estençao de mastro para seguidor deger

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: estençao de mastro para seguidor deger

Mensagem por areosa »

Marco P G Silva Escreveu:Olá a todos

Para matar a curiosidade de alguns e para consulta futura,cheguei a pedir um orçamento para um estençao de mastro de 1metro.
Essa estenção feita numa serelharia e feita com as mesmas espessuras e diametros de origem, ficava-me em 350 euros posto no cítio (sem ligações electricas).
Perante estes valores e como o seguidor ainda esta na garantia, resolvi por mais 2 modulos e ainda me sobraram uns trocados... :lol:

A ideia não ficou esquecida mas arrecadada por enquanto.
Boas,
Será que mais um metro de mastro evita que a sua micro seja atingida por sombras?
Normalmente as sombras afetam ao final do dia ou de manhã, quando o sol ainda não está muito forte, nessas condições, um metro mais acima pode significar mais 5 ou 10 minutos de sol o que não me parece muito significativo. Acredito que fez a opção certa porque os painéis produzem durante todo o dia, desde que haja sol, enquanto que mais um metro de mastro representaria um incremento marginal na produção, já para não falar no aumento do risco acidente com o seguidor em caso de intempérie. Como a solução dos painéis ainda lhe ficou mais barata, julgo que só ganhou com essa opção! 8-)

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: estençao de mastro para seguidor deger

Mensagem por visitante1 »

Também me parece que foi a opção correta!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”