DB da Bicimota, powered by Fidel

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Mais um update... agora já esta com um aspeto muito bom (na minha opinião :D), agora acho que já se pode dizer que é o resultado final de todo este tempo de estudo :P.
Aqui ficam umas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

A diferença de peso é que é muita... e é muito peso a traz, tenho de ter cuidado nos arranques.
Em Braga vocês já vão ver como ela se porta :D


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

A verdadeira força da natureza :P

Imagem


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por j_r_m_c »

Fidel,

podes mostrar com mais detalhe a roda livre na pedaleira e onde arranjaste o material?


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

j_r_m_c Escreveu:Fidel,

podes mostrar com mais detalhe a roda livre na pedaleira e onde arranjaste o material?
Arranjei aqui: http://eclipsebikes.com/chainwheel-cran ... rrency=EUR
Se tas com ideia de tentar fazer uma acho que podes esquecer... nao é nada nada facil... quer dizer tambem nao é muito complicado mas é preciso fazer uns furos muito precisos mesmo muito.
Acho que por esse link ja consegues ver as fotos que querias... se precisares de alguma coisa avisa :D


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por j_r_m_c »

consigo fazer furos com precisão,
mas substituímos a nossa pedaleira por esta? ou adaptamos à existente??


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Se consegues e precisares de fotos diz-me... podes ter aqui um futuro comprador, acho essa peça demasiado cara.
O que te mostrei é mesmo para substituir, é uma pedaleira nova.


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por j_r_m_c »

manda fotos para eu ver, e explica como funciona, ainda não percebi bem como fazes as ligações.

também acho muito caro
se não conseguir vou para a mesma solução


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Ligaçoes?? isto não tem ligação nenhuma de especial, é meter a pedaleira ao sitio e meter as correntes, a do motor na roda dentada de fora e a que vai para traz mais junto ao quadro.
Eu tive a pensar bem e ate é capaz de não ser assim tao difícil quanto isso. A unica dificuldade que estou a ver talvez seja o conseguir fazer os dentes numa roda, o ideal era pegar numa roda de inox (talvez, ou outra coisa resistente) e marcar o centro, depois fazer os dentes, depois é tudo relativamente fácil pois podes meter uma roda livre simples e marcar as furações. Mas fazer os dentes é que não deve ser muito facil, eu ja vi um vídeo de uma gajo a fazer uma, mas ja não sei como chegar a esse vídeo. Com um transferidor é capaz de se conseguir marcar, tipo pegar numa chapa quadrada marcar o centro, depois com o transferidor fazer uma circunferência de 15cm de raio, por exemplo, depois nessa circunferência fazer varias circunferências com o passo correcto( medir o passo de uma roda dentada)
Mais uma coisa, se queres fazer uma montagem parecida com a minha podes ter de precisar de meter um movimento pedaleiro "especial" mais comprido do lado esquerdo, para o pedal passar pelo motor sem lhe tocar. Tens esse movimento la no site que te falei.
Agora não consigo tirar as fotos (tou para fora) so la para o fim de semana.


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por j_r_m_c »

tira fotos do detalhe da pedaleira, e qual das dentadas roda livre


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

j_r_m_c Escreveu:tira fotos do detalhe da pedaleira, e qual das dentadas roda livre
Nem de proposito, encontrei agora esta pedaleira roda livre home made: http://endless-sphere.com/forums/viewto ... et#p692216
Tava tentado a pedir ao gajo algumas dicas e fotos mais detalhadas.
e tambem nesta loja: http://www.sjscycles.co.uk/shun-alloy-1 ... prod23859/

As fotos como te tinha dito so para o fim de semana... esta semana estou para Lisboa :(


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Bem, hoje cheguei a marca dos 300000 a electroes... nada mau para uma bicla :P


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Bem, hoje fui dar uma volta em que queria testar a autonomia da bike... quero ter a certeza que no sabado chego a Braga :P...precisava portanto de fazer uns 20 km sem problema nenhum (visto que tenho um carregamento antes de chegar a Braga), ao quilometro 15~16 a bike morreu, deixou de andar por completo, tive a tentar arranjar no local mas nao encontrei o problema, suspeitei de uma fixa entre a alimentação (baterias) e o controlador, nao parecia estar um muito bom estado. Quando cheguei a casa tentei desligar essa fixa, e nao consegui, tive de a desfazer, pensei, ok encontrei o problema, tentei medir a tensao do lado que vem das baterias e nada, nao tinha qualquer tensao. Descobri entao que o problema estava no fusivel, pois é, queimou. Ficam aqui umas fotos do mesmo:
Imagem

Imagem

O problema não me parece que tenha sido de correntes demasiado altas, acho que tinha a ver com um dos lados onde o fusível faz contacto, ate da para perceber pelas fotos que o filamento do fusível não queimou. Eu ja tinha sentido por vezes algumas quebras, o motor parecia desligar-se de vez em quando, mas nunca me preocupei muito, agora ja sei de onde vinha o problema. Quando tiver o fusível novo vou ter de tentar aumentar a areá de contacto entre o fusível e o porta fusível.

