Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Voltando então ao trabalho :D
Foram aplicados os relés dos travões e do descanso lateral que enviam ou cortam o sinal para o controlador.
Anexos
IMG_9679.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Foram ambos ligados ao circuito de travagem pelo que, sempre que o sistema regenerativo entra em funcionamento a luz de travagem está acesa. O interruptor que servia para o “start” do motor vai também ser usado para esse efeito, acendendo de igual modo a luz de travagem.
Anexos
IMG_9676.JPG


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por O_volt »

E eu a pensar que já ias à Figueira nela dia 1 de out!!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Como já referi anteriormente, já recebi as baterias e o motor. Prometi que não me ia queixar mais e não o vou fazer mas vou apresentar alguns números para tentar evitar que outros caiam no mesmo.

Como também já foi referido encomendei 110 baterias que me ficaram na origem a 20 dólares cada. Penso que é um bom preço atendendo às pesquisas que fiz na altura (penso que mesmo à data de hoje ainda é).
A juntar a isso paguei 300 dólares de transporte que, segundo o acordado, seria até Lisboa. Mais tarde, como também já foi referido pediram-me 411 euros para as retirarem do barco em Barcelona e para serem passadas à Euroatla que ficaria encarregada da sua entrega.

Fui informado, ainda antes de chegaram a Barcelona, de que seria a Euroatla a tratar disso, pelo que, para não atrasar o processo, contactei logo com eles informando-os sobre o que se iria passar, disponibilizando-me para lhes fornecer antecipadamente tudo o que pudessem necessitar para proceder ao desalfandegamento.

Entretanto, já depois de pagar o que era devido em Barcelona e de várias trocas de mails com a CGML , um deles foi dirigido não só para mim como também para a Euroatla e continha qualquer coisa do género :”Jacinto por favor, asiste al Sr. Jose Castro en todo lo que necessite”.
Mesmo em Espanhol, pareceu-me um tratamento bastante familiar o que me leva a crer que já não sou o primeiro a passar por isto.

Nos vários mails que foi necessário trocar com a pessoa da Euroatla acima referida, quando lhe falei que já tinha pago 411 euros à CGML em Espanha, mostrou-se muito surpreendido. Estranho, quando todo o processo vinha anexado no mail que lhe foi enviado a recomendar-me.

Mais de duas semanas depois de o material ter sido entregue à Euroatla e de todos os documentos necessários para o desalfandegamento estarem na sua posse, estranhando a demora enviei novo mail a perguntar se estava tudo a correr bem. A resposta foi: “a mercadoria já chegou e o meu colega está a tratar do despacho”.
Pois, mas a mercadoria já chegou há cerca de 15 dias…

Só para ser mais preciso, a mercadoria chegou a Barcelona no dia 16 de Julho, foi entregue pela CGML à Euroatla cerca de uma semana depois e apenas pude ir levantá-la a Lisboa no dia 18 de Agosto. Tive ainda que pagar à Euroatla mais 723 euros entre os quais se incluíam 110 de armazenagem. Direitos e imposições foram 450, o resto está-se mesmo a ver para onde foi.
Questionados sobre o porquê de ter que pagar armazenagem foi-me dito que era o mínimo que se pagava. Não fiquei muito convencido. Fiquei foi a pensar que também deveria haver vontade para deixar atrasar o processo na alfândega, de modo a dar mais uns troquinhos a mais alguém. De referir ainda que apenas paguei isto porque, segundo eles, era preferível eu ir busca-las a Lisboa, caso contrário a fatura iria subir ainda mais.
Feitas as contas, o valor inicial das baterias quase que duplicou.

Até podia pensar que isto é normal se não tivesse um caso para comparação: já depois de as baterias estarem na alfândega, fui informado que o motor já estava pronto (demorou cerca de um mês a fazer porque foi feito por encomenda) e que iria ser enviado. Neste caso tinha optado pela DHL e vinha de avião.
Passados 3 ou 4 dias recebi um mail da DHL às 7 da manhã a informar que tinha uma encomenda na alfândega em Lisboa e necessitavam de documentos para proceder ao desalfandegamento. Enviei tudo imediatamente e foi tudo ainda desalfandegado nesse dia (juntamente com o motor vinha uma jante que também tinha pedido, o controlador, o travão completo…). No dia seguinte foi-me entregue tudo em casa. E, enquanto tudo isto se passava, as baterias continuavam e continuariam na alfândega…

De referir que só o motor e a jante pesam exatamente 30kg. O transporte de avião ficou em 512 dólares e o desalfandegamento com todos os impostos e honorários da DHL incluídos, em trezentos e tal euros.

Já vi por aqui comentários menos abonatórios sobre a DHL, mas eu, neste caso, não me senti roubado. Já, no que toca às baterias, não posso dizer o mesmo.

