Alterar controlador de 48v para 60v


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labutess
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Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Olá,
abri este novo tópico sobre como alterar o controlador da minha scooter,assim toda esta informação fica aqui retida.Volto a pedir os vossos preciosos conhecimentos sobre o assunto e que consiga-mos melhorar uma quase scooter gix :lol:
scooter gix;
motor 48v 250w
4 baterias de 12v 12h + 1 de 6v 12h
roda jante 18"
Controlador;
48v 9A----42v 18A 120º
Anexos
ligações:<br />amarelo,azul,verde--motor<br />encarnado,azul,verde,amarelo,preto---sensores motor<br />encarnado,preto---baterias<br />verde,amarelo,encarnado----acelarador<br />azul,amarelo----km<br />encarnado,preto(finos)--desligado(tem 55v,penso que seja uma saida para ligar um conversor de 48v 12v
ligações:
amarelo,azul,verde--motor
encarnado,azul,verde,amarelo,preto---sensores motor
encarnado,preto---baterias
verde,amarelo,encarnado----acelarador
azul,amarelo----km
encarnado,preto(finos)--desligado(tem 55v,penso que seja uma saida para ligar um conversor de 48v 12v
1351113037541.jpg (35.87 KiB) Visto 8371 vezes
1351112421018.jpg
1351112421018.jpg (45.36 KiB) Visto 8371 vezes
1351112264248.jpg
1351112264248.jpg (45.37 KiB) Visto 8371 vezes


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

tenho
2 condensadores grandes 1000uF63v-feijin
1 condensador medio 470uf63v-feijin
cond. pequenos:
3 cond.--------------47uF50v
1 cond................100uF16v
1 cond................100uf 25v
1cond------------10uf63v
quais devo substituir e com que valores?
o que mais devo substituir para aguentar os 60v(com as baterias carregadas deve chegar aos 70v)
e aumentar os amperes de saida para o motor?
Anexos
1351112621394.jpg
1351112621394.jpg (49.17 KiB) Visto 8358 vezes
1351112211229.jpg
1351112211229.jpg (51.58 KiB) Visto 8358 vezes
1351112763114.jpg
1351112763114.jpg (29.89 KiB) Visto 8358 vezes


Njay
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

Vais aumentar o fluxo de ar? Meter uma sonda de temperatura? Trocar de motor?
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Njay Escreveu:Vais aumentar o fluxo de ar? Meter uma sonda de temperatura? Trocar de motor?
Não,apenas quero que o meu motor de 250w ande um pouco mais.
Quero meter mais uma bateria,mas Não quero queimar o controlador,
por isso tou a pedir ajuda.


Njay
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

E o motor, não achas que o podes queimar, é só o controlador?
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

E o motor, não achas que o podes queimar, é só o controlador?
Pelo menos os caps de 63V devem passar para 100V. Para aumentar a corrente tens que encontrar o shunt e reduzir-lhe a resistência; o shunt é um arco de fio grosso, deve estar no lado esquerdo do controlador junto à borda do PCB mas nas fotos não se vê, deve tar tapado pelos caps grandes.
Reduzir a resistência é por exemplo reduzir o tamanho, soldando-lhe fio de cobre normal em cima; se reduzires o comprimento para metade, o controlador passa a dar o dobro da corrente, é linear. Se eu fosse a ti, 1º ia dar uma volta com umas longas e boas subidas e anotava o aquecimento do controlador e motor. Se não aquecerem muito então há espaço para mais um bocadinho de corrente, e então reduzia o shunt só um bocadinho e ia repetir o teste com exactamente o mesmo percurso e modo de conduzir, etc. Os passos têm mesmo que ser pequenos porque pode ser dificil voltar atrás no shunt; a solda fica agarrada ao shunt e isso reduz-lhe um pouco a resistência.
Melhor ainda era meter um sensor de temperatura no controlador e no motor, mesmo antes das alterações, ara teres noção das temperaturas de antes e de depois e poderes controlar isso a olho.
Boa sorte :)
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jmal
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por jmal »

