Renault Zoe
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Renault Zoe
Vivas a todos. .
Primeiro que tudo, obrigado à ZEEV, que amavelmente cedeu o veículo deste teste.
Deixem-me que vos diga que, este carro tem tudo para ser um sucesso de vendas como o Leaf, excepto o preço e o aluguer de baterias. O preço até seria bom para o carro que é, se tivesse as baterias incluídas. Um Clio a Diesel com os mesmo extras que este Zoe (GPS, AC, etc.) fica ao mesmo preço e ainda gasta gasóleo sempre que anda. Ora, sabendo já que vem aí uma versão i-Zoe (baterias incluídas), estou expectante para ver o feedback do mercado e desejoso para que seja desta, que a mais procurada das gamas, tenha um "hit" VE. .
Como de costume, aconselho a visualização do episódio do Fully Charged (em Portugal! Cascais, Lisboa, Almada/Caparica) dedicado a este carro:
Link
As características estão aqui no site da marca:
http://www.renault.pt/gama/veiculos-eletricos/zoe/zoe/
O preço vai dos 21.275€ até aos 23.075€ conforme o nível de equipamento.
Há três níveis de equipamento, Life, Zen e Intens, por ordem crescente de extras e preço. As diferenças são a nível de design (jantes e estofos), comunicação (sistema de som), climatização (filtros de cheiros, etc.) e conforto (sistema de ajuda ao estacionamento com câmara e apito avisador traseiros, chave cartão com telecomando ou mãos-livres).
A versão testada foi a full-extras (Intens).
Uma das opções que estranhei por não a ver incluída, é o carregador doméstico (vulgo cabo com "sabonete"/EVSE para podermos carregar em casa). É um extra que custa 600€. Este Zoe que está nas minhas mãos não o traz, o que faz com que só se possa carregar num Mobi.E (vulgo, na conhecida tomada mennekes), ou numa wallbox com cabo "mennekes fêmea". Ora, eu felizmente tenho uma espécie de wallbox artesanal portátil com a entrada mennekes fêmea, o que me possibilitou carregar em todo o lado. .
O Zoe está homologado para 5 lugares. É pequeno para ter conforto com três pessoas adultas no banco de trás, mas qualquer outro veículo a combustão dentro da mesma gama tem o mesmo "problema".
Como é um carro relativamente pequeno, um condutor de pernas e braços mais compridos do que o habitual, faz com que o espaço atrás fique "à justa" para o "pendura" mais novo da família.
A bagageira é muito boa. Claramente maior do que a de um i-Miev ou Fluence Ze. Calculo que seja semelhante à de um Leaf.
A Renault tem um sistema como o Carwings da Nissan (onde vemos via Internet/smartphone dados importantes, como a carga disponível, por exemplo) chamado R-Link.
O software do tablet multimédia integrado é muito agradável. Gostei muito da usabilidade dele. É instintivo, simples, com menus e informação adequada e, acredito, mais que suficiente para o utilizador comum.
O Zoe vem com uma autonomia de 210 km (ciclo NEDC), 195 para o modelo que traz as jantes de 17''. A autonomia real, são os habituais 100 a 150 km. Comigo a conduzir, revelarei o resultado na próxima mensagem. .
O Zoe tem a possibilidade de carregamento em tomadas trifásicas, o que permite carregar 80% da capacidade em 1 hora (com uma wallbox compatível com os 22 kW).
Infelizmente, tal como esperava, a minha experiência com o Renault mostrou que o seu carregador AC é pouco eficiente. Na próxima mensagem explicarei como o concluí e fornecerei os dados do teste aos carregamentos.
Além disso, encontrei um outro pequeno defeito neste Zoe que testei: O cabo mennekes só tem 3 metros (o que é manifestamente curto, especialmente quando a tomada do Mobi.E fica perto da traseira do carro, algo que já nos sucedeu a todos).
O motor tem 88 cv (disponíveis quando o modo eco não está activo), que faz com que ele atinja 135 km de velocidade máxima (até 141 km no mostrador).
O motor é bastante ágil e potente o suficiente para o dia-a-dia do Zoe. Apesar de limitado na velocidade máxima (e na potência do modo eco), o modo normal dá uma resposta muito decente e rapidamente recuperamos velocidade, caso dela necessitemos. .
