EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

O e-bike poderá ter alguma razão...

Poderias dizer a que tensões que o teu carregador desliga? Deve andar perto dos 60V, que eu pessoalmente acho muito (faz que oxidem muito mais rapido, não há milagres. (se deligasse aos 56v já estavam a mais de 99%)
E de quantos Ampers é?
Se, depois de descarregadas, tivesses a possibilidade de as colocar todas em paralelo, deixando uma lampada de 5 ou 10W a fazer o balanceamento por baixo, e obrigando-as a baixar de tensões muito lentamente, até uns 10,5V, verificarias que elas voltariam a ficar como novas, ou até melhor (não sabemos se elas vinham todas balanceadas por igual quando foram colocadas).
Mas isto é coisa para demorar por vezes umas boas horas, se não até dias... mas vale a pena!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

e_bike Escreveu:Penso que como as tens ligadas agora, será mais fácil desequilibrar as baterias, pois é como se tivesses 2 baterias de 48V em paralelo que não são exactamente iguais e vão "roubando" carga uma à outra, isto simplificando a linguagem claro.
Foi exactamente a minha dúvida sobre o equilibrio das mesmas que me levou a esta dúvida... e assim faz realmente mais sentido da forma que dizes.
Jorge Rocha Escreveu:O e-bike poderá ter alguma razão...
Poderias dizer a que tensões que o teu carregador desliga? Deve andar perto dos 60V, que eu pessoalmente acho muito (faz que oxidem muito mais rapido, não há milagres. (se deligasse aos 56v já estavam a mais de 99%)
E de quantos Ampers é?
Se, depois de descarregadas, tivesses a possibilidade de as colocar todas em paralelo, deixando uma lampada de 5 ou 10W a fazer o balanceamento por baixo, e obrigando-as a baixar de tensões muito lentamente, até uns 10,5V, verificarias que elas voltariam a ficar como novas, ou até melhor (não sabemos se elas vinham todas balanceadas por igual quando foram colocadas).
Mas isto é coisa para demorar por vezes umas boas horas, se não até dias... mas vale a pena!
Elementos do carregador, agora aqui só sei que é para pack's de 48V e é de 5Ah, posso ver mais logo se tem lá mais algum elemento.
Em relação ao balanceamento, eu sei que vinham +/- balanceadas (com diferenças de 0,1V entre todas elas). Não será "perigoso" fazer essa queda de tensão até aos 10,5V? Lembro-me que vi que já fizeste isso uma vez, mas estas baterias são praticamente novas e têm cerca de 600Kms... :?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Há pouco no tópico do Jorge Rocha disse que a minha Spider tem uma tarefa ingrata pois muitas vezes é confundida com uma bicicleta eléctrica, porque por aqui elas estão em todo o lado. E quando digo isto, quero mesmo dizer em todo o lado... :lol:

Imagem

Esta foi tirada à pouco no trabalho da minha mulher... não é que as "pedaleiras" daqui agora teimam em querer camuflar-se junto da minha spider?? eh eh eh :lol: :P 8-)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Cá para mim, estavam a contar suas tripecias, uma à outra. Nós não ouvimos nada porque elas têm um sistema de comunicação via cabos, que as ligam uma à outra! :lol: :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Elementos do carregador, agora aqui só sei que é para pack's de 48V e é de 5Ah, posso ver mais logo se tem lá mais algum elemento.
Em relação ao balanceamento, eu sei que vinham +/- balanceadas (com diferenças de 0,1V entre todas elas). Não será "perigoso" fazer essa queda de tensão até aos 10,5V? Lembro-me que vi que já fizeste isso uma vez, mas estas baterias são praticamente novas e têm cerca de 600Kms... :?
Isso nos balanceamentos, as tensões quer dizer muito pouco...
10,5 é mesmo a tensão minima que normalmente lhes é atribuida, eu nas minhas, como me descuidei, e porque tinha duas lampadas de 55W (queria fazer as coisas rapido), elas baixaram até aos 8v.

Se poderes medir a tensão que chega do carregador às baterias quando ele se desliga... é muito importante que as tensões maximas não sejam ultrapassadas, o que normalmente não acontece (parece-me que há vantagens para quem vende de elas oxidarem bem rapido para que possam vender mais)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Se poderes medir a tensão que chega do carregador às baterias quando ele se desliga... é muito importante que as tensões maximas não sejam ultrapassadas, o que normalmente não acontece (parece-me que há vantagens para quem vende de elas oxidarem bem rapido para que possam vender mais)!
Durante o fim-de-semana devo conseguir fazer essa medição, depois coloco.

