Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

urraisse Escreveu: É tudo muito relativo. No meu dia à dia faço 16 km's. Ou seja viagens muito curtas num liga e desliga constante!
Por vezes notava que uma carga completa deveria dar pouco mais de 40km's o que não abona nada de bom. Recentemente resolvi de uma forma continua fazer um teste à autonomia com uma carga do dia anterior (baterias frias) e o resultado foram 66 km’s, o que é excelente para uma Vectrix a baterias NiMh.
Como me revejo tanto nisto que dizes... as minhas viagens diariamente tb sao curtas, no transito citadino com algumas subidas e qd vejo as autonomias o tico e o teco fazem grandes filmes... hj com umas viagens mais longas é logo outra coisa ;)
urraisse Escreveu:Por isso às vezes é tudo psicológico :)
Mesmo... e eu vou dando em malucoooooooo :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Ontem, como estava um dia cheio de sol e tive algum tempo livre, resolvi com a família darmos um passeio até à Ericeira com intenção de fazer um teste de autonomia. Assim, peguei na família, que infelizmente tinha que ir de carro e combinámos encontrar-nos no destino para almoçar...o primeiro que chegasse pagava o almoço....o que me ajudou a não ter muita pressa ;-)

Não tinha a mota completamente carregada, já tinha 13kms feitos e 2 barras consumidas, mas não fazia mal. Saí de Lisboa, e como achei que o dia estava mesmo bom, resolvi desviar-me um bocadinho do "caminho". Assim, apanhei a 2ª-Circular, entrei na IC19 e fui até Sintra. Velocidades na ordem dos 60-80 km/h, embora tentasse andar mais a 60km/h que era onde conseguia desfrutar melhor o caminho.

Cheguei a Sintra com "meio-deposito" e 50 kms feitos. Quem conhece a zona, sabe que o caminho, para além de ser um dos melhores caminhos que conheço para passear, é cheio de subidas e descidas com bons níveis de inclinação. Depois de um rápido cafézinho e um travesseiro na Periquita para o almoço depois não cair mal, achei que deveria continuar por aquele belo caminho por Colares até à Praia das Maças.

Há saida de Sintra, tirei esta foto:

Imagem

Andava eu preocupado com a autonomia da mota....com "729 kms" ainda para andar, claramente, devo ter a mota com mais autonomia do planeta :mrgreen:

Cheguei à Praia das Maças com menos uma barra (são apenas 13 kms). Fui visitar o Mobi-e no local, para ver se funcionava e descobri que só tinha fichas pretas...se não tivesse autonomia, estava bem lixado...

Encontrei a familia no mesmo local a tomar café...andavam também a ver a paisagem e a "lagartar" ao sol.... saímos todos ao mesmo tempo para Norte a caminho da Ericeira, eram cerca de 25 kms....e se corresse tudo bem, tinha autonomia.

Mais uma vez, pela estrada 247, fomos sempre o mais próximo da costa e a velocidades que tentei nunca serem inferiores a 60km/h, mas nem sempre, claro, era possível. Também, em todo o percurso e tirando uma descida bem inclinada (a tal que depois me fez ter a maior autonomia que jamais vi) a sair de Sintra, nunca usei a regeneração.

Cheguei à Ericeira com 84kms feitos, a faltarem-me ainda 4 barras e com indicação que ainda tinha 33kms de autonomia. Portanto acredito que faria pelo menos mais 12kms, confirmando a autonomia que tinha quando fiz o primeiro teste de autonomia.

Imagem

Infelizmente, não deixei esgotar as barras todas. Ia a contar que existia um Mobi-e na Ericeira e descobri que afinal não havia. Fui pedir carga ao Hotel Vila Galé, que muito simpaticamente deixou-me carregar. Almoçamos, passeamos um pouco e ao fim de uma carga de 1h45 resolvemos ir até Cascais pela marginal. Tinha pouco mais de meio-carga, mas estava confiante que daria para fazer os cerca de 50 kms que separavam a Ericeira de Cascais.

Pelo caminho, enganei-me num sitio qualquer e fui ter outra vez a Sintra. Como estava, em passeio, não me importei e resolvi tirar partido do engano e passear pelo meio da serra até apanhar de novo a estrada 247...claro que isso fez-me fazer mais alguns kms do que tinha pensado...

O resultado, quando cheguei a Cascais, é que fiz cerca de 60kms e cheguei com apenas 2 barras. Depois foi uma "guerra" para descobrir um Mobi-e que funcionasse e que tivesse uma ficha compatível com a minha...o transito era imenso e andei literalmente a visitar todos os postos à procura de um que funcionasse. Visitei primeiro o da baia de cascais e era apenas tomadas pretas....subi até à estação de comboio e descobri que tinha fichas brancas, mas não funcionava e finalmente voltei para trás até ao jardim Marechal Carmona, onde descobri um que funcionava e tinha fichas brancas. Lá ficou a carregar....

