omeu futuro veiculo electrico

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »


Avatar do Utilizador

monicasalgado
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1449
Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am
Localização: Paço de Arcos

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por monicasalgado »

boas

tenho que ir aí experimentar esse engenho é genial !!!

posso experimentar??
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

monicasalgado Escreveu:boas

tenho que ir aí experimentar esse engenho é genial !!!

posso experimentar??
olá!
é genial e divertido,só lhe falta o motor eléctrico.
tenho de pedir ajuda aos entendidos aqui do fórum, porque existe uma grande variedade de motores e não sei qual utilizar: convêm que não seja muito caro, que tenha roda livre e alguma potencia. a pedalar já cheguei aos 38kh e com uma pedaleira maior pode passar os 40kh

claro que podes experimentar, só que como já passou o dia sem carros aproveitei para fazer algumas alterações e construir mais duas trikes,
trike-6a.JPG
trike-6a.JPG (33.19 KiB) Visto 8834 vezes
dia sem carros em leiria ( vamos a ver se desta vez acerto com o tamanho da foto)


marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por marado »

boas, esse trabalho está completamente genial!

eu não ambiciono tanto porque acho que minha habilidade não é suficiente

no entanto, ando ás voltas com um atrelado para a minha bike(já tenho um, mas as rodas fazem mto atrito) e tenho pensado em por as rodas 16 de bikes k deixaram aki dos meus sobrinhos e amigos.. porque crescem... , mas as rodas de bike precisam sempre de 2 apoios... é possível contornar essa questão adaptando algo ao eixo convencional ou é preciso mesmo um eixo especial? como o das rodas da frente das tricicletas?
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

marado Escreveu:boas, esse trabalho está completamente genial!

eu não ambiciono tanto porque acho que minha habilidade não é suficiente

no entanto, ando ás voltas com um atrelado para a minha bike(já tenho um, mas as rodas fazem mto atrito) e tenho pensado em por as rodas 16 de bikes k deixaram aki dos meus sobrinhos e amigos.. porque crescem... , mas as rodas de bike precisam sempre de 2 apoios... é possível contornar essa questão adaptando algo ao eixo convencional ou é preciso mesmo um eixo especial? como o das rodas da frente das tricicletas?
boas, "marado"
utilizando o eixo normal apoiado só de um lado ele vai vergar no primeiro buraco da estrada
a solução é utilizar um eixo de mota e dois rolamentos, tenho uma foto na primeira pagina deste tópico.
a habilidade consegue-se fazendo desmontando e voltar a fazer, até estar bom. a persistência leva à perfeição.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

tiengenhocas Escreveu:
marado Escreveu:boas, esse trabalho está completamente genial!

eu não ambiciono tanto porque acho que minha habilidade não é suficiente

no entanto, ando ás voltas com um atrelado para a minha bike(já tenho um, mas as rodas fazem mto atrito) e tenho pensado em por as rodas 16 de bikes k deixaram aki dos meus sobrinhos e amigos.. porque crescem... , mas as rodas de bike precisam sempre de 2 apoios... é possível contornar essa questão adaptando algo ao eixo convencional ou é preciso mesmo um eixo especial? como o das rodas da frente das tricicletas?
boas, "marado"
utilizando o eixo normal apoiado só de um lado ele vai vergar no primeiro buraco da estrada
a solução é utilizar um eixo de mota e dois rolamentos, tenho uma foto na primeira pagina deste tópico.
a habilidade consegue-se fazendo desmontando e voltar a fazer, até estar bom. a persistência leva à perfeição.
esqueci-me de um pequeno pormenor; deve utilizar pneu de estada, o pneu de btt que está muito na moda tem muito atrito e é barulhento. a não ser que esteja careca

bons êxitos na construção


marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por marado »

:idea: esqueci-me de um pequeno pormenor; deve utilizar pneu de estada, o pneu de btt que está muito na moda tem muito atrito e é barulhento. a não ser que esteja careca

bons êxitos na construção
sim, eu sei desse pormenor, aproveitei uns pneus de estrada eu sei á minha custa k com pneus btt o alcatrão parece que tem cola, vou ver se arranjo um eixo de mota.. obrigado
acho tenho de comprar um burro...