Desde de ontem que coloquei um temporizador para me carregar a mota mais perto da hora de sair e até fiz uma experiência. Ontem de pois de totalmente carregada, fui fazer o normal trajecto dos cerca de 15Kms ida/volta para o trabalho e logo a seguir medi outra vez as baterias que estavam com tensões a variar entre 12.6V - 12.7V - a outra tal bateria estava com 12.5V.
À noite já depois de novamente carregada, fiz mais 7Kms - nova medição com todas a marcar 12.8V.

Vou também ver se durante o fds consigo verificar se aquela dita bateria não se estará a descarregar em repouso...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Como tinha dito, esta semana comecei a notar perca brusca de autonomia e cansaço a partir dos 15km.
Então este sábado foi dia de medições...

O carregador desliga aos 57.5V e assim que desliga, o pack de baterias estabiliza nos 53.9V

As 8 baterias mantêm todas tensões identicas sem grandes variações entre elas até que a scooter começa a mostrar cansaço por volta dos 15km. Ontem ainda estava a 1km de casa quando ela começou a dar sinais de fraquesa e mesmo sendo o caminho todo em plano até lá chegar, chegou à rasca.

Nova medição (a anterior tinha sido feita 7km antes e estava tudo normal):

PACK1 PACK2
11.22V 10.60V
12.40V 12.66V
12.37V 12.60V
12.43V 12.70V

Já tinha a certesa que aquela bateria a marcar 10.60V estava com problemas, mas agora apareceu-me mais um valor esquisito noutra... 11.22V... :roll:

Nova carga completa, que não durou mais de 3 horas, e acho que isto se deve à maioria das baterias com valores normais. Nova medição após carga:

PACK1 PACK2
13.41V 13.40V
13.45V 13.49V
13.47V 13.51V
13.52V 13.46V

Já estava acordado com o fornecedor a troca da bateria, mas acho que vou ter que trocar mesmo duas... :?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Chegam amanhã as 2 baterias que gentilmente e gratuítamente a ecoglady/gladymin me trocou.
A scooter vai assim voltar a ficar como nova!
Na espera levou mais um extra :lol: - um alarme que dá sempre geito!

Entretanto eu e a minha mulher decidimos "dar mais um salto" e já tenho uma ecoliberty 2000w à minha espera! :P

Mas primeiro a spider tem que arranjar novo dono - se houver alguém interessado, é só dizer... ;)
http://www.custojusto.pt/Santarem/4657819.htm:

Abraço,

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Boa sorte para o novo salto :)
O anuncio está muito fixe e muito claro, para que não se engane ninguem! Até poderias dizer que o seguro é sempre uma mais valia, até pela assistencia em viagem, e que ficará por volta dos 60€ anuais. Na minha opinião deveria ser obrigatório um seguro contra terceiros até para se andar a pé... :D
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Boa sorte para o novo salto :)
O anuncio está muito fixe e muito claro, para que não se engane ninguem! Até poderias dizer que o seguro é sempre uma mais valia, até pela assistencia em viagem, e que ficará por volta dos 60€ anuais. Na minha opinião deveria ser obrigatório um seguro contra terceiros até para se andar a pé... :D
Os sacanas do Custo Justo cortam texto aos anuncios...

http://ferreiradozezere.olx.pt/scooter- ... -328835474

Aqui a coisa está mais explicadinha! :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Já tenho a Spider a rodar outra vez.
E agora com electrões novos está com a pica toda! :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Fechou-se mais um capítulo... Tenho a garagem mais vazia... a Spider acabou de abalar... :cry:
Mas fico contente, pois sei que vai para boas mãos. A Spider vai até Portalegre para junto do nosso amigo tavares a quem agradeço desde já a intermediação no meio do processo de compra/venda.

tavares: o teu amigo está à vontade para vir aqui e continuar este DB! ;)

Oportunamente irei abrir outro tópico assim que chegue a nova viatura, eléctrica obviamente! :D

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Mumia »

uhmmmm será este o sortudo da Vectrix cinza que andava á venda :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:uhmmmm será este o sortudo da Vectrix cinza que andava á venda :P
Nahh, era bom era, mas não tenho capital para invertir nisso ainda... para pena minha... :lol:
Vou-me ficar por uma coisa mais "leve"! ;)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por tavares »

A spider deixou hoje definitivamente a minha oficina , e foi para a nova casa, até já tem uma capa para não ter frio :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:A spider deixou hoje definitivamente a minha oficina , e foi para a nova casa, até já tem uma capa para não ter frio :lol: :lol: :lol:
Isso.. ela gosta é de mimos! :lol:


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Wheatstone »

Boas

Agradeço ao Lopes a permissão para continuar este DB sobre a EcoSpider.