E pronto, fica o aviso para os mais incautos 8-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

O_volt Escreveu:E eu a pensar que já ias à Figueira nela dia 1 de out!!!!
Nunca se sabe... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Estava previsto receber um controlador de 270A mas, pelo que me foi dito estava em fim de produção e assim tive que me contentar com o de 250. O problema é que os tamanhos são diferentes e a estrutura já estava preparada para o de 270, o que obrigou a algum trabalho de “corte e costura”.
Anexos
IMG_9687.JPG
IMG_9686.JPG

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por serges »

Muito bem um trabalho a seguir de perto todos a estudarem e a tirarem notas...

Muito bem Uggabugga!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

serges Escreveu:Muito bem um trabalho a seguir de perto todos a estudarem e a tirarem notas...

Muito bem Uggabugga!

Obrigado :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Este braço que vai segurar a roda traseira que estava previsto ser em ferro (até já estava feito) passou a ser em aço. Não sei se ganhei alguma coisa com a troca a não ser no peso: o ferro era de 10mm de espessura, agora é cantoneira em aço de 4mm. Mas este aço parece-me muito fraquito… :?
Anexos
IMG_9688.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

O motor e a respectiva jante.
O pneu é chinês (tal como o resto :D ) e foi oferta. Não o pedi nem o paguei.
Não tem o perfil do de origem e vai ser trocado. Vai servir para os primeiros testes.
Uma vez que o perímetro é menor, quero ver se isso influencia muito na velocidade máxima. Em princípio, com este terá mais força e menos velocidade…
Anexos
IMG_9690.JPG
IMG_9689.JPG


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por O_volt »

Então e essa caixa que serve de apoio à mota tb veio à borla? Não percebo grande coisa de mandarim, mas parece que quer dizer "Central de Cervejas".
Pena é estar vazia!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por Barrocas »

Estamos todos atentos :geek:

a caixa esta vazia, que ja foi atestado o deposito do condutor/construtor :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

O_volt Escreveu:Então e essa caixa que serve de apoio à mota tb veio à borla? Não percebo grande coisa de mandarim, mas parece que quer dizer "Central de Cervejas".
Pena é estar vazia!
Já a virei ao contrário a ver se disfarçava mas não te escapa nada. :)
Se fosse de água ou de sumo nem direita a reconhecias. :D


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1472
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por civic »

Está a andar o projecto, já agora podias colocar as especificações do material, motor, controlador, baterias,...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por e_bike »

O homem está de volta ao trabalho! :)

Essa solução de motor com jante está muito porreira, facilita imenso a troca de pneus.

Felizmente já te safaste dos problemas com a alfandega, mas a brincadeira está a sair cara, já deves ter gasto o equivalente a meia Vectrix. O meu maior medo em meter-me num projecto destes, é o orçamento inicial ser muito ultrapassado com estes imprevistos alfandegários. Temos a vida dificultada por estarmos na Europa, se fosse na America era muito mais fácil.

Acho que a partir de agora o projecto avança depressa, se precisares de alguma coisa apita! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

e_bike Escreveu: ...se precisares de alguma coisa apita! ;)
Obrigado, Gonçalo :)
Para já vou-me desenrascando, mas se precisar não me esqueço :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

civic Escreveu:Está a andar o projecto, já agora podias colocar as especificações do material, motor, controlador, baterias,...
O motor é o modelo KG242 ("KG" de Keguang Technology). Normalmente são construídos a pedido, de acordo com as especificações que se pretende tendo em consideração vários fatores, entre eles o peso da mota.
Dentro do mesmo molde as caraterísticas podem variar. Este tem 10kW e foi pedido para atingir no mínimo os 120km/h. Se lá chega ou não, espero saber em breve :)

O controlador é da Kelly Controls e é o modelo de 120v 250a (aceita tensão entre 18 e 136 volts).

Quanto às baterias, como já referi algumas vezes, são 108 unidades da Headway com 3,2 volts nominais e 16 amperes cada.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

A roda traseira em princípio já está alinhada.
Como este alinhamento foi feito “a olho”, só nos testes é que poderei verificar como é que ficou. Olhando para ela parece direita. :?

“A olho” não significa que não tenha havido bastante cuidado ou empenho no trabalho, mas como estes quadros japoneses já são construídos e alinhados num “robot”, um trabalho caseiro nunca pode ficar com a mesma precisão.
Anexos
IMG_9692.JPG
IMG_9693.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

Como é praticamente impossível, com os meios disponíveis, alinhar a roda de trás pela da frente, parti do princípio que a da frente estivesse direita e tentei fazer o alinhamento da de trás pelo quadro, tanto lateralmente (o que foi dificultado pelo facto já referido de os lados da mota não serem simétricos, como se pode ver na foto)...
Anexos
IMG_9695.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

...como no sentido longitudinal e vertical.
Anexos
IMG_9697.JPG
IMG_9694.JPG

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”