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por kidney »

meus parabéns pelo belíssimo trabalho tiengenhocas, realmente os tricículos estão uma verdadeira obra de arte!!! gostaria de ver detalhes sobre os movimentos de direção, se for possível desmontados. desde já agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

kidney Escreveu:meus parabéns pelo belíssimo trabalho tiengenhocas, realmente os tricículos estão uma verdadeira obra de arte!!! gostaria de ver detalhes sobre os movimentos de direção, se for possível desmontados. desde já agradeço.
ok, kidney. obrigado.
a direcção é realmente a parte mais difícil do projecto eu só consegui a terceira ou quarta tentativa, mesmo sabendo o foncionamento deste tipo de direcção.
já andei a ver e não tenho nada desmontado para tirar fotos, mas ver aquilo desmontado ainda lhe faria mais confusão. quando poder vou ao fundo da garagem buscar uma e linpar o pó para tirar umas fotos. agora já começa a apetecer dar umas voltinhas.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por kidney »

muito obrigado pela atenção. queria saber também, como você faz os cortes concavos nas "cabeças" dos tubos nas partes que ficam soldadas aos tubos dos movimentos de direção e central, pois eu já fiz uma pesquisa no google e descobri que o nome dessa operação é "tube miter" ou "tube mitering", lá no google, selecionando images, você pode visualizar diversas máquinas que desempenham esse trabalho, incusive um modo que ultiliza uma furadeira de bancada, porém, eu, fazendo da mesma forma apresentada, não consegui fazer o corte com o serra copo,pois acho que os dentes do mesmo são muito grandes e ficam enganchando ocasionando até sua quebra, acontece o mesmo quando agente tenta serrar tubos de parede fina, com serra grossa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

kidney Escreveu:muito obrigado pela atenção. queria saber também, como você faz os cortes concavos nas "cabeças" dos tubos nas partes que ficam soldadas aos tubos dos movimentos de direção e central, pois eu já fiz uma pesquisa no google e descobri que o nome dessa operação é "tube miter" ou "tube mitering", lá no google, selecionando images, você pode visualizar diversas máquinas que desempenham esse trabalho, incusive um modo que ultiliza uma furadeira de bancada, porém, eu, fazendo da mesma forma apresentada, não consegui fazer o corte com o serra copo,pois acho que os dentes do mesmo são muito grandes e ficam enganchando ocasionando até sua quebra, acontece o mesmo quando agente tenta serrar tubos de parede fina, com serra grossa.
nas primeiras fiz um corte em v depois juntei varios discos de rebarbadora gastos, com a rebarbadora a trabalhar em cima de um bocado de cimento acertei até ficarem com o diametro para eredondar o v
nas ultimas trikes fui a um vizinho que tem fresadora e foi muito mais rápido.

como prometido, aqui ficam algumas fotos da direção
DSCN3087-.jpg
DSCN3087-.jpg (64.1 KiB) Visto 7660 vezes
DSCN3083-.jpg
DSCN3083-.jpg (65.21 KiB) Visto 7660 vezes
DSCN3088-.jpg
DSCN3088-.jpg (58.73 KiB) Visto 7660 vezes


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por kidney »

belíssimo trabalho tiengenhocas. alguém já propôs alguma oferta? de quanto? eu também tenho alguns modelos feitos artesanalmente por mim, mas eu prefiro as lowracers pois são muito rápidas, pesquise images no google: ligfiets; rower poziomy; velo couche; recumbent bike; e também as carenadas: streamliner; velomobile; recumbent fairing. existem uma infinidade de modelos super bacanas. a minha é um clone de uma lowracer denominada lowracer folding, que está no site: wisil projects, prometo que assim que aprender a postar as fotos as postarei aqui, para deixar o amigo à par desse projeto. muito obrigado pela atencão que me é prestada. queria que você desse uma olhada em images do google a tube mitering, pois fiz um tipo rudimentar mas eficiente, o problema é que os dentes do serra-copo são muito grandes, e não consegui encontrar ainda um que tivesse os dentes como os de uma serra 24t, na verdade nem sei se existe.tente registrar-se no fórum reclifórum, a galera lá vai adorar os seus trikes com a mais absoluta certeza.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