Ainda tenho o Zoe na minha posse por mais um dia. Se têm alguma dúvida ou curiosidade, digam até amanhã que tentarei satisfazê-las.
.
Primeiro que tudo, obrigado à ZEEV, que amavelmente cedeu o veículo deste teste.
Deixem-me que vos diga que, este carro tem tudo para ser um sucesso de vendas como o Leaf, excepto o preço e o aluguer de baterias. O preço até seria bom para o carro que é, se tivesse as baterias incluídas. Um Clio a Diesel com os mesmo extras que este Zoe (GPS, AC, etc.) fica ao mesmo preço e ainda gasta gasóleo sempre que anda. Ora, sabendo já que vem aí uma versão i-Zoe (baterias incluídas), estou expectante para ver o feedback do mercado e desejoso para que seja desta, que a mais procurada das gamas, tenha um "hit" VE. .
Como de costume, aconselho a visualização do episódio do Fully Charged (em Portugal! Cascais, Lisboa, Almada/Caparica) dedicado a este carro:
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O preço vai dos 21.275€ até aos 23.075€ conforme o nível de equipamento.
Há três níveis de equipamento, Life, Zen e Intens, por ordem crescente de extras e preço. As diferenças são a nível de design (jantes e estofos), comunicação (sistema de som), climatização (filtros de cheiros, etc.) e conforto (sistema de ajuda ao estacionamento com câmara e apito avisador traseiros, chave cartão com telecomando ou mãos-livres).
A versão testada foi a full-extras (Intens).
Uma das opções que estranhei por não a ver incluída, é o carregador doméstico (vulgo cabo com "sabonete"/EVSE para podermos carregar em casa). É um extra que custa 600€. Este Zoe que está nas minhas mãos não o traz, o que faz com que só se possa carregar num Mobi.E (vulgo, na conhecida tomada mennekes), ou numa wallbox com cabo "mennekes fêmea". Ora, eu felizmente tenho uma espécie de wallbox artesanal portátil com a entrada mennekes fêmea, o que me possibilitou carregar em todo o lado. .
O Zoe está homologado para 5 lugares. É pequeno para ter conforto com três pessoas adultas no banco de trás, mas qualquer outro veículo a combustão dentro da mesma gama tem o mesmo "problema".
Como é um carro relativamente pequeno, um condutor de pernas e braços mais compridos do que o habitual, faz com que o espaço atrás fique "à justa" para o "pendura" mais novo da família.
A bagageira é muito boa. Claramente maior do que a de um i-Miev ou Fluence Ze. Calculo que seja semelhante à de um Leaf.
A Renault tem um sistema como o Carwings da Nissan (onde vemos via Internet/smartphone dados importantes, como a carga disponível, por exemplo) chamado R-Link.
O software do tablet multimédia integrado é muito agradável. Gostei muito da usabilidade dele. É instintivo, simples, com menus e informação adequada e, acredito, mais que suficiente para o utilizador comum.
O Zoe vem com uma autonomia de 210 km (ciclo NEDC), 195 para o modelo que traz as jantes de 17''. A autonomia real, são os habituais 100 a 150 km. Comigo a conduzir, revelarei o resultado na próxima mensagem. .
O Zoe tem a possibilidade de carregamento em tomadas trifásicas, o que permite carregar 80% da capacidade em 1 hora (com uma wallbox compatível com os 22 kW).
Infelizmente, tal como esperava, a minha experiência com o Renault mostrou que o seu carregador AC é pouco eficiente. Na próxima mensagem explicarei como o concluí e fornecerei os dados do teste aos carregamentos.
Além disso, encontrei um outro pequeno defeito neste Zoe que testei: O cabo mennekes só tem 3 metros (o que é manifestamente curto, especialmente quando a tomada do Mobi.E fica perto da traseira do carro, algo que já nos sucedeu a todos).
O motor tem 88 cv (disponíveis quando o modo eco não está activo), que faz com que ele atinja 135 km de velocidade máxima (até 141 km no mostrador).
O motor é bastante ágil e potente o suficiente para o dia-a-dia do Zoe. Apesar de limitado na velocidade máxima (e na potência do modo eco), o modo normal dá uma resposta muito decente e rapidamente recuperamos velocidade, caso dela necessitemos. .