Njay Escreveu:E o motor, não achas que o podes queimar, é só o controlador?
Pelo menos os caps de 63V devem passar para 100V. Para aumentar a corrente tens que encontrar o shunt e reduzir-lhe a resistência; o shunt é um arco de fio grosso, deve estar no lado esquerdo do controlador junto à borda do PCB mas nas fotos não se vê, deve tar tapado pelos caps grandes.
Reduzir a resistência é por exemplo reduzir o tamanho, soldando-lhe fio de cobre normal em cima; se reduzires o comprimento para metade, o controlador passa a dar o dobro da corrente, é linear. Se eu fosse a ti, 1º ia dar uma volta com umas longas e boas subidas e anotava o aquecimento do controlador e motor. Se não aquecerem muito então há espaço para mais um bocadinho de corrente, e então reduzia o shunt só um bocadinho e ia repetir o teste com exactamente o mesmo percurso e modo de conduzir, etc. Os passos têm mesmo que ser pequenos porque pode ser dificil voltar atrás no shunt; a solda fica agarrada ao shunt e isso reduz-lhe um pouco a resistência.
Melhor ainda era meter um sensor de temperatura no controlador e no motor, mesmo antes das alterações, ara teres noção das temperaturas de antes e de depois e poderes controlar isso a olho.
Boa sorte :)

Sim, mas falta mencionar os mosfets, e fonte ou fontes de alimentação que existirem no controlador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


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labutess
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Njay Escreveu:E o motor, não achas que o podes queimar, é só o controlador?
Tenho visto que há uns modelos destas scooters que vem ja com cabos para se adicionar mais uma bateria,sendo o motor de 48v-250w,
quanto ao arrefecimento,ja abri uns rasgos nos plasticos para que possa entrar mais ar com mais velocidade,
logo ja meto mais fotos


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labutess
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Njay Escreveu:E o motor, não achas que o podes queimar, é só o controlador?
Pelo menos os caps de 63V devem passar para 100V. Para aumentar a corrente tens que encontrar o shunt e reduzir-lhe a resistência; o shunt é um arco de fio grosso, deve estar no lado esquerdo do controlador junto à borda do PCB mas nas fotos não se vê, deve tar tapado pelos caps grandes.
Reduzir a resistência é por exemplo reduzir o tamanho, soldando-lhe fio de cobre normal em cima; se reduzires o comprimento para metade, o controlador passa a dar o dobro da corrente, é linear. Se eu fosse a ti, 1º ia dar uma volta com umas longas e boas subidas e anotava o aquecimento do controlador e motor. Se não aquecerem muito então há espaço para mais um bocadinho de corrente, e então reduzia o shunt só um bocadinho e ia repetir o teste com exactamente o mesmo percurso e modo de conduzir, etc. Os passos têm mesmo que ser pequenos porque pode ser dificil voltar atrás no shunt; a solda fica agarrada ao shunt e isso reduz-lhe um pouco a resistência.
Melhor ainda era meter um sensor de temperatura no controlador e no motor, mesmo antes das alterações, ara teres noção das temperaturas de antes e de depois e poderes controlar isso a olho.
Boa sorte :)
Obrigado pela ajuda :D
é claro que não quero queimar o motor,por isso estou aqui a aprender como o posso fazer e aceitando os conselhos de quem sabe.
Quanto ao shunt:
deverei fazer isso antes de aumentar a voltagem e ver o desempenho em velocidade e força?
parece-me que seja o mais facil de fazer para já e testar.
JUNTO DO SHUNT estão mais dois furos que dá para levar outro shunt, posso meter outro igual á aquele ou será demais?
Anexos
1351196331166.jpg
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

1351196367145.jpg
1351196367145.jpg (36.87 KiB) Visto 8232 vezes
os Mosfet tem esta referencia:
irf1010e
p842d
jog4
deverei substituir por quais?


Njay
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

Pois é jmal, já me esquecia dos MOSFETs, e das fontes. Os MOSFETs tinham que ser mudados de certeza que esses são para 60V se não estou em erro, agora o regulador é que é mais complicado para um leigo.

Mas se for só para aumentar a corrente basta mexer no shunt. Dá mais torque, mas não dá mais velocidade. Os MOSFETs podem aguentar ou não, é ficar de olho na temperatura, fazer o teste progressivo como referi. Recomendo a leitura do endless-sphere.com.
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Jorge Rocha
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Jorge Rocha »

Sem querer desfazer o conhecimento de ninguém, posso dizer algumas coisas que já foram testadas em casos semelhantes.

