Porque dispara o diferencial?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Porque dispara o diferencial?

Mensagem por areosa »

Boas,
Desde o início do ano, o diferencial que está à saída do inversor da minha micro já disparou 4 vezes sem razão aparente. O que poderá motivar estes disparos casuais? Será que é por ser muito sensível (30 mA)?

Outra questão, que proteções têm nas vossas micros, quer do lado DC, quer do lado AC?

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por visitante1 »

Ó visinho,
do lado dc dijuntores dc adquados, se não tiveres dc poem ac e está resolvido, isso nunca vai disparar e não.
Ainda do lado dc descarregadores de sobretensão, os dc são um disparate de preço por isso normalmente colocam-se ac também!
do lado ac se o inversor tiver isolamento não leva diferencial, só um dijuntor ac,
se não for isolado leva um de 30ma para passar na audiroria e depois altera-se para 300ma.
nao tenhamos ilusões, se for uma trovoada forte não ha proteção que atue, vai tudo para o galheiro!!

Quanto a pergunta prque atua um diferencial, o pricipio da coisa é:
toda a corrente que passa num polo tem que sair no outro, se assim não for o dispositivo deteta fuga e dispara, mas atenção que 30ma qq coisita o faz disparar.
é comum os abelhinhas terem esse feitio, andei a testar um na hidrca que fiz e aquilo nem arrancava com defeito de corrente de fugas
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por Marco P G Silva »

Eu ja tive esse mesmo problema,quando vinha o inverno era quase dia sim dia sim.
Foi subtituido o de 30 por um de 300 e até hoje nunca mais. :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por tavares »

Além do que foi dito acrescento:

Quando o diferencial é colocado numa instalação tb se tem em conta o valor da resistencia de terra , se o valor for baixo um de 300mA é suficiente , mas se o valor for alto tem que se colocar um de 30mA pelo menos, pq tb existe de 10mA .

O diferencial é também considerado um salva-vidas , porque em caso de choque eléctrico por parte de pessoas e animais , ou em caso de passagem á terra no caso de bens , é quem vai actuar .

Trocando um de 30mA por um de 300mA , pode não actuar ou actuar muito tarde , o que põe em risco , pessoas , animais e bens.

É uma troca que tem que ser muito bem ponderada e não empiricamente.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por mcarneiro »

areosa Escreveu:Boas,
Desde o início do ano, o diferencial que está à saída do inversor da minha micro já disparou 4 vezes sem razão aparente. O que poderá motivar estes disparos casuais? Será que é por ser muito sensível (30 mA)?

Outra questão, que proteções têm nas vossas micros, quer do lado DC, quer do lado AC?

Cps, :mrgreen:
Boas ,

isso normalmente tem a ver com humidade , como o diferencial é muito sensivel , se houver humidade no proprio quadro , na cablagem da caixa do contador ou na portinhola , faz disparar o diferencial , como o colega Tavares disse o valor do diferencial , tem directamente a ver com a resistencia da terra , quando o instalador é cuidadoso , normalmente mede a terra para colocar o diferencial apropriado, mas muitos instaladores nem têm equipamento para medir a terra , vão a solução mais facil metem um de 30ma , no meu caso a terra foi medida e foi metido o diferencial 300ma , que é mais que suficiente.

quanto as proteções instaladas tenho :

do lado DC :

quadro com Secceionadores fusiveis nas duas strings.

(pode também levar dijuntores , mas os dijuntores para corrente continua , são estupidamente caros)

do lado AC :

dijuntor 25A - 10Ka , diferencial 25a /300ma, e descarregador T1+T2


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por cupMH »

tavares Escreveu:Além do que foi dito acrescento:

Quando o diferencial é colocado numa instalação tb se tem em conta o valor da resistencia de terra , se o valor for baixo um de 300mA é suficiente , mas se o valor for alto tem que se colocar um de 30mA pelo menos, pq tb existe de 10mA .

O diferencial é também considerado um salva-vidas , porque em caso de choque eléctrico por parte de pessoas e animais , ou em caso de passagem á terra no caso de bens , é quem vai actuar .