O passeio ainda não tinha terminado. Tinha combinado um jantar com amigos no Dolce Vita Tejo e portanto ainda precisava de fazer mais 35 kms. Voltei a carregar 1h45 porque não tinha mais tempo e pus-me a caminho. Cheguei com 3 barras e carreguei no Dolce Vita, depois de uma "guerra" a tentar encontrar um local de carga (Nota: fica no piso -2, Zona Amarela). Jantámos e rumei a casa para mais 17 kms de viagem.

No total foram 196 kms feitos ontem, 2 cargas de 1h45 outra no final de 2h30 e, claro, um passeio muito agradável.

Facto interessante: Pelo facto de não ter dado grande "descanso" às baterias (era carregar e andar) a temperatura delas no fim do dia era de 25º a 26º. Talvez por isso, o range entre as células mínima e máxima era bastante mais curto do que tinha visto anteriormente. Os diferenciais que vi eram de 0.02 com 30A e 60A e 0.03/0.04 com 100A-120A na aceleração. Em alguns momentos, quando tentava manter a corrente constante, vi diferenciais de 0.01v durante todo o tempo que conseguia manter a mesma corrente. Inclusive, quando largava o acelerador, vi, acho que pela primeira vez, diferencial 0, ou seja a célula mínima era igual à célula máxima.

Assim, acho que as baterias estão ainda em boas condições e a autonomia, embora não tenha deixado esgotar completamente a carga, tenho a certeza que daria para fazer pelo menos os 95 kms. Os diferenciais de tensão no final do dia também me deixaram bastante satisfeito.

Venha lá a Primavera... :-)
Última edição por PepeLegal em segunda mar 17, 2014 3:09 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

epa deu gosto ler este teu post :) :) grande passeio! mais um para ir Electrizar o ponto mais Ocidental da Europa ;) eheheh a ver um Domingo com sole que o ppl possa! :)

Pois em Cascais, isto anda complicado... mas o do Parque tem estado a funcionar felizmente, dp tens no caminho (marginal) mais alguns :)

Qualquer diga pego e desafio alguem para um passeio assim por Sintra e arredores, massss eu vou de Nim :lol: :lol:

Conclusao venha o Sooooooooooollllllll que até dá gosto 8-)

P.s.- deixa a indicaçao do estado dos Mobie's no electromaps pro ppl ir sabendo ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Celestino »

PepeLegal Escreveu:Há saida de Sintra, tirei esta foto:

Imagem

Imagem
PepeLegal: Passa-se algo com os links destas fotos... :?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

mpregal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 14, 2014 1:07 pm
Localização: Vigo (Spain)

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por mpregal »

Enhorabuena PepeLegal por el largo y bonito paseo.
Evidentemente las baterías están perfectas (las temperaturas y sobre todo las diferencias entre las "hi cell" y las "lo cell" son excelentes).


Apertas desde Espanha
Vectrix Li+ location: 42º 13,610' N 8º 45,116' W


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Celestino, os endereços dropbox internos das fotografias parece que mudam. Vou deixar apenas o endereço público....

Múmia, é isso mesmo...agora com sol há todas as razões para passear de mota :-)

mpregal, esperemos que sim ;)

PS: algum moderador pf que altere os links das fotos do meu anterior post para os seguintes:

https://www.dropbox.com/s/acoeeqozwsw8mrz/IMG_1247.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.dropbox.com/s/ngp401pnf7clv8b/IMG_1249.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Obrigado,


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

Verás que mt + virão :-)
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:Celestino, os endereços dropbox internos das fotografias parece que mudam. Vou deixar apenas o endereço público....

Múmia, é isso mesmo...agora com sol há todas as razões para passear de mota :-)

mpregal, esperemos que sim ;)

PS: algum moderador pf que altere os links das fotos do meu anterior post para os seguintes:

https://www.dropbox.com/s/acoeeqozwsw8mrz/IMG_1247.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

https://www.dropbox.com/s/ngp401pnf7clv8b/IMG_1249.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;


Obrigado,

Esses links são https, e abrem uma página para mostrar a imagem, também não dá, envia as fotos diretamente para o teu db, ficam alojadas no fórum.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

mas as fotos sao visiveis... eu vejo-as desde o 1º dia q as colocaste :?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Mumia Escreveu:mas as fotos sao visiveis... eu vejo-as desde o 1º dia q as colocaste :?
Pois...eu dantes também as via, mas deixei de conseguir ver.

Estou a usar dropbox mas esqueci-me que é obrigatório que as fotos estejam na pasta Public para os links gerados funcionarem dentro das tags IMG...

Já vi que já posso editar o tópico e já actualizei

Obrigado.

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por ricardocruzs2 »

Belo passeio e excelente relato... ;)

Mas lamento desiludir-te...
est range.jpg
est range.jpg (54.71 KiB) Visto 4159 vezes
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=740" onclick="window.open(this.href);return false;

A minha tem ligeiramente mais autonomia que a tua... :D
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por serges »

Temos de combinar um Fim de semana a sintra com a malta.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

ricardocruzs2 Escreveu:Belo passeio e excelente relato... ;)

Mas lamento desiludir-te...
est range.jpg
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=740" onclick="window.open(this.href);return false;

A minha tem ligeiramente mais autonomia que a tua... :D
Xiiiiii !!!!!! :mrgreen:

Parafraseando um grande defensor da língua de Camões : isso é "Peaners" :mrgreen:
...a diferença explica-se pela estonteante velocidade que eu seguramente ia em relação a ti. Tivesse eu tirado o pé (mão?) do acelerador e fazia pelo menos mais 150kms...limpinho, limpinho :twisted:

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

serges Escreveu:Temos de combinar um Fim de semana a sintra com a malta.
a mim parece-me mt mt bem... e com este Sol ainda mais!! 8-)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Alô Pepe. Novidades?

