Mercedes Smart Electric Drive -- comprado em Abril 2013

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por Celestino »

BE-COOL Escreveu:...Para pagar isso preferia o Veeco português que também é de 2 lugares, tem um preço semelhante mas é muito mais eficiente.
Onde é que viu o preço do Veeco?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por BE-COOL »

Tens aqui as características técnicas:

http://www.smart.pt/is-bin/intershop.st ... _flyer.pdf

Sobre a bateria construída pela Deutsche ACCUmotive sabe-se pouco. Nem qual é o material do cátodo consegui descobrir no site oficial.

http://www.accumotive.com/

Quanto ao Veeco.

Na página do facebook o preço falado é de 25.000€, o que para um desportivo eléctrico não me parece desproporcionado, em França com o incentivo de 7.000€ fica em 18.000€.

http://www.facebook.com/projectoveeco?ref=ts&fref=ts
PushEVs.com

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por galt »

É por estas e por outras razões que o descrédito aumenta nas pessoas. Enfim.... empresas francesas.... o costume. :!: :roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por marcopns »

No autosapo surgiu o anuncio de um Tazzari, que nao tem o status do Smart, mas tem tudo o resto em bom!
Aqui está ele: http://auto.sapo.pt/Carros/Tazzari-Zero ... 39267.aspx


Aqui está o registo de um no Spritmonitor com 38 000km.
http://www.spritmonitor.de/en/detail/439200.html

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por serges »

Voltando as specs do smart pois é o pedido feito pelo utilizador...

Vá lá pessoal...

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por marcopns »

Há um post num blog em espanhol.
Resumidamente:
Características técnicas:

Número de asientos: 2
Medidas: Longitud :2.695 mm Anchura :1.559 mm Altura : 1.565 mm
Potencia del Motor: Nominal 35 kW (48 CV) Máxima 55 kW (75 CV)
Velocidad máxima: 120 km/h
Alcanza los 60 km/h en 4,8 segundos y los 100 km/h en 13 segundos.
Autonomía : 140 KM, ciclo NEDC, 17,6KWh de capacidade Deutsche ACCUmotive
Peso en vacío : 975 KG
Precio: desde 18.500 euros (más alquiler de batería de 65€/mes y antes de ayudas)
Para quem quer ler o post completo:
http://www.forococheselectricos.com/201 ... imado.html


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por BE-COOL »

A entrega dos Smart eléctricos está atrasada para o principio do ano que vem.

Parece que o atraso deve-se ao objectivo de ter este carro disponível em 30 países ao mesmo tempo, a fábrica de Hambach está com dificuldade em produzir carros de demonstração suficientes para os concessionários.

http://www.avem.fr/actualite-smart-elec ... -3993.html

Com o BMW i3, Veeco, Smart ED, Volkswagen E-UP e Chevrolet Spark EV entrarem em cena no final de 2013/princípio de 2014 espero que 2014 seja finalmente o ano de afirmação do carro eléctrico.

Pode ser que entretanto o desgoverno actual seja demitido e se retome o projecto mobi.e :D
PushEVs.com


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

BE-COOL Escreveu:A entrega dos Smart eléctricos está atrasada para o principio do ano que vem.
Bolas!
BE-COOL Escreveu:Parece que o atraso deve-se ao objectivo de ter este carro disponível em 30 países ao mesmo tempo, a fábrica de Hambach está com dificuldade em produzir carros de demonstração suficientes para os concessionários.

http://www.avem.fr/actualite-smart-elec ... -3993.html
Isso é uma má e boa notícia em simultâneo :-)
BE-COOL Escreveu:Com o BMW i3, Veeco, Smart ED, Volkswagen E-UP e Chevrolet Spark EV entrarem em cena no final de 2013/princípio de 2014 espero que 2014 seja finalmente o ano de afirmação do carro eléctrico.

Pode ser que entretanto o desgoverno actual seja demitido e se retome o projecto mobi.e :D
Sem dúvida que precisamos de mais apostas/investimentos nos EVs!! -- entretanto sempre conseguimos ter a bicicletas e scooters eléctricas da China (pelo menos é o que vejo, pessoalmente, à minha volta).


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por BE-COOL »

leitao_da_bairrada já conheces o novo carro da Tazzari o EM1? É pequeno e de 2 lugares como queres.

Ao contrário dos modelos Tazzari anteriores o EM1 já pode andar em auto-estrada.

Por utilizar alumínio no seu fabrico é bastante leve, penso que pesa cerca de 540kg, enquanto o Smart ED ronda os 900kg. Uma diferença de 360kg que fazem muita diferença na eficiência de um carro.

http://tazzari-zero.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Tazzari_Zero

A Tazzari é uma marca Italiana de qualidade. A vantagem do Smart ED é o carregador trifásico de 22KWh opcional, mas talvez não estejas interessado nele. Depois também tens o carro eléctrico português leve e aerodinâmico Veeco :)
PushEVs.com


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

BE-COOL Escreveu:leitao_da_bairrada já conheces o novo carro da Tazzari o EM1?
Agradeço a sugestão. A imagem do Tazzari não é a minha favorita, não gosto do conceito. Já tinha visto um à venda usado cá em Portugal.

O Veeco também está longe do que procuro.