Trocando um de 30mA por um de 300mA , pode não actuar ou actuar muito tarde , o que põe em risco , pessoas , animais e bens.

É uma troca que tem que ser muito bem ponderada e não empiricamente.
Exatamente como foi citado....

"O diferencial a usar tem a ver com o valor da terra obtido, aquando da certificação tem de estar conforme as normas após isso caso fique a disparar facilmente normalmente muda-se o diferencial caso não seja possível baixar o valor terra, mas claro É ILEGAL e existe SEMPRE RISCOS"!

Como muitos devem saber, a parte mais importante da instalação deve ser valor terra "PROTEÇÃO" e os certificadores isso não deixam passar...

Agora a minha mera opinião:
Eu não vejo mal nenhum em trocar o diferencial, se está constantemente a disparar troque que dificilmente irá ter problemas pois proteção irá ter sempre, mas claro ter de ter em conta que existe sempre o risco de atuar tarde demais "casos extremos" mas também se vamos pensar nisso não se sai de casa porque podemos ter um acidente...


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por cupMH »

cupMH Escreveu:
tavares Escreveu:Além do que foi dito acrescento:

Quando o diferencial é colocado numa instalação tb se tem em conta o valor da resistencia de terra , se o valor for baixo um de 300mA é suficiente , mas se o valor for alto tem que se colocar um de 30mA pelo menos, pq tb existe de 10mA .

O diferencial é também considerado um salva-vidas , porque em caso de choque eléctrico por parte de pessoas e animais , ou em caso de passagem á terra no caso de bens , é quem vai actuar .

Trocando um de 30mA por um de 300mA , pode não actuar ou actuar muito tarde , o que põe em risco , pessoas , animais e bens.

É uma troca que tem que ser muito bem ponderada e não empiricamente.
Exatamente como foi citado....

"O diferencial a usar tem a ver com o valor da terra obtido, aquando da certificação tem de estar conforme as normas após isso caso fique a disparar facilmente normalmente muda-se o diferencial caso não seja possível baixar o valor terra, mas claro É ILEGAL e existe SEMPRE RISCOS"!

Como muitos devem saber, a parte mais importante da instalação deve ser valor terra "PROTEÇÃO" e os certificadores isso não deixam passar...

Agora a minha mera opinião:
Eu não vejo mal nenhum em trocar o diferencial, se está constantemente a disparar troque que dificilmente irá ter problemas pois proteção irá ter sempre, mas claro tem de ter em conta que existe sempre o risco de atuar tarde demais "casos extremos" mas também se vamos pensar nisso não se sai de casa porque podemos ter um acidente...


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por areosa »

tavares Escreveu:Além do que foi dito acrescento:
Trocando um de 30mA por um de 300mA , pode não actuar ou actuar muito tarde , o que põe em risco , pessoas , animais e bens.
É uma troca que tem que ser muito bem ponderada e não empiricamente.
Pois, o meu receio é esse, é estar a tapar o sol com a peneira, ou seja, ao fazer a troca do diferencial para que não esteja sempre a disparar posso estar a colocar a instalação em risco em vez de procurar a origem do problema e resolvê-lo.
No primeiro ano de funcionamento da instalação, o disparo do diferencial só aconteceu 3 vezes em que, duas delas, aconteceram quando fui dar banho aos painéis. Mas este inverno, talvez por ser mais húmido, tem disparado mais vezes, pelo que suspeito que o problema deve estar relacionado com a humidade devido ao mau isolamento de alguma das fichas da string. Por coincidência (ou não) nos três últimos dias o diferencial voltou a disparar, consequência do mau tempo que se tem feito sentir.

Como é que posso melhorar o isolamento da instalação? Alguma sugestão?

Em relação às proteções, houve um instalador que me disse que do lado DC normalmente não colocava nenhum quadro com seccionadores fusíveis porque o Kaco já tem seccionador instalado... noutras marcas de inversores colocava, quando necessário.
Do lado AC não tenho o descarregador T1+T2 mas estou a ponderar colocar.

Cps :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por PaulOL »

Se bem me recordo, já alguém aqui esteve com esse problema... e o problema estava mesmo numa ficha!

