Para saber mais detalhes técnicos sobre a viatura, deixo alguns recursos que eu próprio usei para estudar o caso:
- Catálogo Oficial em PDF
- Owners Manual 2014MY
- Workshop / Technical Manual
- myoutlanderphev.com - Gráficos e imagens técnicas
- km77.com - Informação técnica
- km77.com - Experiência de condução
- CAR produtcts - Um teste bastante completo (e honesto)
- youtube - Diversos vídeos disponíveis (não ignorar idiomas diferentes de EN
- Fotos diversas com boa qualidade
- Vantagens fiscalidade verde 2015 no patamar <35.000€
- Viaturas atuais, a gasóleo, com mais de 10 anos cada
- Tecnologia de ponta, nomeadamente a elétrica-híbrida
- Silêncio / suavidade / simplicidade na condução
- Perfil de utilização adequado às capacidades da viatura
Depois de um pouco mais de 1200 km, ainda só levou 20 EUR de gasolina, sobretudo devido a deslizes: esquecer de carregar, um pouco mais de pressa, etc.
Consigo fazer, consecutivamente, 50 km com uma carga completa.
Contas feitas: 50km = 10kWh x 0,1543 €/kWh = 1,55 € + IVA = 1,90 €
O que resulta em aproximadamente 4 € / 100km
Pensando em termos de carros a gasóleo, teremos um consumo elétrico equivalente ao gasóleo a rondar os 3,5 litros / 100 km.
É possível reduzir ainda mais os custos acumulando duas situações:
- Carregar em tarifa biohorária (0,098 € / kWh)
- Carregar nos postos MOBI.e
Uma nota relevante para a questão do consumo elétrico:
Só é possível chegar aos 50km por carga da seguinte forma:
- Poucas subidas e, quando as há, não ultrapassar os 55km/h
- Velocidade máxima de 70km/h em retas
- Velocidade máxima até 100km/h quando embalado devido a alguma descida
- Travagem suave apenas com regeneração, mesmo usando o pé
- Climatização desligada, e janelas / teto pouco abertos
- Modo Eco, obviamente
- Olhos sempre em cima do ponteiro do consumo, evitando que ultrapasse o "O" de Eco (de preferência sempre abaixo)
E, se pensarmos em contas novamente, com a condução sem preocupações salta-se para a fasquia equivalente ao gasóleo de 5,5 a 6 litros / 100km.
Não estou aqui a considerar o consumo de gasolina, pois a ideia é que o motor de combustão interna sirva apenas para os casos excecionais. Tanto mais que nem tenho experiência / dados para partilhar sobre o consumo do mesmo. Ainda bem...
Mudando de tema, e também de perfil:
Os pontos fortes que corresponderam / superaram as minhas expetativas:
- Conforto: nas reviews lê-se muitas vezes que o carro é duro. Para mim está muito bom, pois absorve bem as irregularidades, não adorna em demasia, e dá sensação de segurança. Talvez o termo de comparação não seja o melhor e a área é bastante subjetiva, mas superou.
O silêncio do motor e a caixa automática tornam a condução diária muito mais agradável. - Multimedia: mais uma área em que as reviews diziam que era lento, não ligava com os telefones, etc, etc. Não tive qualquer problema, a qualidade do audio bluetooth é muito boa no telefone (iphone) mas fraquinha num tablet de gama baixa (insys). A navegação funciona muito bem.
- Exclusividade: são muitas as opiniões negativas sobre o aspeto pouco moderno do phev. A minha experiência na rua é que não deixa as pessoas indiferentes: não é um modelo muito visto, dá a sensação de ser um carro grande, e os conhecedores (EV) reconhecem as letras azuis. Isto é tudo muito subjetivo, mas não fica atrás dos já muito vistos Q's, X's e afins.
- Tecnologia: sem dúvida uma montra entusiasmante para se tirar partido: desde a gestão da energia aos radares de proximidade e velocidade de cruzeiro, todas as funcionalidades são surpresas a descobrir todos os dias.
- Qualidade: os materiais, a construção, os ruídos, os acabamentos, deixam muito a desejar no pacote global. Cabeças de parafusos por tapar, cabos elétricos coloridos debaixo dos tapetes, cabos dobrados prontos a descarnar, plásticos duros que se riscam à primeira pisadela. Certamente que o ambiente tecnológico e os bancos em pele disfarçam, mas infelizmente está bem presente a contenção de custos.
- Consumos: se houver desleixo com os carregamentos e/ou pouco cuidado na condução, os consumos serão facilmente superiores à versão diesel. O peso é a principal razão, mas cabe ao perfil do condutor tirar o melhor partido.
- Rede de carregamento: embora não seja "culpa" do phev, nesta zona do país a rede é praticamente nula e tenho tido más experiências com os locais onde existe. Isto é um claro entrave para quem considera este tipo de viatura.
- Remote wifi: Esta funcionalidade tem muito pouca aplicabilidade. Se estamos em casa e com alcance, não precisamos de aceder remotamente, pois já se programou ou deixou a carro a carregar. Se o carro ficou a carregar na rua, não temos acesso devido ao curto alcance da rede.
Para terminar, e olhando para o horizonte que o PHEV observava nas imagens anteriores:
Com um valor abaixo dos 35.000 + IVA, e adaptando um perfil de utilização adequado, é uma aposta ganha.
Proponho-me a atualizar este DB sempre que se justificar (report de consumos, problemas, descobertas, etc.), e responder a todas as questões a quem tenha dúvidas ou curiosidades sobre o modelo.
Tenho como projeto em curso juntar as ferramentas necessárias para o login remoto na rede Wifi do veículo e, dessa forma, poder consultar o estado da carga onde quer que esteja.
t+