Fiat 126 electrico
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Fiat 126 electrico
boas,
tenho andado desaparecido mas por boas causas, este fim de semana foi o raly de almada onde participei com o 126,
não disse nada porque as 24h do dia anterior o carro ainda estava desmontado...
alterações:
montei uma ficha de 220v permanente que me deixa carregar o carro nos sitios mais impensaveis... claro com ajuda de gasolina . (gerador).
como não consegui testar mais que 1 vez, os problemas surgiram, consegui chegar a almada, depois saimos para o cristo rei onde paramos e como não tinha ficha para carregar lá liguei o gerador e fomos ver as vistas, quando cheguei o gerador estava parado... a bomba de gasolina entregou a alma.
não parei, fomos até á trafaria onde foi o almoço e onde gentilmente me emprestaram uma ficha para carregar.
depois saimos para a costa caparica onde tivemos os carros em exposição junto a praia, aproveitei mais uma vez para pedir uma ficha num bar junto a praia, 5* lá me deram mais um bocado de palha para o animal.
depois saimos para o hotel junto dos capuchos onde tivemos a nossa gincana.
depois disto fomos para o hotel onde desta vez me deixaram alimentar os cavalos no parque junto dos amigos carros de golfe.
no meio disto tudo andei sempre devagar já que o meu backup tinha falhado e só ia parar se as baterias estivessem numa zona de carga critica.
para espanto de muitos a gincana correu muito bem e o 126 electrico foi o mais rapido de todas as classes deixando o 2º a uns 3 segundos
conclusão, andei devagar sim, a autonomia será sempre um problema, mas se tiver carga consegue ser bem rapido.
se tivermos fichas onde paramos, conseguimos fazer um dia a dia normal e ainda mostrar que os electroes podem ser mais rapidos do que a imaginação de muitos.
http://www.youtube.com/watch?v=zrwzpmyxocg
tenho andado desaparecido mas por boas causas, este fim de semana foi o raly de almada onde participei com o 126,
não disse nada porque as 24h do dia anterior o carro ainda estava desmontado...
alterações:
montei uma ficha de 220v permanente que me deixa carregar o carro nos sitios mais impensaveis... claro com ajuda de gasolina . (gerador).
como não consegui testar mais que 1 vez, os problemas surgiram, consegui chegar a almada, depois saimos para o cristo rei onde paramos e como não tinha ficha para carregar lá liguei o gerador e fomos ver as vistas, quando cheguei o gerador estava parado... a bomba de gasolina entregou a alma.
não parei, fomos até á trafaria onde foi o almoço e onde gentilmente me emprestaram uma ficha para carregar.
depois saimos para a costa caparica onde tivemos os carros em exposição junto a praia, aproveitei mais uma vez para pedir uma ficha num bar junto a praia, 5* lá me deram mais um bocado de palha para o animal.
depois saimos para o hotel junto dos capuchos onde tivemos a nossa gincana.
depois disto fomos para o hotel onde desta vez me deixaram alimentar os cavalos no parque junto dos amigos carros de golfe.
no meio disto tudo andei sempre devagar já que o meu backup tinha falhado e só ia parar se as baterias estivessem numa zona de carga critica.
para espanto de muitos a gincana correu muito bem e o 126 electrico foi o mais rapido de todas as classes deixando o 2º a uns 3 segundos
conclusão, andei devagar sim, a autonomia será sempre um problema, mas se tiver carga consegue ser bem rapido.
se tivermos fichas onde paramos, conseguimos fazer um dia a dia normal e ainda mostrar que os electroes podem ser mais rapidos do que a imaginação de muitos.
http://www.youtube.com/watch?v=zrwzpmyxocg
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Re: Fiat 126 electrico
foi pena não teres dito nada, porque este fim-de-semana estive na costa e se soubesse teria lá dado um pulo para ver essa bela máquina que ainda não tive a oportunidade de a ver ao vivo
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Re: Fiat 126 electrico
é verdade mas na noite anterior nem sabia se conseguia ter o carro a andar á meia noite ainda andava a ver se inventava uma bomba de gasolina e só depois de conseguir por a maquina a andar é que realmente decidi estar em almada as 9h...foi muito arriscado e mesmo assim não correu tudo como queria.uisfiuipe Escreveu:foi pena não teres dito nada, porque este fim-de-semana estive na costa e se soubesse teria lá dado um pulo para ver essa bela máquina que ainda não tive a oportunidade de a ver ao vivo
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Re: Fiat 126 electrico
o toze voltou! viva mestre! em que estado está o teu segundo carro electrico? esta na hora de envenenares o teu 126 com um pouco mais de potençia e um pouco mais de litio se é competição aquilo que buscas...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Fiat 126 electrico
bluesky Escreveu:o toze voltou! viva mestre! em que estado está o teu segundo carro electrico? esta na hora de envenenares o teu 126 com um pouco mais de potençia e um pouco mais de litio se é competição aquilo que buscas...