Ainda tenho o Zoe na minha posse por mais um dia. Se têm alguma dúvida ou curiosidade, digam até amanhã que tentarei satisfazê-las.
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333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Renault Zoe
Boa!
Climatização do pack?
Vê-se alguma coisa?
Indica nalgum lado a temperatura da bateria?
O manual do utilizador fala disso?
Climatização do pack?
Vê-se alguma coisa?
Indica nalgum lado a temperatura da bateria?
O manual do utilizador fala disso?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
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Re: Renault Zoe
Bom teste!
Eu também testei esse mesmo à um ano e gostei muito
Os materiais são gama média (nada de especial), mas o design está soberbo, assim como as interfaces muito simplistas.
Só desmotiva o preço com o regime de aluguer de baterias, pois facilmente se opta pela versão diesel (sem as limitações da autonomia).
Veremos como vão posicionar o novo i-Zoe no mercado, e mais ainda a versão 2015 com o novo motor mais eficiente (e com mais autonomia), e com carga de 22kW (deixando de suportar os 43kW).
Link
Na altura que testei a ZEEV oferecia uma wallbox MCCWB (MagnumCap) com tomadas mennekes para meter em casa.
Eu também testei esse mesmo à um ano e gostei muito
Os materiais são gama média (nada de especial), mas o design está soberbo, assim como as interfaces muito simplistas.
Só desmotiva o preço com o regime de aluguer de baterias, pois facilmente se opta pela versão diesel (sem as limitações da autonomia).
Veremos como vão posicionar o novo i-Zoe no mercado, e mais ainda a versão 2015 com o novo motor mais eficiente (e com mais autonomia), e com carga de 22kW (deixando de suportar os 43kW).
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Na altura que testei a ZEEV oferecia uma wallbox MCCWB (MagnumCap) com tomadas mennekes para meter em casa.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: Renault Zoe
ora aqui está um belo test-drive
ai ai curioso e muito com esse... é uma "gama" que digamos a nivel de CI's é a que posso usar que a carteira não dá para mais, e penso ser um óptimo veiculo para um familiar meu (que já pensou várias vezes num VE de 4 rodas)
Vocês páaaaa é só test-drives que oferecem ao ppl pra deixar tantos dias? também querooooo :'(
ai ai curioso e muito com esse... é uma "gama" que digamos a nivel de CI's é a que posso usar que a carteira não dá para mais, e penso ser um óptimo veiculo para um familiar meu (que já pensou várias vezes num VE de 4 rodas)
Vocês páaaaa é só test-drives que oferecem ao ppl pra deixar tantos dias? também querooooo :'(
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Renault Zoe
Muito bem.
Test drive fantástico.
Estou a espera da conclusão.
Obrigado
Test drive fantástico.
Estou a espera da conclusão.
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Renault Zoe
Como diz o t3lmo, e eu concordo, os materiais são de uma gama "média". Temos muitos plásticos à nossa volta (no tablier, na porta, entre condutor e pendura, etc.).
No mostrador mostra o estado da carga e pouco mais. Estão fotos na primeira mensagem com isso.
A temperatura da bateria não é indicada (pelo menos eu não dei por isso) e também não tenho aqui o manual do carro. Já vou procurar melhor, mas acho que deve ter ficado na ZEEV. .
Climatização do pack: As ventoinhas parecem-me estar sempre a trabalhar enquanto está em carga. Mas como acho que a carga passa pelo motor, é difícil perceber se o barulho é mesmo das ventoinhas a arrefecer o pack de baterias, ou se é simplesmente o motor a trabalhar em modo regenerativo... Daí que não creio que consiga responder a isso com este teste.Celestino Escreveu:Boa!
Climatização do pack?
Vê-se alguma coisa?
Indica nalgum lado a temperatura da bateria?
O manual do utilizador fala disso?
No mostrador mostra o estado da carga e pouco mais. Estão fotos na primeira mensagem com isso.
A temperatura da bateria não é indicada (pelo menos eu não dei por isso) e também não tenho aqui o manual do carro. Já vou procurar melhor, mas acho que deve ter ficado na ZEEV. .