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Comprei o carro esta semana, com a bateria incluída - chegará no dia 20. Tive de optar por uma cor disponível/opção existente num outro stand cá em Portugal, só assim o poderia receber em 2 semanas caso contrário teria de ser feita encomenda e esperar pelo menos 3 meses.

Disseram-me que uma bateria nova custa cerce de 18.000€ e que a Mercedes irá também vender baterias recondicionadas por 10.000€ e 5.000€.

Poderia ter feito o renting da bateria mas após ler o contracto mudei de ideias. Fiquei convencido que eu não poderia terminar o contracto, além de haver fortes penalizações se deixasse de pagar as mensalidades - achei-o muito restritivo.
Optei por comprar a bateria, fiquei com a ideia que posso aderir ao renting mais tarde caso necessite (por exemplo, quando esta bateria se estragar ou ficar velha).

Esta semana vi um Citroen eléctrico a circular, passou ao meu lado devagar quando eu estava a andar de bicicleta - é mesmo muito silencioso!! Acredito que vai haver um boom de carros eléctricos durante este ano e o próximo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por serges »

Os meus parabéns...

Aproveito para convidar, assim que chegar, abrir um diario de bordo e por fim se em maio quiser um encontro de VE em Proença a Nova...

Obrigado

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Bateria nova custa cerca de 18.000€!!!!!! Bolas.....

Parabéns pela compra. :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por pafi »

Muitos parabéns!! Mais um VE a rolar!!!
... e ainda vais a tempo de o levar no final do mês para o encontro de Mesas!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por Volt »

Boa sorte com ele. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por galt »

Queremos conhecer o carro.
Parabens. ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

Apesar de eu não gostar nada do conceito deste carro na versão a combustão interna (meio carro a gastar quase tanto como carro inteiro), agrada-me muito na versão eléctrico.
Pena é que eles ainda tenham preferencia por vender os de CI, e por esse motivo elevem muito o preço a estes pequenos utilitários eléctricos!

Muitos parabéns mesmo, pois acredito que seja necessário, (como muma batalha à moda antiga, os guerreiros da linha da frente), correr-se os riscos para os outros depois gloriarem-se!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Agora para o final estive mesmo para não comprar o Smart (e comprar outro tipo o Citroen C0) por verificar o muito pouco espaço de bagageira - não daria para transportar a minha bicicleta Brompton e o transporte dela era uma condição - quero andar sempre com a bicicleta comigo e ter o prazer de a usar sempre que posso.

Felizmente que há mais pessoas com eu e que já tinham tirado fotos e partilhado vídeos da utilização da Brompton e o Smart. Os conceitos do Smart e da Brompton são semelhantes, os dois combinam muito bem :-)

Um vídeo com o título "How to hide a Brompton bike in a Smart car" que foi decisivo para a minha escolha pelo Smart:

Link

E mais tarde, se necessitar, tenho a opção de colocar a minha Brompton eléctrica -- Smart eléctrico + Brompton eléctrica :-)

Link
Anexos
smart_brompton-022-1024x.jpg
smart_brompton-01-1024x.jpg
smart_brompton-01-1024x.jpg (132.21 KiB) Visto 3853 vezes
Última edição por leitao_da_bairrada em domingo abr 07, 2013 5:41 pm, editado 1 vez no total.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por RJSC »

Jorge Rocha Escreveu:meio carro a gastar quase tanto como carro inteiro
Eu suspeito que isso também seja válido na versão elétrica...

É pouco aerodinâmico:

O Smart Fortwo tem um coeficiente de atrito viscoso com o ar de 0,38, um Nissan Leaf, 0,28.


Autor do tópico
leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Questões sobre o carro Smart Eléctrico

Mensagem por leitao_da_bairrada »

"Encontrei" um documento com o título: "Introduction of the smart fortwo electric drive (3rd generation) Model series 451". Não posso partilhar o documento porque quem mo passou pediu para o não fazer.

Introdução:
Dear Reader,
This Introduction into Service Manual presents the 3rd generation of the smart fortwo electric drive of model series 451. The purpose of this brochure is to acquaint you with the technical highlights of this new vehicle in advance of its market launch. This brochure is intended to provide information for people employed in service or maintenance/repair as well as for aftersales staff.


Innovations
• Water-cooled 3-phase AC motor with 35 kW continuous output and 55 kW peak output
• Single stage transmission with integrated bevel gear differential
• Water-cooled high-voltage battery (lithium-ion battery) of the latest generation with high energy density
• Charging of high-voltage battery through regenerative braking
• Electrically powered refrigerant compressor for interior and battery cooling (only with code (V03) Battery cooling system)


Due to the output characteristics of the electric motor, the smart fortwo electric drive only requires a single fixed transmission ratio. This makes gearshifting unnecessary. The motor changes its direction of rotation for reverse travel. The high-voltage battery is installed between the axles in the underfloor instead of a fuel tank. The electric drive does not result in any space-related limitations for the smart fortwo electric drive; the interior compartment and trunk are exactly the same size as on a smart fortwo with combustion engine.

Maintenance concept
The maintenance concept mainly differs in terms of the maintenance performed on the drive system. In contrast to a vehicle driven by a combustion engine, the electric drive is largely maintenance free.

In addition to a visual inspection for damage and leaks as well as checking, refilling or replacing operating fluids and electronic battery testing, only the desiccant cartridge of the high-voltage battery has to be replaced.

Responder

Voltar para “Automóveis”