Diário Microprodução - Seguidor

Tudo que seja relacionado com Projectos

qwert
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 30, 2009 11:41 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por qwert »

boas a todos,

este é o meu primeiro post neste forum. desde já um meu muito obrigado a todos que contribuem/partilham com os seus conhecimentos/experiências nesta comunidade. tenho aprendido muito convosco.

agora o motivo pelo meu post é que tenho um orçamento para um sistema com seguidor e características quase identicas ao do sistema deste tópico. a diferença está é que tem mais 1m de mastro e a distância do seguidor ao exterior da casa ser de aprox. 80-100metros. o orçamento que tenho é de 24830€ (com trabalhos c.civil os paineis são da s energy policristalinos de alta eficiência).

gostava de saber qual foi o instalador da obra em questão. é possível dizer-lo?
e já agora o que a malta aconselha para a escolha dos paineis. mono ou policristalinos?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por jama »

qwert Escreveu:boas a todos,

este é o meu primeiro post neste forum. desde já um meu muito obrigado a todos que contribuem/partilham com os seus conhecimentos/experiências nesta comunidade. tenho aprendido muito convosco.

agora o motivo pelo meu post é que tenho um orçamento para um sistema com seguidor e características quase identicas ao do sistema deste tópico. a diferença está é que tem mais 1m de mastro e a distância do seguidor ao exterior da casa ser de aprox. 80-100metros. o orçamento que tenho é de 24830€ (com trabalhos c.civil os paineis são da s energy policristalinos de alta eficiência).

gostava de saber qual foi o instalador da obra em questão. é possível dizer-lo?
e já agora o que a malta aconselha para a escolha dos paineis. mono ou policristalinos?

cumprimentos
acerca dos paineis ,mono ou poli, segundo as estatisticas os mono teem mais eficiencia,mas tambem sao mais caros.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

a questão da eficiencia dos mono/poli eu penso que será uma falsa questão... pois, os mono terão maior rendimento por metro quadrado!!!
ora isso pode ser compensado com àrea de instalação!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por uggabugga »

boas,

como diz o valter, com monocristalinos consegue-se a mesma potência com uma área relativamente menor pois por norma têm uma eficiência superior (embora nem sempre assim seja, também depende dos painéis em questão) mas a diferença não é muita.
quando fiz a instalação do meu sistema, as marcas tendiam a dar maiores garantias em tempo quando se tratava de monocristalinos, embora hoje também já haja policristalinos a oferecer 12 e 25 anos para um rendimento de 90 e 80 por cento (não sei se na prática se prevê que tenham uma maior duração ou que mantenham a eficiência durante mais tempo).

se o preço for o mesmo ou aproximado eu optaria pelos mono. se for uma grande diferença iria para os poli (ou se o espaço disponível aconselhar os mono).

em princípio, o que todos nós queremos é recuparar o investimento no menor tempo possível e quanto menor for o custo por watt produzido, mais depressa isso se consegue.


qwert
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 30, 2009 11:41 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por qwert »

boas,

o meu (possível) instalador é o mesmo que montou o sistema que iniciou este tópico. como já viram as fotos (de excelente qualidade) deixadas pelo colega sparttacus, gostava que se pronunciassem acerca do que modificariam. relativamente a esse sistema o que me propuseram tem 5.5m de extensão do mastro, cabo dc 4mm, cabo ac xv 2g16mm2. a distância do seguidor à rua é de 80-100m.

quanto ao orçamento que tenho, tal como já referi anteriormente, é de 24.830€ (iva incluído). que dizem deste valor? conseguirá mais barato?

cumprimentos


qwert
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 30, 2009 11:41 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por qwert »

boas,

a secção de um cabo não é o seu diametro. a secção de um cabo é a area da alma condutora do cabo (o isolamento não conta).
para saberes o diametro do fio condutor deves recorrer à formula matemática que indica a area de uma circunferência:
pi x r^2 = área da circunferencia.

então para o teu caso temos:
pi = 3.1416 (constante)
área da circunferencia = 10mm^2
r (raio) = ?

r = raiz quadrada (área da circunferencia / pi )
r = raiz quadrada (10 / 3.1416 ) = 1.784
diametro = 2 x r = 3.5mm

o diametro do teu condutor (sem isolamento) deve ser de 3.5 mm. espero não me ter enganado nas contas !
depois diz se bate certo com os meus cálculos.

um abraço.


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

qwert Escreveu:boas,

a secção de um cabo não é o seu diametro. a secção de um cabo é a area da alma condutora do cabo (o isolamento não conta).
para saberes o diametro do fio condutor deves recorrer à formula matemática que indica a area de uma circunferência:
pi x r^2 = área da circunferencia.

então para o teu caso temos:
pi = 3.1416 (constante)
área da circunferencia = 10mm^2
r (raio) = ?

r = raiz quadrada (área da circunferencia / pi )
r = raiz quadrada (10 / 3.1416 ) = 1.784
diametro = 2 x r = 3.5mm

o diametro do teu condutor (sem isolamento) deve ser de 3.5 mm. espero não me ter enganado nas contas !
depois diz se bate certo com os meus cálculos.

um abraço.
exactamente isto
secção = àrea...
pode-se sempre aumentar a secção "artificialmente", passando 2 cabos