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Re: Renault Zoe
O motor não trabalha em modo regenerativo, é usado apenas como transformador, ele está parado, não sei exactamente como funciona nestes modelos, mas o conceito não é só usado nos veículos. É pouco eficiente exactamente por isso, porque é um motor e não um transformador, um transformador é o equipamento mais eficiente que o ser humano desenvolveu...Volt Escreveu:Como diz o t3lmo, e eu concordo, os materiais são de uma gama "média". Temos muitos plásticos à nossa volta (no tablier, na porta, entre condutor e pendura, etc.).
Climatização do pack: As ventoinhas parecem-me estar sempre a trabalhar enquanto está em carga. Mas como acho que a carga passa pelo motor, é difícil perceber se o barulho é mesmo das ventoinhas a arrefecer o pack de baterias, ou se é simplesmente o motor a trabalhar em modo regenerativo... Daí que não creio que consiga responder a isso com este teste.Celestino Escreveu:Boa!
Climatização do pack?
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No mostrador mostra o estado da carga e pouco mais. Estão fotos na primeira mensagem com isso.
A temperatura da bateria não é indicada (pelo menos eu não dei por isso) e também não tenho aqui o manual do carro. Já vou procurar melhor, mas acho que deve ter ficado na ZEEV. .
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Re: Renault Zoe
Em boa verdade técnica é utilizado como indutor (simples bobina) e não como transformador.jmal Escreveu: O motor não trabalha em modo regenerativo, é usado apenas como transformador, ele está parado, não sei exactamente como funciona nestes modelos, mas o conceito não é só usado nos veículos. É pouco eficiente exactamente por isso, porque é um motor e não um transformador, um transformador é o equipamento mais eficiente que o ser humano desenvolveu...
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Re: Renault Zoe
Por acaso o mais eficiente que o ser humano desenvolveu foi o aquecedor eléctrico... Vai 100% da energia para calor (até as perdas em luz em última análise se convertem em calor ao atingir algum objeto)...jmal Escreveu: O motor não trabalha em modo regenerativo, é usado apenas como transformador, ele está parado, não sei exactamente como funciona nestes modelos, mas o conceito não é só usado nos veículos. É pouco eficiente exactamente por isso, porque é um motor e não um transformador, um transformador é o equipamento mais eficiente que o ser humano desenvolveu...
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Re: Renault Zoe
Eu essa questão para mim depende do carro... porque é uma falsa questão (em alguns casos). Fala-se que a Skoda é a gama "rasca" do grupo VW, que são muitos plasticos e tal... e posso dizer que conheço muitos que levam cada estafa, que são tao mas tao mal tratados, muitos pra la dos 200mil Km e 300 e não se ouve um único barulho dos plásticos!!Volt Escreveu:Como diz o t3lmo, e eu concordo, os materiais são de uma gama "média". Temos muitos plásticos à nossa volta (no tablier, na porta, entre condutor e pendura, etc.).
Essa questão para mim é sempre muitooooooooooo relativa lol mas isto sou eu que sempre tive habituado ao meu corsinha e a um clio antes.
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Re: Renault Zoe
Vivas a todos. .
Para concluir este teste, deixo-vos informações sobre o carregamento e a autonomia obtida nos 350 km que fiz com o Zoe.
A média de autonomia estimada foi de 142 km. Fiz uma média de 114 km por dia neste teste.
A autonomia máxima prevista foi de 154 km. Obtive-a ao fazer 94 km com 61% da carga (iniciei a viagem com 73% e terminei-a com 12%). Depois coloquei o carro à carga durante 7 horas e 21 minutos e desliguei quando estava a 99%.
Carreguei com o meu EVSE artesanal que, com o Leaf, costuma debitar na tomada 16 Ah (mais ou menos 3600 Wh), que correspondem aos 3100 Wh (medidos com o LeafSpy) injectados nas baterias. O resultado disto é uma eficiência de cerca de 86% (a minha média anda mais próxima dos 89%, mas isto depende muito da tensão e estabilidade da rede onde se carrega).