Também noutros casos, houve quem optasse por mudar para 300mA e acabou-se os disparos!... não sei se o sol ficou tapado com uma peneira :) , mas que resultou... ai isso resultou!!! :mrgreen: mas não se pode generalizar!


volcom_DC
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda out 13, 2014 4:14 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por volcom_DC »

Boas,

Tenho uma instalação nova e desde que ligaram a luz no quadro electrico que o diferencial 30mA dispara 2 ou 3 vezes por semana, o instalador disse que pode ser algum electodomestico ou mesmo o motor do portao que esteja a fazer disparar.
Tenho desligado alguns disjuntors um de cada vez para ver qual é que está a fazer disparar mas ainda nao descobri qual é. Às vezes chega a estar uma semana sem disparar.
Não sei se meto um de 300mA?? porque tenho receio que esteja alguma coisa mal ligada, o que acham que devo fazer??

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por Emanuel Couto »

volcom_DC! O (DR) dispara em dias de chuva/humidade ou é sempre! mesmo com bom tempo !?

Um cabo mal isolado pode ser a causa, convinha ver melhor!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por CrOhN »

E desligar os disjuntores um a um pode não ser o suficiente para despistar o problema. A fuga pode estar no lado do neutro.


volcom_DC
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda out 13, 2014 4:14 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por volcom_DC »

Emanuel Couto Escreveu:volcom_DC! O (DR) dispara em dias de chuva/humidade ou é sempre! mesmo com bom tempo !?

Um cabo mal isolado pode ser a causa, convinha ver melhor!

Por acaso tenho notado que dispara em dias de chuva... isso tem haver com os valor da terra?

Nao queria mesmo alterar para um de 300mA...


volcom_DC
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda out 13, 2014 4:14 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por volcom_DC »

CrOhN Escreveu:E desligar os disjuntores um a um pode não ser o suficiente para despistar o problema. A fuga pode estar no lado do neutro.
Pois é que acho que já testei-os todos.

A casa é de primeiro andar e la em cima tenho outro quadro independente que tambem tem um diferencial de protecao de 30mA e esse nunca disparou, só disparou o que está no R/C.

Quer dizer que o problema está no R/C

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por Emanuel Couto »

Maior humidade, maior possibilidade de "fuga" de elétrons para a terra através dela, dispara o (DR)
fazes bem em não trocar! A não ser... vê melhor isso :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por visitante1 »

Diferenciais de 30ma para os locais onde se requer maior segurança, tipo salas de banho
diferenciais de 300ma para o restante

ás vezes os simples filtros RFI que os eletrodomésticos trazem é o bastante para isso disparar.

há mil e uma formas de morrer (onde é que já ouvi isto) essa pode ser uma forma de...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por RJSC »

Os filtros de RFI são de facto a causa de muita fuga para a terra.
Com meia dúzia de equipamentos de laboratório ligados num quadro parcial tenho 8mA medidos de fuga permanente do neutro para a terra.


alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por alexpt »

É normal que nós que não somos instaladores não saibamos o motivo. Eu fico é espantado pelo facto dos instaladores não o saberem.

Resumindo:
" The way PV modules are designed means that they always exhibit capacitance towards their environment. This capacitance is not required for the function of the PV array, but comes about essentially from the mechanical structure of the modules and their installation, and is therefore also known as "parasitic" capacitance. In particular, this capacitance increases with the conductive surfaces present in the the PV array. Consequently, a large, powerful PV field exhibits a correspondingly large parasitic capacitance which will increase even further if the surfaces are damp (e.g. from rain, condensation)."

Explicação detalhada:
http://files.sma.de/dl/7418/Ableitstrom-TI-en-25.pdf

http://www.sma.de/fileadmin/content/glo ... 110430.pdf


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por CrOhN »

E isto acontece em inversores transformerless....


volcom_DC
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda out 13, 2014 4:14 pm

Re: Porque dispara o diferencial?

Mensagem por volcom_DC »

Acho que ainda me falta desligar o frigorífico para ver se continua a disparar... se continuar tenho mesmo de comprar um de 300mA se nao vou andar sempre nisso.. :x

Responder

Voltar para “Micro-Produção”