boas, litio seria muito bom mas já viste que com chumbo é mais rapido que qualquer um dos que lá estava...o real problema é não termos onde carregar sempre que paramos.
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Re: Fiat 126 electrico
wow parabens está um carrinho espetacular
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Re: Fiat 126 electrico
este assunto já foi debatido, mas um gerador deste tipo colocado ao cantinho do capot, resolve o problema. é só necessário encaminhar os gases de escape, dessoldar a armação para colocação à frente.
no caso das de litio, que estão a ser equipados os novos carros protótipos, quando carregam à noite estão limitadas à potencia da rede, com disjuntor de 16a, o que dá um carregamento de cerca de 3000w/h (não creio que carreguem no máximo de 3840va). fazendo as contas por alto, os carros quando estão ligados às tomadas habituais, conseguem carregar o suficiente para fazerem 30km por cada hora de carregamento.
este gerador de 3000w (34kg), permite, em caso de necessidade, fazer o mesmo que essa tomada doméstica.
e tem um consumo de 1.1l/hora.
ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
no caso das de litio, que estão a ser equipados os novos carros protótipos, quando carregam à noite estão limitadas à potencia da rede, com disjuntor de 16a, o que dá um carregamento de cerca de 3000w/h (não creio que carreguem no máximo de 3840va). fazendo as contas por alto, os carros quando estão ligados às tomadas habituais, conseguem carregar o suficiente para fazerem 30km por cada hora de carregamento.
este gerador de 3000w (34kg), permite, em caso de necessidade, fazer o mesmo que essa tomada doméstica.
e tem um consumo de 1.1l/hora.
ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
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Re: Fiat 126 electrico
boas rocker_pt,
quando dizes:
ou seja dá um consumo de 0,036 litros por km (3,66 l/100km) , certo?
ou então, estás a fazer o custo de 1,00€por litro de combustível.....
quando dizes:
queres dizer:ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
ou seja dá um consumo de 0,036 litros por km (3,66 l/100km) , certo?
ou então, estás a fazer o custo de 1,00€por litro de combustível.....
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Re: Fiat 126 electrico
sim. o preço do litro da gasolina é incerto, mas consome 1.1l/hora.
dá para ver que podemos ter esse tal extensor de autonomia para os carros eléctricos e por um custo por kilómetro bastante baixo. uma peça destas complementa o carro do tózé.
e pode ser que as grandes marcas de fabricantes de carros façam espiação industrial aqui neste fórum.
dá para ver que podemos ter esse tal extensor de autonomia para os carros eléctricos e por um custo por kilómetro bastante baixo. uma peça destas complementa o carro do tózé.
e pode ser que as grandes marcas de fabricantes de carros façam espiação industrial aqui neste fórum.
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Re: Fiat 126 electrico
também andei a ver desses geradores, mas de +/-400w para a mota. o ideal seria ele carregar em andamento, mas não sei o que seria necessário para tal pois quando se carrega a mota ela tem que estar desligada...
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Re: Fiat 126 electrico
mix Escreveu:também andei a ver desses geradores, mas de +/-400w para a mota. o ideal seria ele carregar em andamento, mas não sei o que seria necessário para tal pois quando se carrega a mota ela tem que estar desligada...
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porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
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Re: Fiat 126 electrico
nem mais, foi tirar a armação, o deposito e fazer um escape novo.
o deposito usei o de origem do carro que leva 20 litros e fiquei com o manometro de origem.
quer isto dizer que pode estar a trabalhar umas 20horas ou quase sem parar.
o principal é termos sempre uma alternativa onde quer que seja.
o deposito usei o de origem do carro que leva 20 litros e fiquei com o manometro de origem.
quer isto dizer que pode estar a trabalhar umas 20horas ou quase sem parar.
o principal é termos sempre uma alternativa onde quer que seja.
rocker_pt Escreveu:este assunto já foi debatido, mas um gerador deste tipo colocado ao cantinho do capot, resolve o problema. é só necessário encaminhar os gases de escape, dessoldar a armação para colocação à frente.
