Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por jmal »

Tópico movido
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por sugarstorm »

Malta, não se zanguem! :lol: :lol: :lol:

É facto que as prismáticas cabem lá. Existem várias conversões de com 40, 50 e 60Ah sem grandes modificações.
Até de 70Ah, mas com grandes modificações! :shock:

Agora é inegável que as A123 são de longe a melhor opção para as Vectrix.
Se me perguntarem se perfiro umas prismáticas de 40Ah na minha Nimh? Sim. Porque as minhas baterias já dão sinais de cansaço.
Mas se puder escolher entre prismáticas ou A123 (mesmo um pouco mais caras), vou pelas A123.
As motos do serges/jmap provam que é uma solução fantástica!

Ó jmal, e porque não uma solução de 42 prismáticas em série e mais umas células A123 em paralelo? Assim ficava tudo contente :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por jmal »

sugarstorm Escreveu:Malta, não se zanguem! :lol: :lol: :lol:

É facto que as prismáticas cabem lá. Existem várias conversões de com 40, 50 e 60Ah sem grandes modificações.
Até de 70Ah, mas com grandes modificações! :shock:

Agora é inegável que as A123 são de longe a melhor opção para as Vectrix.
Se me perguntarem se perfiro umas prismáticas de 40Ah na minha Nimh? Sim. Porque as minhas baterias já dão sinais de cansaço.
Mas se puder escolher entre prismáticas ou A123 (mesmo um pouco mais caras), vou pelas A123.
As motos do serges/jmap provam que é uma solução fantástica!

Ó jmal, e porque não uma solução de 42 prismáticas em série e mais umas células A123 em paralelo? Assim ficava tudo contente :D
Ninguém se zanga, estamos a discutir ideias e conceitos.

Porque obriga a ter 2 bms, um para cada tipo de elementos, isto porque como têm resistencias internas diferentes, as de menor resistência esgotavam.se primeiro, o que obrigaria a 2 packs distintos, nas a123 teria menos uma ou 2 células para compensar a diferença, depois o comportamento não seria muito diferente do que falei anteriormente, porque as prismáticas da winston, sinopoly e outras, têm uma resistência interna alta em relação ás nimh e a123, portanto enquanto houve-se capacidade nas a123 a mota andava bem, depois passava a rolar com potência limitada. Para quem não precisar de velocidade e potência pode ser uma solução, mas continuo a salientar que a duração delas não serão muito diferentes das nimh,

Na bereco evo tive essa solução, 22 celulas 40 ah winston com 22 células a123 8ah, e era o que acontecia, quando se acabava as a123, a mota parecia que tinha perdido a bateria pelo caminho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Nunio »

Uma dúvida em relação à utilização/duração das baterias.

O que é mais prejudicial? Descargas profundas a poucos C, ou descargas pouco profundas a muitos C?

Alguém tem essa noção/experiência?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunio Escreveu:Uma dúvida em relação à utilização/duração das baterias.

O que é mais prejudicial? Descargas profundas a poucos C, ou descargas pouco profundas a muitos C?

Alguém tem essa noção/experiência?
Muito boa pergunta esta!Também gostava de ver testes feitos neste sentido...


Eu imagino que seja mais grave as descargas a muitos C´s , pois isso implica um aquecimento interno da célula e consequentemente sua oxidação (reação quimica), mas tudo depende do quanto profundas são as descargas e de que "muitos" C´s falamos...
Penso também ser muito importante não abusar nos carregamentos!

Para não haver este tipo de preocupação, deveria existir uma capacidade de baterias mais do suficientes para que nunca se conseguisse abusar dos C´s nas cargas e nas descargas. Desse modo, quando se andasse em condução mais moderada, mesmo numa descarga profunda, não seria tanto o seu desgaste, pois sua tensão andaria sempre elevada, e sua temperatura interna, sempre baixa!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Nunio »

Então achas que fazer descargas a C máx continuo (não de pico) e 50% profundidade é mais prejudicial que descargas C nominal e 100% profundidade? Por exemplo...

Eu tenho a noção que muita gente se preocupa em descarregar pouco as baterias, mas não olham aos C.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Nunio »

A minha única experiência foi com a Bereco 2.5 kitada.
Tinha baterias de chumbo 40ah e fazia frequentemente descargas de 80A.
Por outro lado, tinha autonomia máx. de 40kms (de origem) e fazia frequentemente mais de 30kms.