Condensadores já foram postos á prova com tensões de quase o dobro e sem darem qualquer problema (claro que lhe diminui o seu tempo de vida), mas para esse caso especifico nem será assim tanta a diferença e como prova dada, sei de 2 controladores a rolar, identicos a esse, com mais de um ano em funcionamento, e com 20 celulas de litio. Um deles já chegou a ter 85V em testes, e continua a funcionar normalmente.

Os motores destas bicicletas poderiam até ter o dobro a tensão com potencias de mais de 1000W que seu arrefecimento é incrivel. Posso afirmar que um motor desses depois de fazer 20km seguidos a 42 km/h não ficou mais de morno, e o dia estava quente!

Eu não recomendo esse aumento de velocidade com baterias desse tipo. O seu desgaste aumenta umas vezes mais, apenas aumentando a tensão para os 60V. Essas baterias já estão muito à justa para esse tipo de consumos a 48V. Se lhe aumentarmos a tensão para os 60V a frequencia da rotação aumenta de uns 30%, o que faz dar mais velocidade. Para manter os 32 km/h vamos sopor que é necessário uns 6 Amperes a 48V, mas para manter os 42 km/h sería necessário uns 8 Amperes a 60V.
Numa descarga constante, para essas baterias de 12Ah de Chumbo/gel, os 6A já estão nos limites, imaginem se for com 8A!?
É de fazer uma viagem de uns 10km e as baterias já estarem a ferver... Isto tudo já foi testado por mim, e espero transmitir os conhecimentos para que não seja necessário estragar mais materiais e perder mais tempo. É isso que a comunicação nos dá, como mais valia! Espero que aproveite qualquer coisa...
Tudo por um mundo mais limpo!


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Obrigado
Njay,jmal e Jorge Rocha,pelos vossos preciosos conselhos,
Vou começar a alteração pelo shunt,aumentar um pouco o torque,vendo a temperatura e o consumo de amperes,depois coloco aki os valores para os vossos comentarios.


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Hoje foi dia de testes do controlador (ainda sem alterações) ;)
escolhi um percurso com varias subidas de inclinações variadas,algumas em que o motor parava de andar,isto para medir o consumo, a temperatura do motor e do controlador,percorri 10km no percurso,
sendo 5km com 4 baterias(48v) e os restantes 5km com as 4 baterias de 12v mais uma de 6v.
As condições do teste foram realizadas com vento(+-20kmh) e com a temperatura de +- 15graus.
TESTE a 48v:
o consumo medido nos arranques foi de 19ah,valor maximo que debita em subidas até parar.
Em recta a 30kmh debita 9ah
teste a 54v:
Consumo em arranque 19ah,valor este que não se alterou mesmo por ter mais volts,continuou a NÃO subir certas subidas :(
Em recta a 30kmh debita 8ah, a 35kmh vai aos 9ah.
O controlador encontrava-se tapado pelo amperimetro ,não apanhando deslocação de ar, sendo a sua temperatura normal depois dos 10km, o motor pouco aumentou de temperatura.
Anexos
1351434859598.jpg
1351434859598.jpg (34.38 KiB) Visto 8121 vezes


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

controlador com alteração do shunt :)

O mesmo percurso nas mesmas condições ;)
Dados recolhidos;
O arranque ficou com picos de 60AH,mas estabilizava aos 40AH,
nas subidas em que dantes Não subia ,agora sobe mas a debitar 40ah e se parar e voltar a arrancar,vai
aos 50ah.
NAS rectas,mantem os mesmos 8-9ah com a mesma velocidade maxima de 35kmh (a 54v).
A temperatura do controlador quase nada subiu, mas o motor esse sim,ficou morno,mas fez todas as subidas,varias vezes,com paragens ao meio para logo efectuar os arranques.Arrancou em todas as subidas :D
Fez 10km e ainda tinha baterias para mais,
mas vou alterar novamente o shunt para ter valores inferiores de amperagem
Anexos
coloquei uma ponte ao lado do shunt de metade da sua espessura .
coloquei uma ponte ao lado do shunt de metade da sua espessura .
1351426005124.jpg (34.07 KiB) Visto 8117 vezes


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

Se isso que aí soldaste é um pedaço de fio de cobre, o que tu fizeste foi remover todo e qualquer limite de corrente. Passaram a ser as baterias a limitar a corrente, e se continuares assim elas vão-se embora muito rapidamente. Se tivesses umas baterias de lítio que são capazes de dar muito mais corrente que as chumbo, provavelmente tinhas rebentado com qualquer coisa, e não ser que rebentasse um fusível (isso tem fusível?).