no caso das de litio, que estão a ser equipados os novos carros protótipos, quando carregam à noite estão limitadas à potencia da rede, com disjuntor de 16a, o que dá um carregamento de cerca de 3000w/h (não creio que carreguem no máximo de 3840va). fazendo as contas por alto, os carros quando estão ligados às tomadas habituais, conseguem carregar o suficiente para fazerem 30km por cada hora de carregamento.
este gerador de 3000w (34kg), permite, em caso de necessidade, fazer o mesmo que essa tomada doméstica.
e tem um consumo de 1.1l/hora.
ou seja dá um consumo de 0,036 cêntimos por km.
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Re: Fiat 126 electrico
então posso ter a scooter ligada e a carregar ao mesmo tempo? não faço ideia de como funciona, mas tenho ideia que no livro de instruções até diz para desligar o disjuntor antes de a por à carga...jmal Escreveu: porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
não existe nada que possa proteger o carregador? algo como um fusível?
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Re: Fiat 126 electrico
o próprio carregador tem um fusível para os 220v, mas desligar o disjuntor também não é boa politica, estás a dar cabo dele. o único senão é o que disse anteriormente.mix Escreveu:então posso ter a scooter ligada e a carregar ao mesmo tempo? não faço ideia de como funciona, mas tenho ideia que no livro de instruções até diz para desligar o disjuntor antes de a por à carga...jmal Escreveu: porque tem de estar desligada, apenas antevejo um problema, é o motor meter picos de corrente dentro do carregador e queima-lo, mas nada como testar, se for preciso estamos cá para repara-lo.
não existe nada que possa proteger o carregador? algo como um fusível?
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Re: Fiat 126 electrico
o jmal tem razão, ao colocar o motor a trabalhar com o carregador ligado, a corrente sairá mais de onde tiver menos resistência. temos 2 fontes de energia em paralelo a alimentar o motor (baterias e carregador), como tal, pode exceder a corrente limite do carregador - este carrega muito lentamente, pode queimar. cuidado!!!
1º ver qual é a corrente do carregador, na alta ou na baixa, eu preferiria proteger na baixa por ter mais rigor na amperagem, e protege-lo.
não sei até que pondo adiantaria colocar esse tal gerador na scooter. se a finalidade foi apenas carregar em andamento quando se está sem carga nas baterias, desistam pois não vale a pena. as scooters com baterias de chumbo carregam 5 a 10km (valor provável 7km) por cada hora de carregamento (isto no início do carregamento, pois a parte final do carregamento é mais suave) - carregar e andar não dá!!!!
esse tal gerador só terá interesse se for para colocar a carregar enquanto estiver parada. e agora imaginem, andar silenciosamente e sem poluição pelas ruas, mas quando se chega ao estacionamento, colocá-la sozinha a fazer barulho com o gerador a trabalhar....estranho não?
agora se a scooter tiver baterias de lítio, como tem uma carga mais rápida, já será de se equacionar, mas mesmo assim, tirem a ideia de que não dá para carregar as baterias e andar em andamento.
a única hipótese de usar esse tal gerador nas scooters é fazendo alteração nas ligações, ou seja, quando se pretender usar o gerador devemos: desligar as baterias (esquecer que estas existem), ligar a tomada do gerador directamente ao motor (verificar se a tensão de alimentação do motor é igual à do gerador, se não for, tem de ser usado um conversor de tenção com a potência adequada)
estas baterias fazem usualmente carga lenta e descarga rápida.
já agora dou-vos a informação que se usarem as scooters várias vezes ao dia, com cargas intermédias ao longo do dia, contem com um ganho de 5km (valor já com alguma garantia, pois é superior) por cada hora que esteja ligada. aos poucos vamos conhecendo bem o que usamos no nosso dia-a-dia.
já estamos um pouco em
1º ver qual é a corrente do carregador, na alta ou na baixa, eu preferiria proteger na baixa por ter mais rigor na amperagem, e protege-lo.
não sei até que pondo adiantaria colocar esse tal gerador na scooter. se a finalidade foi apenas carregar em andamento quando se está sem carga nas baterias, desistam pois não vale a pena. as scooters com baterias de chumbo carregam 5 a 10km (valor provável 7km) por cada hora de carregamento (isto no início do carregamento, pois a parte final do carregamento é mais suave) - carregar e andar não dá!!!!