Conclusão: Ao fim de 4500 kms tinha autonomia para pouco mais de 10 kms e a descer a cada dia.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por jmal »

Não existem dados concretos em relação a isso, mas facilmente podemos chegar a algumas conclusões analisando os dados disponíveis à nossa volta, tanto um efeito como o outro são prejudiciais, qual o mais redutor de vida ? é certamente o das descargas a muitos C's, basta verificar que raramente os fabricantes mostram dados da vida das baterias quando se trata de muitos C's, até agora só a a123 apresentava estimativa de duração para descargas de 10C e cargas a 2C, com estimativa de vida acima de 1000 ciclos com capacidade restante de 80%.

O efeito de deterioração tem a ver com o calor, além de outros menores, quando se descarrega a uma taxa mais elevada de amperes, as baterias são menos eficientes, e as perdas são calor, portanto quanto mais C's capazes, menos resistência interna, menos perdas em aquecimento.

Usar packs maiores para durarem mais ? quanto a mim isso não é um ponto decisivo, porque á partida também vou gastar mais para durar mais, acho que os packs devem ser dimensionados conforme a utilização em termos de autonomia necessária, não ter um pack para 100 kms quando se usa apenas 50, e se usa 100 uma ou 2 vezes por ano, quanto a mim é um erro, porque andamos a carregar o dobro daquilo que é necessário, com duplicidade em todos os aspetos; custo, duração, eficiência, peso, etc.

A tecnologia de baterias continua a evoluir, ainda estamos muito longe de uma tecnologia que sirva todos os propósitos e necessidades, mas estamos a evoluir, portanto temos de usar e abusar das nossas baterias para que o mercado também evolua.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Jorge Rocha »

Dou-te razão em quase tudo! Verifica os exemplos das motas com motores de 5KW e com apenas 3KWh de ThunderSky e compara-as com suas irmãs de 4,6KWh. Eu já verifiquei que muitas das que apenas têm os 3KWh com menos de 30 mil km já manifestam velhice (perda de capacidade, resistencia interna mais alta, auto-descarga maior, etc), e nas de 4,6KWh ainda não encontrei casos deste e mesmo tendo mais km!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Nunio »

Jorge, nesses motores de 5kw que falas, qual é o máx que se consegue puxar?
Os 5kw são nominais, certo?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunio Escreveu:Jorge, nesses motores de 5kw que falas, qual é o máx que se consegue puxar?
Os 5kw são nominais, certo?
Os 5KW, na tensão devida, é a potencia para qual o motor foi construído, suportando assim o seu próprio aquecimento, em situações normais, claro!

Na mota do ogadiv, ainda antes de estar limitada pela programação no controlador, chegou a puxar 300A em tempo de 1 segundo, depois foi sempre a descer até aos 70A, quando atinge a velocidade máxima de 90Km/h.

Para que se proteja com saúde o motor, deveríamos cortar na sua potencia para uns 70A de maximo! Mesmo assim seria necessário, em dias de muito calor, ter algum controle no acelerador.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comparativo: Baterias de carros eléctricos

Mensagem por Nunio »

Então esses motores puxam sempre mais de 2C nas ThunderSky de 40A.
Sendo o "standard" 0,5C e o máx 3C, pode dizer-se que andam sempre no limite.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por david_neves »

Jorge Rocha Escreveu:Cada um faz as contas que mais lhe convém!
Eu já fiz um teste a uma celula das sinopoly de 100Ah, e constatei que com 1C de descarga continua retirei 110Ah e sua tensão nunca foi inferior a 3,2v até aos 90% e nos restantes nunca baixou dos 3v. Ainda tinha mais umas migalhas, mas não quis espremer mais a laranja!
Portanto 1C de descarga seria sempre mais de 8KW e os 0,3C daria por volta dos 2,66KW que já daria para manter uma velocidade superior a 60Km/h.

Depois sabendo que a autonomia de umas NiMh ronda os 40Km (isto desde que se tenha feito recentemente uma limpeza da sua memoria) e com estas sinopoly seria de 100km (sem qualquer tipo de preocupação com memorias) mesmo que fizesse apenas 1000 ciclos seriam 100 mil km, mas muito mais garantidos que os 1500 ciclos a 40km que daria apenas 60 mil km!

Também já estive a cubicar a caixa e verifico que com as sinopoly de 60Ah ainda sobraria espaço na caixa onde estão as NiMh!
Isso das sinopoly terem mais amperes é verdade ja tinha lido la fora, existe dois modelos de 60ah.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”