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por jama »

sparttacus Escreveu:já tenho a inspecção agendada.
próximo dia 14.
boa tarde

nao o quero assustar,mas pode correr o risco de a sua ligaçao á rede ser ainda este ano,e la vai o ano zero pro galheiro.acho que pediu demasiado cedo, aqui ficam umas informaçoes de um colega do forum ,que me enviou em mensagem privada que por questoes de privacidade nao divulgo quem é .
passo a citar-
caro jama,

também estou a instalar 1 micro-produção que também irá ser ligada em janeiro....
vou apenas pedir a inspecção dia 27 ou 28 de dezembro....
é que o contrato vindo da edp já vem datado, logo essa data terá de ser de 2010..... e, para que não haja dúvidas quero a inspecção em 2010.... neste momento os contratos estão a vir relativamente rápido (2 semanas....)
cumprimentos
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

jama Escreveu:
sparttacus Escreveu:já tenho a inspecção agendada.
próximo dia 14.
boa tarde

nao o quero assustar,mas pode correr o risco de a sua ligaçao á rede ser ainda este ano,e la vai o ano zero pro galheiro.acho que pediu demasiado cedo, aqui ficam umas informaçoes de um colega do forum ,que me enviou em mensagem privada que por questoes de privacidade nao divulgo quem é .
passo a citar-
caro jama,

também estou a instalar 1 micro-produção que também irá ser ligada em janeiro....
vou apenas pedir a inspecção dia 27 ou 28 de dezembro....
é que o contrato vindo da edp já vem datado, logo essa data terá de ser de 2010..... e, para que não haja dúvidas quero a inspecção em 2010.... neste momento os contratos estão a vir relativamente rápido (2 semanas....)
cumprimentos
vivam,


o que diz a lei é a data da ligação.... mas eu prefiro jogar pelo seguro e ter o contrato datado de 2010, assim não há dúvidas!
a data de ligação fica nas nossas cabeças e (quem sabe) registado na edp.... o contrato fica uma cópia com o produtor, por isso prefiro mesmo que o contrato seja datado de 2010.... por essa razão vou pedir a inspecção lá para depois do natal, para esta ser no fim do ano/1ª semana de janeiro e contrato em janeiro sem dúvida nenhuma!


o colega spartaccus pode sempre guardar o contrato em casa uns dias, mas certamente que esse contrato será datado de 2009,o que pode ser perigoso.... daqui a 5 anos ninguém se lembra na edp quando foi a ligação!


abraço

e já agora, fui eu o autor dessa pm
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


qwert
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 30, 2009 11:41 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por qwert »

parabens sparttacus !!!

chegas-te a verificar se os meus cálculos para o diametro do cabo estavam certos?

cumprimentos


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

spartaccus,

agora vai-te chegar o contrato durante esta semana (segundo sei agora anda rápidos!)....
como vais fazer para aguentar até 2010 ? ficas com ele em casa ?

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Abiliodinis »

boas parabens, correu bem a inspecção, pois eu tenho a minha e mais dois colegas dia 23 quarta-feira, esperamos que corra bem.
bom natal


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Abiliodinis »

boas, obrigado por me desejar boa sorte. pois já estão aprovadas as tres.agora aguardamos o contracto, mas segundo informaões vai demorar porque o pessoal guardou as inspecões para para o fim do ano por causa do ano zero.
um bom natal tudo de bom


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:bom ano a todos,

14 dezembro foi efectuada a vistoria.
23 dezembro recebi o contrato da edp, datado de 16
31 dezembro remeti o contrato assinado à edp

agora aguardo ligação e início de produção.
tchhhhiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ficaste com um contrato datado de 2009.....

vamos ver se daqui a 5 anos eles se lembram que a data da ligação é 2010 !!!......

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:foi agendada a ligação à rede para o dia 07 de janeiro de 2010.

continuo sem perceber qual o grande filme pelo contrato ser de 2009.
embora possa parecer por vezes, isto não é a republica da bananas.
mas isso são opiniões.

possivelmente já leu isto, mas como podem haver pessoas que ainda não leram eis um extracto do guia para a certificação de uma unidade de microprodução que pode ser encontrado em:
http://www.renovaveisnahora.pt/c/docume ... e-4202.pdf


3.3.1. ano da instalação
para efeitos de cálculo da evolução da tarifa informa-se que, a
interpretação a dar à expressão "no ano da instalação", no contexto do
n.º1 do artigo 11º do dl n.º 363/2007, de 2 de novembro, corresponde
precisamente à data e hora do registo da instalação efectuada pelo
candidato a microprodutor aquando da respectiva candidatura (registo
provisório previsto no n.º 2 do art.º 13º).
para efeito da contagem do tempo em que se garante a tarifa única de
referência, o "ano da instalação" (ano zero) é o ano em que a unidade de
microprodução foi ligada à rede pública
.


cumprimentos
spartaccus,


claro que já tinha lido isso....
mas eu prefiro a segurança de ter um contrato de 2010....
não te esqueças que o dia de ligação fica registado na tua cabeça e em mais lado nenhum !!!
a data do contrato não há fuga, está escrita e assinada!

é só este o meu drama!

cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Valter Silva »

sparttacus Escreveu:por via das dúvidas fiz uma declaração para ser assinada pelo técnico responsável pela ligação à rede, para guardar junto de todo o processo a 1ª factura de pagamento efectuada pela edp.

cumprimentos
não me parece que ele vá assinar......
mas isto sou a ser pessimisto....

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Abiliodinis »

boas recebi o contrato da edp ontem dia 4/1/2010 hoje mesmo o enviei com aviso de recepção para lisboa.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Volt »

parabéns!


ps: o técnico assinou a declaração?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por CrOhN »

se o dia por ai estiver como aqui, è um dia espectacular para estrear o bicho!


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Diário Microprodução - Seguidor

Mensagem por Abiliodinis »

boas fui avisado hoje para o dia da ligação, marcada para dia 13/1/2010, foi rápido enviei o contrato no di 5.
atenção para um pequeno á parte.(quem estiver ligado a edp valor ou outros, tem que mudar para a edp universal)senão o contrato não é enviado ao cliente.esta a acontecer a um colega meu.
cumprimentos

Responder

Voltar para “Projectos”