esse tal gerador só terá interesse se for para colocar a carregar enquanto estiver parada. e agora imaginem, andar silenciosamente e sem poluição pelas ruas, mas quando se chega ao estacionamento, colocá-la sozinha a fazer barulho com o gerador a trabalhar....estranho não?
agora se a scooter tiver baterias de lítio, como tem uma carga mais rápida, já será de se equacionar, mas mesmo assim, tirem a ideia de que não dá para carregar as baterias e andar em andamento.
a única hipótese de usar esse tal gerador nas scooters é fazendo alteração nas ligações, ou seja, quando se pretender usar o gerador devemos: desligar as baterias (esquecer que estas existem), ligar a tomada do gerador directamente ao motor (verificar se a tensão de alimentação do motor é igual à do gerador, se não for, tem de ser usado um conversor de tenção com a potência adequada)
estas baterias fazem usualmente carga lenta e descarga rápida.
já agora dou-vos a informação que se usarem as scooters várias vezes ao dia, com cargas intermédias ao longo do dia, contem com um ganho de 5km (valor já com alguma garantia, pois é superior) por cada hora que esteja ligada. aos poucos vamos conhecendo bem o que usamos no nosso dia-a-dia.
já estamos um pouco em
Última edição por rocker_pt em quarta jun 24, 2009 9:08 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Fiat 126 electrico
o problema que eu meti não é esse rocker_pt, o que falas não é problema nenhum, se a energia vai do carregador para o motor, melhor, essa mesma não sai da bateria, e o carregador tem controle de corrente, logo só sai aquela corrente certa.
o que referi são os picos criados pelo motor em esforço, ou seja, o motor a girar cria picos de corrente inversos nas fases que não estão em carga (o motor tem 3 fases, só existe 1 ligada de cada vez, sequencialmente) estes picos são rectificados pelos diodos dos mosfet's do controlador e são amortecidos pelos condensadores, mesmo assim a bateria faz o resto do amortecimento(desculpem a linguagem mas há por ai muito pessoal que sabe disto melhor do que eu), neste caso também podem ir para o carregador, claro que ele tem protecções para isto, mas até que ponto está preparado, não sabemos.
o que referi são os picos criados pelo motor em esforço, ou seja, o motor a girar cria picos de corrente inversos nas fases que não estão em carga (o motor tem 3 fases, só existe 1 ligada de cada vez, sequencialmente) estes picos são rectificados pelos diodos dos mosfet's do controlador e são amortecidos pelos condensadores, mesmo assim a bateria faz o resto do amortecimento(desculpem a linguagem mas há por ai muito pessoal que sabe disto melhor do que eu), neste caso também podem ir para o carregador, claro que ele tem protecções para isto, mas até que ponto está preparado, não sabemos.
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Re: Fiat 126 electrico
tens razão rocker_pt, não vale a pena estar com tanto trabalho e a correr risco para ter no máximo mais 10km de autonomia...
fiquemos por aqui com o
[[]]
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Re: Fiat 126 electrico
mix Escreveu:tens razão rocker_pt, não vale a pena estar com tanto trabalho e a correr risco para ter no máximo mais 10km de autonomia...
fiquemos por aqui com o
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a ideia que tenho é um pouco diferente, mas infelizmente tem um custo elevado devido ao lobby do hidrogénio, no meu caso instalava uma célula de combustivel de 200-400 watts, com um pequena botija, coisa que deve pesar entre 4-6 kg, e me dava uma autonomia estimada de +- 300 kms. a intenção desta é estar sempre a carregar, silenciosamente. mas o problema principal é o custo deste equipamento e também do gerador de hidrogénio, para já são coisas incomportáveis.
no meu caso 250 watts dá-me uma autonomia de cerca de 8 kms por hora de carga, hora assumindo que trabalho 4 horas de cada vez, ou mesmo que vá para a praia e até outros locais, cada 4 horas são 32 kms de autonomia, se partirmos para o dobro 500 watts, as 4 horas são quase suficientes para uma carga completa.
mas deixamo-nos de sonhas porque as empresas que as produzem estão a receber dinheiro para não fazerem nada.
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Re: Fiat 126 electrico
ok, então voltemos ao fiat 127 eléctrico.
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Re: Fiat 126 electrico
vivam ...
fiat 126..
abraços
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não estiques o carro..rocker_pt Escreveu:ok, então voltemos ao fiat 127 eléctrico.
fiat 126..
abraços
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