Na sexta passada tinha ido a loja de Electronica em Barcelos tentar comprar uns, por azar não tinham de 60A, esta semana vou ter de fazer mais visitas la a loja, vou precisar mesmo deles. :D

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por ICEM4N »

Vieste a pedalar 15kms?????? haaaaa haaa
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

hehehehehhe, tu bem que querias isso :P
Nao, foram mesmo so uns 2 ou 3 kilometros :P e que muito me custaram.

Ja agora, aproveito para dizer que ja tenho outra conversão em mãos, uma bike, agora do meu primo... estou a usar um motor que tinha cá para casa de 450W mas tem uma desmultiplicação de força que ate doí, pelo teste preliminar que fizemos, acho que vai ter mais arranque que a minha.

Estou também a ponderar a conversão de uma Mobile-te da minha namorada, acho que sera um projeto bastante engraçado.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Fidel Escreveu:hehehehehhe,
Ja agora, aproveito para dizer que ja tenho outra conversão em mãos, uma bike, agora do meu primo... estou a usar um motor que tinha cá para casa de 450W mas tem uma desmultiplicação de força que ate doí, pelo teste preliminar que fizemos, acho que vai ter mais arranque que a minha...
Ele não para. Força nisso...
Mas que haja sempre atenção ao material e seu controlo.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por fkd »

dá-lhe com a alma...
NO outro dia mostrei aqui o teu db a um vizinho meu e ele ficou mto entusiasmado com as tuas habilidades... hehhehheh
bom trabalho
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

hehehehehhe

O pessoal aqui da terra também fica todo com cara de "estupido" a olhar para mim a passar, uns riem-se outros ficam muito admirados.
No outro dia a chegar a Apúlia, pela via rápida entre as rotundas da A28 e da Azoria, um BMW encostou-se ao meu lado em andamento a fazer perguntas... claro que não foi fácil de me apanharem :P


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Bem, hoje a Bicimota vai ter a sua verdadeira prova de fogo, ir a Braga e voltar... são cerca de uns 30 e poucos Km para cada lado.
A ver vamos como corre :D

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por fkd »

boa viagem.
também vou para lá daqui a pouco...
até já
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Bem, vamos la contar a historia de ontem... por volta das 9:30 da manha la sai de casa com carga feita e com uma paragem obrigatória a uns 9km de braga... quando a uns 200mts do local de paragem a bike parou, morreu... la fui uns 200mts a pedal e la verifiquei que uma célula tinha queimado... com a ajuda de uma amigo meu la vim a casa buscar duas células cilíndricas de 10A cada para substituir a de 20A que tinha falecido... substitui carreguei e cheguei a braga.
Na conversa com o Jorge Rocha la descobri que o meu problema é que as células não estão bem balanceadas, pensei que o BMS fazia esse trabalho, mas parece que eu devia ter feito um balanceamento quando as células chegaram... não posso culpar muito o BMS pois é um BMS baratucho :(
Neste momento estou a balancear uma a uma, devo ter tudo balanceado so para a semana :P
Á vinda vim acompanhado pelo amigo fkd (muito obrigado :)), pois precisava de iluminação ( o pessoal fica na conversa e nem da por ela que o tempo passa)... mais uma vez a bike morreu a uns 9km de casa, mas desta vez não tinha onde carregar e não morreu nenhuma célula (não puxei tanto depois de dar sinal que ia morrer) ... la tive de ligar a minha irma para me vir buscar...
Conclusão, fiz uns 60Km a eléctrons que podiam ter chegado a 80Km :(

Gostei muito do encontro, gostei muito de conhecer o pessoal que não conhecia, gostei de reencontrar o pessoal que ja conhecia, gostei muito do dono do Nova bar... foi tudo 5* tirando o meu pequeno problema :( mas não ha de ser nada.

Responder

Voltar para “e-bike”