Diário de Bordo bicicleta eléctrica
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Como é que tu sabes que ele so puxa 800? acho que o Cesar ainda nao disse a potencia que a bike esta a debitar.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
CésarSalgado Escreveu:Boas
Sim tenho um mostrador de potência… Aquilo dá a tensão da bateria, corrente instantânea, tensão mínima e máxima registada, consumo. E acho que é só.
Quanto à caixa…foi feita por mim e é em inox esmerilado (baço)…sei que é pesado mas para soldar é bem mais fácil e acaba por ser mais resistente também (acho).
O logotipo por acaso era algo que gostava de por e até já andei à procura na net mas não encontrei nada do que queria… Gostava de por algo que chama-se a atenção das vantagens dos VE em relação aos CI…
A potencia do motor este é de 1000w mas como as baterias são de 36v dá pouco mais de 850w.
Deixo aqui uma foto do mostrador.
Uploaded with ImageShack.us
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Ok, nao tinha reparado nesse pormenor, peço desculpa
Mas realmente muito estranho derreter a 850W.
Amigo Cesar o teu controlador debita 30A a 36v da pouco mais que 1000W, tens a certeza que so esta a debitar 850W??
Mas realmente muito estranho derreter a 850W.
Amigo Cesar o teu controlador debita 30A a 36v da pouco mais que 1000W, tens a certeza que so esta a debitar 850W??
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Desculpem a demora...mas tive uns dias para fora e não tinha como vir ao forum.
Mas logo vou colocar aqui umas fotos...
Sim o motor debita 850w e o controlador dá 25 amperes...(controlado/medido pelo mostrador de potencia que está nas fotos)
Os fios que derreteram o revestimento são dois dos 3 que saem do controlador para alimentar o motor.
O controlador nestes dias de calor aquece muito e consequentemente aquece esses 3 fios... talvez tenha sido este o motivo...
Sei que isto não deveria acontecer dado que até estou a trabalhar abaixo das condições normais de funcionamento do equipamento...(é chinês)...
Mas logo vou colocar aqui umas fotos...
Sim o motor debita 850w e o controlador dá 25 amperes...(controlado/medido pelo mostrador de potencia que está nas fotos)
Os fios que derreteram o revestimento são dois dos 3 que saem do controlador para alimentar o motor.
O controlador nestes dias de calor aquece muito e consequentemente aquece esses 3 fios... talvez tenha sido este o motivo...
Sei que isto não deveria acontecer dado que até estou a trabalhar abaixo das condições normais de funcionamento do equipamento...(é chinês)...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
E esses 25A são uma constante? Durante quanto tempo por viagem?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Cabei agora mesmo de a por a andar de novo.
Os 25 amperes depende do percurso... podem ser por alguns minutos.
Sempre que encontro uma subida e a velocidade desce dos 28 km/h os 25 Amps são uma realidade.
Os cabos que derreteram.
Uploaded with ImageShack.us
O que agora me deixou com medo foi a secção dos fios que alimentam o motor
Uploaded with ImageShack.us
Os 2 milímetros são já a contar com o revestimento (que é muito, muito fino...)
Os 25 amperes depende do percurso... podem ser por alguns minutos.
Sempre que encontro uma subida e a velocidade desce dos 28 km/h os 25 Amps são uma realidade.
Os cabos que derreteram.
Uploaded with ImageShack.us
O que agora me deixou com medo foi a secção dos fios que alimentam o motor
Uploaded with ImageShack.us
Os 2 milímetros são já a contar com o revestimento (que é muito, muito fino...)
-
- Membro
- Mensagens: 8
- Registado: sexta ago 09, 2013 2:11 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
...É um problema recorrente... o pessoal poupa no cobre e é facil perceber porquê?
Gostei muito ba tua bike, ta com muito bom aspecto (solido) , bons pneumaticos tb! Quando puderes posta uma foto de como acomodaste a baterias na caixa em inox!
