, tive de parar a cerca de 1 km do local final para as baterias recuperarem um pouco, porque já vinha a morrer muito. Parei cerca de 5 minutos depois arranquei ja com força até ao local final.
Que fica no Largo do Monte onde parei cerca de 20 minutos para dar descanso a mota, o motor estava quente mas não demasiado pois conseguias-se tocar bem com a mão algo nos 50 ou 55 graus de temperatura.
Depois tentei subir mais uns 100m de altitude no total 600m de altitude aproximadamente, mas como a mota vinha a morrer muito e como na estrada ja não havia luz e era bem de noite, voltei para o Funchal.
Portanto se carregar no monte consigo subir mais
Fiquei contente com o desempenho da mota, sabendo que esta original e que posso melhorar alguns aspectos.
Depois fui ter ao posto de carregamento mobi-e onde carreguei cerca de uma hora de tempo e aproximadamente 0,97 kw.
Carreguei la não por falta de bateria mas porque a energia era de borla .
Depois fui para casa onde ficou a carregar a noite e gastou cerca de 2,30kw .
Ontem fiz um total de 51 km aproximadamente e com isto ja passou os 100km feitos
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