Jorge Rocha Escreveu:sugarstorm Escreveu:
Depende Jorge. Nas Vectrix as prismáticas normais podem ser curtas. O jmal já viu picos de mais de 200 amperes! Isto apesar de no dia a dia o consumo, mesmo em subidas não passar em andamento normal de 80A. Foi o máximo que já vi.
Se se colocar numa conversão umas 40Ah, a 3C são 120A. Logo pode ser curto.
Aliás, para mim, um dos problemas nunca falados das Vectrix Nimh é terem células de 30Ah que só devem ser descarregadas a 2C...
Já por isso não falo em Amperes! Refiro sempre os KWh pois isso é o que conta (sem termos de aplicar a lei de Ohm).
Eu sou a pessoa quem mais tende para aumentar a capacidade aos VE´s, por isso mesmo defendo que se deva colocar uma capacidade de KWh suficiente para os mais variados tipos de condução, percursos, temperaturas, carregamentos, etc...
Para uma Vectrix ficar com uma capacidade suficiente para fazer 100Km seguidos sem estar sempre controlar a velocidade, nunca teria menos de 8KWh. Dividindo os 8KWh por 42 células e pela tensão das mesmas sendo LiFePO4, (3,2V) teríamos então o valor da capacidade de uma célula em Ah, que seria aproximadamente de 60Ah.
Ora se escolhermos umas LiFePO4 das mais baratas (Sinopoly, por exemplo), ainda assim teremos uma boa capacidade de pico (5C = 40KW) mesmo que seja por 10 segundos (que já dava para colocar a mota desde parada a mais de 100Km/h), é que são 55CV de força disponíveis!
Já agora estes 8KWh custariam por volta dos 3200€ e cabem com toda a certeza na Vectrix, sendo ainda mais leves que a versão original NiMh em mais de 10Kg. Como têm 2000 ciclos, daria para fazer percorrer 200 mil km!
Ai se eu apanhasse uma Vectrix sem baterias e a bom preço...
Jorge, não podes fazer as contas em kw porque nenhum controlador mede em kw para determinar cortes e comportamentos, tens sempre de usar amperes e volts, e contas em kw normalmente saem furadas como a que fizeste, 5C (apesar de não os darem, tal como as a123 não dão 30C) seriam na melhor das hipóteses uns 31 kw, o que já era muito aceitável para a vectrix, com as baterias de origem (NIMH) não chega a esse valor, e as novas Li e Li+ ainda mais abaixo fica.
Mas considerando os 3C, e usando a lei do Ohm, temos de considerar que quanto mais amperes retiramos, mais baixa é a tensão, eu uso como referência a tensão mínima e a descarga máxima que os fabricantes disponibilizam, ou seja, o máximo de descarga em C's contínuos com equivalência à mínima tensão de corte, e se fizerem o teste não foge muito quando carregadas, ou seja, uma bateria destas (sinopoly 60ah) a descarregar 180 amperes contínuos, tem no inicio da descarga 2.8 volts, portanto 2.8 * 42 * 180 = 21168 watts.
É suficiente, apesar de ficar com menos potência do que com Nimh, mas temos outros problemas, como o de espaço, houve alguém que já meteu 60 ah, mas teve de aumentar o compartimento em altura, alterado o aspeto e o mais importante, alterou o centro de gravidade, apesar de terem menos peso, o peso ficam mais alto, o que vai destabilizar a ciclística da vectrix, e quem a conhece sabe bem que isso é um dos seus pontos fortes.
Depois temos o problema de duração, elas fazem 2000 ciclos, certo, mas a quantos C's, no PDF diz 2000 ciclos 0.3 C 80%, ora isso nem para andar a 30 kmh chega, e as nimh têm maior duração, > 1500 ciclos 80% 1C, se formos a ver, isto ultrapassa em muito a duração das sinopoly, e sabendo o que as nimh andam a durar nas vectrix, não sei, mas cada um que tire as suas conclusões.