Corrente é torque, por isso, como o controlador limita a corrente, podes colocar as baterias que quiseres que não terás mais força. Se antes tinhas sempre 19A ("ah" não é nada, não existe) e agora chegaste a ter 60A, tiveste 3 vezes mais torque (a relação é proporcional e linear).

http://mae.embeddeddreams.com/2011/09/1 ... -corrente/
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Njay Escreveu:Se isso que aí soldaste é um pedaço de fio de cobre, o que tu fizeste foi remover todo e qualquer limite de corrente. Passaram a ser as baterias a limitar a corrente, e se continuares assim elas vão-se embora muito rapidamente. Se tivesses umas baterias de lítio que são capazes de dar muito mais corrente que as chumbo, provavelmente tinhas rebentado com qualquer coisa, e não ser que rebentasse um fusível (isso tem fusível?).

Corrente é torque, por isso, como o controlador limita a corrente, podes colocar as baterias que quiseres que não terás mais força. Se antes tinhas sempre 19A ("ah" não é nada, não existe) e agora chegaste a ter 60A, tiveste 3 vezes mais torque (a relação é proporcional e linear).

http://mae.embeddeddreams.com/2011/09/1 ... -corrente/

SIM é um fio de cobre,como tinhas falado num post anterior que para aumentar o torque,bastava reduzir o comprimento do shunt ou soldar um fio de cobre por cima, foi o que fiz :oops:
A scooter tem um disjuntor de corte á saida da bateria, mas não sei se corta alguma coisa,marca
6000A.
quanto ao shunt,já fiz outra alteração,não sei se está bem,
se ficasse com 40A maximos.
Anexos
1351433600784.jpg
1351433600784.jpg (32.98 KiB) Visto 8087 vezes


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

Não soldaste por cima, soldaste ao lado. Não, esse "novo" shunt não serve, continua a não haver limitação de corrente. "Soldar por cima" quer dizer literalmente isso, soldar um bocado de cobre em cima do shunt original, efectivamente reduzindo o seu tamanho. Fazendo um "bypass" a uma parte do shunt. Também se pode fazer com um bocado de solda. Exemplos:

http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =2&t=29097
http://www.pedelecs.co.uk/forum/electri ... t-mod.html

Se marca 6000A deve ser um disjuntor para AC, deve ser só pa ligar e desligar e não para protecção.
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

[quote="Njay"]Não soldaste por cima, soldaste ao lado. Não, esse "novo" shunt não serve, continua a não haver limitação de corrente. "Soldar por cima" quer dizer literalmente isso, soldar um bocado de cobre em cima do shunt original, efectivamente reduzindo o seu tamanho. Fazendo um "bypass" a uma parte do shunt. Também se pode fazer com um bocado de solda. Exemplos:

http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =2&t=29097
http://www.pedelecs.co.uk/forum/electri ... t-mod.html

Se marca 6000A deve ser um disjuntor para AC, deve ser só pa ligar e desligar e não para protecção.

Obrigado Njay pelos liks foram mt uteis,
já coloquei um pouco de solda no shut,agora ficou limitada a 30A,valor este que é o mesmo das Nexon.
JÁ foi aqui falado das fontes de alimentação que o controlador tem,terei de alterar as resistencias?
deixo aqui a foto de como ficou :D
Anexos
1351536798230.jpg
1351536798230.jpg (36.17 KiB) Visto 8030 vezes


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Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

labutess Escreveu:JÁ foi aqui falado das fontes de alimentação que o controlador tem,terei de alterar as resistencias?
Isso é só para alterações na tensão. Alterações na corrente basta mexer no shunt.

Ok, 30A, agora tens mais 58% de torque do que inicialmente.
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