Gostei muito ba tua bike, ta com muito bom aspecto (solido) , bons pneumaticos tb! Quando puderes posta uma foto de como acomodaste a baterias na caixa em inox!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Hoje cheguei a uma nova marca e fiquei
É que depois disto o conta-km foi a zero...
Se gastei algum dinheiro que me tenha arrependido na bicicleta, sem duvida que foi neste conta-km.
Uploaded with ImageShack.us
Assim que possa coloco uma foto da bicicleta com um upgrade que lhe fiz...
É que depois disto o conta-km foi a zero...
Se gastei algum dinheiro que me tenha arrependido na bicicleta, sem duvida que foi neste conta-km.
Uploaded with ImageShack.us
Assim que possa coloco uma foto da bicicleta com um upgrade que lhe fiz...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Fdx, realmente muito mau... que raio de conta km so conta ao 999.9?! agora no proximo que comprares tens de escolher um que de para editar os km.... o meu da
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Isso é batota... agora sei porque é a a tua bike anda tantoFidel Escreveu:Fdx, realmente muito mau... que raio de conta km so conta ao 999.9?! agora no proximo que comprares tens de escolher um que de para editar os km.... o meu da
Agora a sério. Obrigado pela dica.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
O meu dá para editar o total de quilômetros feitos, os km/h são verdadeiros e nao da para aldrabar.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
César, tens mesmo que aumentar a secção desses fios de cobre. 2,5mm2 no mínimo para os amperes que debitas. E para o motor poe fio com revestimento de silicone para aguentar altas temperaturas.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Morguesi Escreveu:...É um problema recorrente... o pessoal poupa no cobre e é facil perceber porquê?
Gostei muito ba tua bike, ta com muito bom aspecto (solido) , bons pneumaticos tb! Quando puderes posta uma foto de como acomodaste a baterias na caixa em inox!
Desculpa a demora....
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Mais 300 Km sem qualquer tipo de problema.
Já conto com 1300 km desde que iniciei o diário de bordo.
Uploaded with ImageShack.us
Já conto com 1300 km desde que iniciei o diário de bordo.
Uploaded with ImageShack.us
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Bem, estou preste a fazer 2000km desde o inicio deste diário de bordo.
Não tive qualquer tipo de problema elétrico nestes últimos km's e espero que assim continue.
Parti a pedaleira mas já tratei de resolver o problema.
Tive também uma queda nada de grave num dia de chuva em que a bicicleta derrapou com o pneu da frente e quando dei por mim já estava no chão.
Uploaded with ImageShack.us
Não tive qualquer tipo de problema elétrico nestes últimos km's e espero que assim continue.
Parti a pedaleira mas já tratei de resolver o problema.
Tive também uma queda nada de grave num dia de chuva em que a bicicleta derrapou com o pneu da frente e quando dei por mim já estava no chão.
Uploaded with ImageShack.us
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Eh pah... ve la se abrandas um bocadinho... isso é muito kilometro
Nada disso, continua com esses kilometros todos que so fazem bam...
Muitos parabens, e continua com muitos e bons kilometros.
E aumentar a potencia disso?? nao queres ir a casa dos 50km/h?? olha que nem se sente, so em caso de queda é que se sente bem...
Nada disso, continua com esses kilometros todos que so fazem bam...
Muitos parabens, e continua com muitos e bons kilometros.
E aumentar a potencia disso?? nao queres ir a casa dos 50km/h?? olha que nem se sente, so em caso de queda é que se sente bem...
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Por acaso ando a pensar nisso mas ainda não tive tempo para estudar o caso.Fidel Escreveu: E aumentar a potencia disso?? nao queres ir a casa dos 50km/h?? olha que nem se sente, so em caso de queda é que se sente bem...
Não sei se ponho um motor à frente e mais uma bateria ou então ponho um motor como o teu e este trabalha só no arranque e nas subidas onde o novo não tiver power suficiente.