Desde que chegou a casa tem andado pouco. Nestas 3 semanas fez 75 Km e a distancia máxima percorrida de uma vez foram 13 km.
O comportamento foi bom atendendo ao relevo da cidade o que como não estou familiarizado com este tipo de veiculos já a levei algumas vezes ao esforço máximo mas ainda não me deixou a pé.

Tenho uma pergunta para o Lopes. O controlador quando está quente limita a corrente?

No sábado fiz 9 Km sempre a subir com uns bocados mais acentuados e outros menos. Acontece que perto do destino e nuns 100 a 200 mt mais inclinados a uma dada altura senti uma perda significativa de potência recuperada logo de seguida numa zona mais plana e não se notando no restante da subida um pouco menos inclinado. Quando chegeui ao destino verifiquei que o controlador estava bastante quente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Wheatstone Escreveu:Boas

Agradeço ao Lopes a permissão para continuar este DB sobre a EcoSpider.

Desde que chegou a casa tem andado pouco. Nestas 3 semanas fez 75 Km e a distancia máxima percorrida de uma vez foram 13 km.
O comportamento foi bom atendendo ao relevo da cidade o que como não estou familiarizado com este tipo de veiculos já a levei algumas vezes ao esforço máximo mas ainda não me deixou a pé.

Tenho uma pergunta para o Lopes. O controlador quando está quente limita a corrente?

No sábado fiz 9 Km sempre a subir com uns bocados mais acentuados e outros menos. Acontece que perto do destino e nuns 100 a 200 mt mais inclinados a uma dada altura senti uma perda significativa de potência recuperada logo de seguida numa zona mais plana e não se notando no restante da subida um pouco menos inclinado. Quando chegeui ao destino verifiquei que o controlador estava bastante quente.
Viva Wheatstone!
Finalmente novidades da Spider ;)

Nos percursos que faço por aqui nunca dei por o controlador aquecer demasiado. Morno, não mais que isso, mas também estamos a falar de percursos mais planos. Só fiz uma vez com ela um percurso que incluiu 6/7km sempre a subir e não notei nada de estranho, mas também não reparei como vinha o controlador. Acredito que vários quilometros sempre a subir o faça aquecer bem. Mesmo assim ele foi colocado em sitio com mais "refrigeração" do que onde vinha colocado de inicio, conforme conversámos aqui.
Sobre a questão mais técnica sobre se esse aquecimento pode influênciar na potência, não sei responder, embora faça sentido que assim seja, quer por algum tipo de protecção quer pela inflência do aquecimento nos vários componentes do controlador, mas quero deixar essa confirmação para os mais entendidos.
Vai dando notícias! ;)

Já agora sugiro a algum moderador retirar "Ferreira do Zêzere" do titulo do tópico, pois já não faz sentido. Obrigado


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

Boas

Mais umas noticias sobre a spider

Esta semana já entrei ao serviço e a spider ja ultrapassou a barreira dos 115 Km.

A semana passada para testar e aprender um pouco mais fui visitar a minha mãe montado na spider e aproveitei para orientar a antena de TV para a TDT. Então depois de estar toda a manhã a carregar sai de casa por volta das 14h com uma pequena mala de ferramentas e o medidor de campo na mochila e lá fui eu.
O inicio da viagem (+ ou - 5km) tem algumas subidas mas nada de complicadas seguindo-se cerca de 9 km em terreno direito ou a descer sendo que o ultimo Km é a subir. Ao fim de aproximadamente 16,5 Km perdi cerca de 3/8 da capacidade. Coloquei á carga e fui aos afazeres.

Após 3,5 horas de carga e depois do serviço terminado fiz-me novamente ao caminho de regresso. Foi 1 km a descer cerca de 5 a subir sem esforço e 10 a direito. Os ultimos 2 Km são a subir. Acontece que fiz 16 km sem grande perca capacidade, 1/4 se tanto e nos 2 ultimos km as baterias foram para o vermelho mas cheguei a casa,

Verifiquei o estado das baterias e dei com um pack com cerca de 1,5v a menos. Desfiz este e outro pack dos mais fortes e juntei uma bateria fraca com uma forte. e voilá tudo na boa de novo.

Obrigado ao Tavares pela dica.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por mauri »

lopes Escreveu: Já agora sugiro a algum moderador retirar "Ferreira do Zêzere" do titulo do tópico, pois já não faz sentido. Obrigado
Feito.
O título do tópico inicial é EcoSpider 1.4Kw 40Ah.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”