No caso do Zoe, o EVSE só puxou 3000 Wh. Como não tenho acesso à informação sobre quanto estaria a "entrar" nas baterias, tive de fazer algumas contas. Ora, assumamos que ao fim de 18 mil e tal quilómetros um Zoe tem cerca de 90% da capacidade das baterias disponível (cerca de 19.8 kWh). No carregamento que fiz durante as tais 7 horas e 21 minutos, carreguei 87% (cerca de 17.2 kWh), tendo retirado da tomada 21.85 kWh, o que perfaz um eficiência de cerca de 79%. Quer isto dizer que perdemos cerca de 21% da energia durante o carregamento. Para mim, este é o maior defeito do Zoe e acredito que esta é uma das razões porque a Renault vai mudar este sistema de carregamento nos novos modelos. .
No total, embora os meus consumos de condução fossem próximos dos 13.6 kWh a cada 100 km, o consumo na tomada foi de 17.27 kWh por cada 100 km (no Leaf ando perto dos 16 kWh). Para os adeptos dos CI que acham que eu estou a "cascar" no Zoe (e não estou, pois achei o carro fantástico), 17 kWh a 0.10€ cada, dá 1.70€ a cada 100 km!
Foram cerca de 350 km passados entre Lisboa, Linda-a-Velha, Montijo, Barreiro, Quinta do Conde e Sesimbra, num misto de auto-estrada com estradas nacionais.
Obrigado à ZEEV pela possibilidade deste teste ao Zoe. .
Para concluir este teste, deixo-vos informações sobre o carregamento e a autonomia obtida nos 350 km que fiz com o Zoe.
A média de autonomia estimada foi de 142 km. Fiz uma média de 114 km por dia neste teste.
A autonomia máxima prevista foi de 154 km. Obtive-a ao fazer 94 km com 61% da carga (iniciei a viagem com 73% e terminei-a com 12%). Depois coloquei o carro à carga durante 7 horas e 21 minutos e desliguei quando estava a 99%.
Carreguei com o meu EVSE artesanal que, com o Leaf, costuma debitar na tomada 16 Ah (mais ou menos 3600 Wh), que correspondem aos 3100 Wh (medidos com o LeafSpy) injectados nas baterias. O resultado disto é uma eficiência de cerca de 86% (a minha média anda mais próxima dos 89%, mas isto depende muito da tensão e estabilidade da rede onde se carrega).
No caso do Zoe, o EVSE só puxou 3000 Wh. Como não tenho acesso à informação sobre quanto estaria a "entrar" nas baterias, tive de fazer algumas contas. Ora, assumamos que ao fim de 18 mil e tal quilómetros um Zoe tem cerca de 90% da capacidade das baterias disponível (cerca de 19.8 kWh). No carregamento que fiz durante as tais 7 horas e 21 minutos, carreguei 87% (cerca de 17.2 kWh), tendo retirado da tomada 21.85 kWh, o que perfaz um eficiência de cerca de 79%. Quer isto dizer que perdemos cerca de 21% da energia durante o carregamento. Para mim, este é o maior defeito do Zoe e acredito que esta é uma das razões porque a Renault vai mudar este sistema de carregamento nos novos modelos. .
No total, embora os meus consumos de condução fossem próximos dos 13.6 kWh a cada 100 km, o consumo na tomada foi de 17.27 kWh por cada 100 km (no Leaf ando perto dos 16 kWh). Para os adeptos dos CI que acham que eu estou a "cascar" no Zoe (e não estou, pois achei o carro fantástico), 17 kWh a 0.10€ cada, dá 1.70€ a cada 100 km!
Foram cerca de 350 km passados entre Lisboa, Linda-a-Velha, Montijo, Barreiro, Quinta do Conde e Sesimbra, num misto de auto-estrada com estradas nacionais.
Obrigado à ZEEV pela possibilidade deste teste ao Zoe. .
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Re: Renault Zoe
E coisas importantes...
Plasticos que achas te?
Sistema de som?
Insonorizaçao?
Força na aceleração? Compara com o leaf?
Lol
Gostei muito parabéns pela partilha e pelo privilégio que a Zeev deu...
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Re: Renault Zoe
Não posso comparar com carros de outro segmento, embora essa seja uma situação natural, pois estou habituado ao Leaf, mas achei que os plásticos e os materiais do Zoe são menos "agradáveis" que os do Leaf. No entanto, creio que são exactamente iguais aos dos "Clio's" e dentro da qualidade espectável nesta gama. Há alguns barulhos de plásticos aos quais eu já não estava habituado, mas é a tal "mania" de estar "mal habituado". Os acabamentos não são maus, mas também não são luxuosos.serges Escreveu:E coisas importantes...