Estou mais inclinado a pôr um motor como o teu. Vou tentar arranjar tempo e dinheiro agora no Natal.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Ha ai uma parte que nao percebi, queres usar um motor como o meu e usar o teu para ajudar onde este nao tem power? Ui que tu tens mesmo de experimentar um igual ao meu... o que nao lhe falta é power... ha pessoal aqui no forum que por muito pouco nao caiu para traz a fazer um cavalinho(sem crer), assim de repente lembro me do Edu em Esposende que ia dando um grande tombo ... nao te esqueças que um sistema como o meu tens as mudanças, so por ai ja consegues vencer todas as subidas com relativa "pouca" potencia.
Nao metas o motor a frente, pelo que tenho ouvido falar nao é boa ideia, com o tempo tens problemas na forqueta da roda.
No teu caso bastava aumentar a tensao... normalmente basta aumentar a tensao e ate baixar a amperagem que ja ganhas velocidade e ate das menos "porrada" nas baterias. Ou seja tornas o sistema mais eficiente e prolongas a vida util do mesmo.
Tu ja viste o meu video onde mostro a rapidez a que chego aos 50km/h? demora tipo 3 ou 4 segundos a chegar la... no video talvez nao mas eu nao estava nas melhores das posições(so com uma mao no volante tive de ter cuidado com o punho).
Nao metas o motor a frente, pelo que tenho ouvido falar nao é boa ideia, com o tempo tens problemas na forqueta da roda.
No teu caso bastava aumentar a tensao... normalmente basta aumentar a tensao e ate baixar a amperagem que ja ganhas velocidade e ate das menos "porrada" nas baterias. Ou seja tornas o sistema mais eficiente e prolongas a vida util do mesmo.
Tu ja viste o meu video onde mostro a rapidez a que chego aos 50km/h? demora tipo 3 ou 4 segundos a chegar la... no video talvez nao mas eu nao estava nas melhores das posições(so com uma mao no volante tive de ter cuidado com o punho).
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Pois, tu normalmente entregas a bicicleta ao pessoal na mudança mais baixa das 18 ou 21, para ver uns malhos. Eu já ia prevenidoFidel Escreveu:ha pessoal aqui no forum que por muito pouco nao caiu para traz a fazer um cavalinho(sem crer), assim de repente lembro me do Edu em Esposende que ia dando um grande tombo ... nao te esqueças que um sistema como o meu tens as mudanças, so por ai ja consegues vencer todas as subidas com relativa "pouca" potencia.
O teu sistema tem muita chatice mecânica e não tem travagem regenerativa, que dava um jeitão com as velocidades que atinge: travões de bicicleta não foram feitos pra isso.
Qualquer dia tens que meter um motor hub só para fazer travagem regenerativa.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Nao sei se ganhava alguma coisa com a regenerativa, pelo que tenho lido, nao se ganha assim muito em bikes...
Quanto as chatices mecanicas, sim é verdade, infelizmente... mas se se respeitar certas situações nao se tem problemas, por exemplo o maior problema que eu tenho é mudar a mudança enquanto o motor esta no pico de potencia, logo o que eu faço é espremer as mudanças ao maximo e so ai trocar de velocidade, como tenho feito isto ja nao me lembro da ultima vez que tive chatices mecanicos... mas tenho ai mais umas alterações programadas que vao deixar o sistema mais limpo, mais eficiente, e com menos problemas se se respeitar as "normas" de bom funcionamento .
Quanto as chatices mecanicas, sim é verdade, infelizmente... mas se se respeitar certas situações nao se tem problemas, por exemplo o maior problema que eu tenho é mudar a mudança enquanto o motor esta no pico de potencia, logo o que eu faço é espremer as mudanças ao maximo e so ai trocar de velocidade, como tenho feito isto ja nao me lembro da ultima vez que tive chatices mecanicos... mas tenho ai mais umas alterações programadas que vao deixar o sistema mais limpo, mais eficiente, e com menos problemas se se respeitar as "normas" de bom funcionamento .
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709