Na sexta-feira passada estavas ao pé da Marina e não vieste beber café com a malta.

Pois, o tipo do Leaf (que ultrapassou as vossas motas [a tua Vectrix e a Ekoway da tua mulher]) era eu. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:Na sexta-feira passada estavas ao pé da Marina e não vieste beber café com a malta.
xiiiiiiiiiiiiiii isso é que não se faz.... :o :o
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Volt Escreveu:Alô Pepe. Novidades?

Na sexta-feira passada estavas ao pé da Marina e não vieste beber café com a malta.

Pois, o tipo do Leaf (que ultrapassou as vossas motas [a tua Vectrix e a Ekoway da tua mulher]) era eu. :-).
Xiii pah...agora fiquei envergonhado...(só agora passei por aqui) :oops:

Epah, eu nesse noite já vinha em "piloto automático" depois da jantarada que tive com uns amigos na Casa da Dizima :oops:

Mas recordo-me perfeitamente do Leaf Bordô, mas não sabia que eras tu Volt senão tinha parado só para dizer Olá.

Eu juro que já me lembrei várias vezes de ir ter convosco a Oeiras, mas há sempre qualquer coisa que se mete no meio (nem que seja a preguiça). Mas há de haver uma vez que vou :mrgreen:

Em relação a novidades eléctricas não tem havido grande coisa. É carregar e andar todos os dias, tanto eu como a minha mulher :D

As baterias pelo que tenho visto até agora portam-se bem. Está é na altura de falar com o Nuno para ir mudar travões e óleo que já começa a precisar.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Então e quilómetros, quantos levam elas? De vez em quando vejo-te (a última vez foi debaixo de uma grande chuvada em que eu virei para a Ponte Vasco da Gama e tu acho que seguiste em frente).

Bom saber de notícias tuas. Aqui no fórum já não há presenças regulares de VX-1 Li+. Eu tenho andado com o Leaf por motivos familiares (somos três a sair de casa de manhã). O Mr_Ícaro (que curiosamente passou hoje por mim na branca dele ao pé das Amoreiras), não é de vir cá muito. O Futurewatt está a vender a dele porque agora trabalha ao pé de casa. Enfim. Sobram poucos. :-). Temos o zeuz que é novo nestas andanças e ficou com a de Barcelona. :-).

Tenta aparecer amanhã na Marina que acho que vai ser um encontro maior com Teslas e tudo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Na Vectrix tenho cerca de 23500 Kms na Ekoway acho que tb vai nos 24000Kms. No conjunto, temos feito para aí 32.500 Kms eléctricos :-)

Mas continua a ser o percurso "Casa-Trabalho-Casa" :)

Agora já sei que és tu quando vir um leaf bordô :mrgreen: Eu faço esse caminho todos os dias.

Epah, a Vectrix está a ficar "peça de colecção" mas é sinal que a comunidade também está a evoluir e isso é bom. Eu por enquanto o que tenho vai dando para fazer com as duas eléctricas mais o carro CI, mas com os incentivos deste ano já me meti a pensar várias vezes.... ;-)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1240
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por zeuz »

Mumia Escreveu:
PepeLegal Escreveu:Estive a pensar e acho que vou trocar os travões também...colocar o lado esquerdo a travar a roda dianteira e o direito a roda traseira. Assim posso usar a regenerativa ao mesmo tempo que travo sem que aumente a probabilidade de o pneu traseiro derrapar...
Eu ja me passou pla cabeça fazer a alteraçao do sistema de travagem da Vx, hj em dia todas s motas vêm com o sistema de 1 so bomba de travao que distribui para os 2 discos fazendo a distribuiçao correcta... A minha duvida é apenas... e valores :roll: penso que será algo util..
Volt Escreveu: Meter CBS, parece-me boa ideia. Trocar os travões de lado, não me parece.
Se treinas os instintos de determinada maneira, depois ainda será mais difícil corrigir o erro. A não ser que daqui em diante só vás usar motas modificadas nos travões... Creio que não será o caso. Se a regra é x, não tentes te adaptar ao y...
Alguns utilizadores do V is for Voltage já fizeram essa modificação >> Regen braking on the front brake

Mas eu concordo com o Volt e portanto não recomendo fazerem essa alteração...

Montar CBS numa VX-1, ou qualquer outra mota/scooter, não deverá ser muito difícil porque o sistema é puramente mecânico.
Assim por alto, tem-se que comprar as peças usadas no sistema - bombas de travão, distribuidor de travagem - que sejam o mais possível parecidas às originais - mesmo diâmetro de discos, mesmas fixações - e depois montar/adaptar tudo.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”