Plasticos que achas te?
Sistema de som?
Insonorizaçao?
Força na aceleração? Compara com o leaf?
Lol
Gostei muito parabéns pela partilha e pelo privilégio que a Zeev deu...
O sistema de som, para mim, é óptimo. Mas eu não sou um "purista". Comigo o carro passa a maior parte do tempo a dar fado e se o pessoal que canta é afinado e as colunas estiverem boas, 5 estrelas. .
Insonorização muito boa. Os sons de fora não incomodavam.
Aceleração boa, mas não posso comparar com a do Leaf. O Leaf é um familiar que tem prestações já bem desportivas. O Zoe é um utilitário pequeno com prestações muito boas para a sua gama. Apenas peca pela limitação na velocidade máxima (135 km reais) e, talvez, no estrangulamento do modo eco. Limita bastante a potência, especialmente nas subidas, o que não é necessariamente mau. O modo eco é óptimo para poupar. Acredito que facilmente se fazem os 200 km de autonomia (sem andar em autoestrada) a um ritmo de passeio.
O que posso comparar com o Leaf é em todas aquelas características óptimas que vêm em ambos os carro e às quais por vezes nem se dá merecida relevância. Falo do controlo de estabilidade, do ABS, airbags, filtro de cheiros para o habitáculo, do sistema de aquecimento, do Ar Condicionado, do sistema isofix (para as cadeiras de bebé), a câmara traseira, o GPS integrado e todo o manancial de opções do software do tablet multimédia, o sistema mãos-livres para o telemóvel com comando de voz e lista de contactos partilhada, etc.
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Re: Renault Zoe
Existe alguma informação técnica sobre ???RJSC Escreveu:Em boa verdade técnica é utilizado como indutor (simples bobina) e não como transformador.jmal Escreveu: O motor não trabalha em modo regenerativo, é usado apenas como transformador, ele está parado, não sei exactamente como funciona nestes modelos, mas o conceito não é só usado nos veículos. É pouco eficiente exactamente por isso, porque é um motor e não um transformador, um transformador é o equipamento mais eficiente que o ser humano desenvolveu...
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Re: Renault Zoe
Já postei o esquema da patente numa discussão sobre isso há uns tempos. Quando não estiver no telemóvel vou fazer a pesquisa para os encontrar.
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Re: Renault Zoe
Mais um óptimo test-drive de um veículo mais adequado para a bolsa da maioria dos Portugueses...
Claro que para um carro deste preço não podemos exigir materiais de top com o dobro do preço.
Mas pelo que li aqui no teste, cumpre bem as suas funções, um citadino de fácil manobra, que dá muito jeito para quem circula nestas vias.
Muito sinceramente se a autonomia deste veículo desse para satisfazer as minhas exigências diárias, daria preferência de compra, comparativamente a um CI da mesma classe, portanto acho que foi uma boa aposta por parte deste fabricante.
Claro que para um carro deste preço não podemos exigir materiais de top com o dobro do preço.
Mas pelo que li aqui no teste, cumpre bem as suas funções, um citadino de fácil manobra, que dá muito jeito para quem circula nestas vias.
Muito sinceramente se a autonomia deste veículo desse para satisfazer as minhas exigências diárias, daria preferência de compra, comparativamente a um CI da mesma classe, portanto acho que foi uma boa aposta por parte deste fabricante.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Renault Zoe
Isto sim, é um test drive...
mas se possível escolham outro carro para comprar!!
mas se possível escolham outro carro para comprar!!
VE Nissan Leaf MKII
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Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
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Re: Renault Zoe
Não pode ser outro condutor??visitante1 Escreveu: mas se possível escolham outro carro para comprar!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Renault Zoe
Talvez com o motor e inversor novo tenham limado as arestas.visitante1 Escreveu:Isto sim, é um test drive...
mas se possível escolham outro carro para comprar!!
Quando deitares a mão num com o novo grupo propulsor avisa.
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Re: Renault Zoe
Os test-drive's do Nova Energia até já ultrapassaram portas
Como podem comprovar aqui com este registo
Como podem comprovar aqui com este registo
- Anexos
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- Screenshots_2014-12-20-22-18-56.png (1.26 MiB) Visto 18930 vezes
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/