na saga por encontrar um combustível barato para a fazenda, deparei-me com essa matéria e gostaria de compartilhar a opinião de quem pudesse ajudar, inclusive o hynek, [***************], serges e demais que militam diariamente na seção ovd, mas sabem dos detalhes referente às bombas injetoras.
sds21/12/2007 - primeiro ônibus a etanol das américas será testado no corredor metropolitano abd
o corredor metropolitano abd, referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade, recebe para testes a partir de hoje (20.12) o primeiro ônibus movido a etanol das américas. durante o período de um ano, ele circulará por todas as linhas do corredor da empresa metropolitana de transportes urbanos (emtu/sp) que liga o bairro de são mateus, no extremo leste de são paulo, ao jabaquara, na zona sul, passando pelos municípios de mauá, santo andré, são bernardo e diadema. o percurso total é de 33km em via exclusiva para ônibus. os testes fazem parte do projeto best (bioethanol for sustainable transport ou bioetanol para o transporte sustentável), que conta com o apoio da união européia e é coordenado, no país, pelo centro nacional de referência em biomassa (cenbio) e instituto de eletrotécnica e energia (iee), da universidade de são paulo (usp).
como serão os testes
o ônibus a etanol circulará inicialmente pela linha 284 (são mateus – santo andré oeste) por ser uma linha com grande volume de passageiros e possuir relevo acidentado. a linha tem 8,05 km de extensão e a capacidade de carga do ônibus é de 63 passageiros, sendo 31 sentados. a demanda média por veículo operando nesta linha é de 1.900 passageiros por dia em 28 viagens.
ao final de cada viagem serão avaliados o consumo de combustível, desempenho e falhas ocorridas, tendo como parâmetro comparativo um veículo a diesel equivalente que percorrerá a mesma rota no mesmo horário.
os motoristas da concessionária metra, que opera as linhas do corredor abd, receberam treinamento especial para dirigir o ônibus a etanol. por apresentarem características mecânicas diferentes, os veículos exigem outro tipo de sensibilidade no manuseio da direção e pedais.
no futuro, o ônibus a etanol poderá ser testado em linhas em situações com outras variáveis como trânsito, fora do corredor segregado, por exemplo.
a adaptação do motor diesel para o etanol não requer mudanças significativas. entre as alterações estão o aumento na taxa de compressão 28:1 (nos motores diesel convencionais é de 18:1), alterações na bomba injetora e uso de injetores com maior capacidade volumétrica.
materia na íntegra em: http://www.revistaengenharia.com.br/not ... ticia=2067
luciano