kidney Escreveu:belíssimo trabalho tiengenhocas. alguém já propôs alguma oferta? de quanto? eu também tenho alguns modelos feitos artesanalmente por mim, mas eu prefiro as lowracers pois são muito rápidas, pesquise images no google: ligfiets; rower poziomy; velo couche; recumbent bike; e também as carenadas: streamliner; velomobile; recumbent fairing. existem uma infinidade de modelos super bacanas. a minha é um clone de uma lowracer denominada lowracer folding, que está no site: wisil projects, prometo que assim que aprender a postar as fotos as postarei aqui, para deixar o amigo à par desse projeto. muito obrigado pela atencão que me é prestada. queria que você desse uma olhada em images do google a tube mitering, pois fiz um tipo rudimentar mas eficiente, o problema é que os dentes do serra-copo são muito grandes, e não consegui encontrar ainda um que tivesse os dentes como os de uma serra 24t, na verdade nem sei se existe.tente registrar-se no fórum reclifórum, a galera lá vai adorar os seus trikes com a mais absoluta certeza.
viva!... kidney.
tenho andado muito ocupado a inventar, até me esqueci de vir aqui.
bem, tive um pedido para construir 30 por mês. em poucos minutos o individuo fez o calculo do custo do material, do lucro dele e do preço de venda, mas esqueceu-se que eu tinha de ganhar alguma coisa (trabalhar para aqueçer só o esquentador) alem de o pagamento ser só a 90 dias,que facilmente chegaria a 120 dias, quando ele parou de falar eu só disse: não.
já passei muitas vezes pelo reclifórum e vi lá muitas coisas engraçadas. tenho pensado em fazer uma reclinada com o banco a 45 ou 50 centimetros do chão, mas ainda não sei qual o modelo, porque não gosto de andar com os pés muito altos
tenho andado a pesquisar mas até agora ainda não vi nenhuma com motor electrico


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por kidney »

não aguentava mais esperar por uma resposta do amigo. e a respeito do serra-copo? você já viu um com os dentes bem pequenininhos como os de serra de 24t? se souber me indique onde comprar, pois assim, iria agilizar bastante o meu trabalho.obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

kidney Escreveu:não aguentava mais esperar por uma resposta do amigo. e a respeito do serra-copo? você já viu um com os dentes bem pequenininhos como os de serra de 24t? se souber me indique onde comprar, pois assim, iria agilizar bastante o meu trabalho.obrigado.
já procurei,mas não encontrei nada com dentes pequeninos
eu não estou preocupado, vou utilizando a frezadora do vizinho

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

Motor que gostava de aplicar na tricicleta
motor.PNG
motor.PNG (75.57 KiB) Visto 7290 vezes
2ª opção

Imagem



É pena as baterias ainda estarem tão caras


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Fidel »

Boas,
Possivelmente também seria o motor que gostava de meter ai, mas sao muito caros.
Mas visto que tens jeito para a mecânica, soldar, etc... ponha também em hipótese os motores mais convencionais.
olho para isso e imagino logo dois motores de 1000w um de cada lado, logo por traz do assento, um pinhão livre de cada lado da roda.
Ui ui...
Quanto as baterias estou a preparar uma e-bike duas rodas que estou a usar baterias de polímeros de lithium aka "LiPo", tem muita potencia, ocupam mesmo muito pouco espaço, e pesam mesmo muito pouco, o preço e capaz de nao ser muito convidativo mas em comparação com as ditas baterias normais acho que compensam.
Ja agora nao vendes um bicho desses??


Abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

Fidel Escreveu:Boas,
Possivelmente também seria o motor que gostava de meter ai, mas sao muito caros.
Mas visto que tens jeito para a mecânica, soldar, etc... ponha também em hipótese os motores mais convencionais.
olho para isso e imagino logo dois motores de 1000w um de cada lado, logo por traz do assento, um pinhão livre de cada lado da roda.
Ui ui...
Quanto as baterias estou a preparar uma e-bike duas rodas que estou a usar baterias de polímeros de lithium aka "LiPo", tem muita potencia, ocupam mesmo muito pouco espaço, e pesam mesmo muito pouco, o preço e capaz de nao ser muito convidativo mas em comparação com as ditas baterias normais acho que compensam.
Ja agora nao vendes um bicho desses??

bem, não acho que o motor seja caro, o de 1000w com aro custa 250€, kit completo sem bateria 325€, com bateria de 12A 995€, são 670€ para a bateria :? aqui é que dói.
O de 350w são 100€, kit sem aro e sem bateria 139€, com bateria de 10A 539€. As baterias é que ainda pesam muito, na carteira cláro.
Quando pensei em construir as trikes foi para me divertir com o meu filho e os meus sobrinhos,mas eles agora estão mais interessados nas garotas :P, por isso talvez seja uma boa ideia vender algumas para conseguir comprar o kit eléctrico. :idea:
Dois motores de 1000w, não será muita potencia?
E que depois deixo de fazer ginastica a pedalar :roll:


Abraço


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Fidel »

Tiengenhocas Escreveu:
Fidel Escreveu:Boas,
Possivelmente também seria o motor que gostava de meter ai, mas sao muito caros.
Mas visto que tens jeito para a mecânica, soldar, etc... ponha também em hipótese os motores mais convencionais.
olho para isso e imagino logo dois motores de 1000w um de cada lado, logo por traz do assento, um pinhão livre de cada lado da roda.
Ui ui...
Quanto as baterias estou a preparar uma e-bike duas rodas que estou a usar baterias de polímeros de lithium aka "LiPo", tem muita potencia, ocupam mesmo muito pouco espaço, e pesam mesmo muito pouco, o preço e capaz de nao ser muito convidativo mas em comparação com as ditas baterias normais acho que compensam.
Ja agora nao vendes um bicho desses??

bem, não acho que o motor seja caro, o de 1000w com aro custa 250€, kit completo sem bateria 325€, com bateria de 12A 995€, são 670€ para a bateria :? aqui é que dói.
O de 350w são 100€, kit sem aro e sem bateria 139€, com bateria de 10A 539€. As baterias é que ainda pesam muito, na carteira cláro.
Quando pensei em construir as trikes foi para me divertir com o meu filho e os meus sobrinhos,mas eles agora estão mais interessados nas garotas :P, por isso talvez seja uma boa ideia vender algumas para conseguir comprar o kit eléctrico. :idea:
Dois motores de 1000w, não será muita potencia?
E que depois deixo de fazer ginastica a pedalar :roll:


Abraço

Pela experiência que tenho (que ate nem é muita:D) a potência nunca e demais :P .... Quanto a parte de pedalar é coisa que nem gosto muito :D
Se tu achas que isso não é caro tu la sabes posso-te fazer aqui por alto as despesas que tive:
Controlador 720w 60€
Baterias 22.2v 5.2A cada (tenho duas) 60€ o preço é das duas.
Motor de 450w que comprei custou 80€
Acelerador 10€
Os fios arranjei aqui para casa.
Preço final: 210€ preços ja com portes de envio.
E fiz os preços um bocado por cima, se fosse mais rigoroso acredito que descesse alguns euros.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: omeu futuro veiculo electrico

Mensagem por Tiengenhocas »

Gostava de saber um pouco mais sobre essas baterias,ainda não encontrei nada a esse preço.
São redondas ou retangulares?
Isso existe cá ou tem de vir de fora?
A voltagem é um pouco estranha, penso que serão 6 elementos a 3.7 voltes, deve ser possivel juntar mais elementos para outras voltagens. Eu tenho um motor de 28v 300w e tenho outros projetos que só estão parados por falta de baterias a preços acessíveis.
esses motores de 450w e de mil creio que são externos? Portanto não são montados no cubo da roda.
Já agora umas fotos sobre as baterias, motores e bicicleta, tambem dava muito jeito, para vermos esses trabalhos interessantes.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”