BMW i3 REx
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BMW i3 REx
Vivas a todos. .
Como grande parte dos aficionados por estas novas tecnologias para a mobilidade, eu já tinha testado o i3 sem o REx (Range Extender). Adorei o carro. É divertido de conduzir; Potente; Ágil. Enfim, tem tudo o que a BMW já nos habituou a nível de qualidade e inovação, mas com um preço muito mais elevado do que os seus concorrentes mais próximos. É bom, mas caro.
O modelo com o REx é ainda mais caro, mas deixou-me siderado! O sistema está fantástico. O motor 650cc da Maxi-Scooter desportiva/turística da BMW, equipa a traseira do i3 e serve, juntamente com o depósito de 9 litros de gasolina, como uma magnífica reserva de 150 km, a juntar aos já 150 km de autonomia eléctrica existente. Não temos um gerador/carregador de bateria, nem um motor que vá às rodas auxiliar o sistema eléctrico. Nada disso! Temos um "gerador" que mantém a carga da bateria, sempre que pressionamos o botão respectivo.
Claro que, se andarmos depressa, o "gerador" não consegue carregar à mesma velocidade com que gastamos a energia das baterias. Mas acreditem que, se usarmos o sistema com inteligência, podemos fazer muitas centenas de quilómetros sem andar devagar.
E é mesmo por aqui que vou começar. Apesar de este (o branco) não ter sido o primeiro i3 com REx que testei, foi neste que fiz os testes mais interessantes.
Deixem-me apenas começar por agradecer à Santogal (que está a explorar o Stand BMW i da Avenida da República em Lisboa), visto que me emprestaram um dos seus veículos para essa minha primeira experiência, e à ZEEV, que além do excelente trabalho que tem feito representando várias marcas de veículos (carros, motos e bicicletas) eléctricos, também me emprestou o i3 que me permitiu os segundos testes.
Fotos do primeiro REx, o cinza:
Fotos do segundo REx, o branco:
Com o branco, fiz mais de 500 km seguidos (sim, mais de meio milhar de quilómetros) sem ter um carregador disponível (não há ainda carregadores rápidos a sul de Lisboa) e com pressa (autoestrada A2 sempre a uma velocidade ligeiramente alta).
-- Foto do display em andamento. Comecei por sair com cerca de 85% do depósito de gasolina e 100% do "depósito" eléctrico. Apanhei a A2 e fui a uma velocidade fixa ligeiramente acima do normal... Liguei o REx quando tinha cerca de 70% da carga. Ao fim de 98 quilómetros de percurso, na AS de Grândola, fui meter gasolina. Estava com 30% de gasolina e 55% de bateria. Meti 7 litros e continuei ao mesmo ritmo.
-- Foto interessante do display mostrando o ponto dos 70% onde fixei o manter carga e o que faltava carregar até lá chegar. Passado 82 quilómetros estava na AS de Almodôvar com cerca de 35% de gasolina e 32% de bateria. Meti mais 6 litros e meio e continuei. Saí em Silves e fiz o resto por nacional.
-- Foto do abastecimento na AS. Cheguei a Portimão, tratei das coisas que tinha de tratar e pouco depois regressei fazendo o caminho inverso. Desta vez não entrei na A2 em Silves, fiz um pouco mais de nacional. Abasteci em São Marcos da Serra. Foram mais 115 km. Estava com 15% de gasolina e 26% de bateria. Meti 8 litros e segui. A meio do Alentejo entrei na A2. Não me recordo bem onde.
-- Foto com os painéis do restaurante da Mimosa onde já carreguei com a Vectrix. Cheguei à AS de Alcácer do Sal e voltei a abastecer. Foram mais 134 km. Desta vez, já tinha apenas 10% de gasolina (estava mais confiante!) e 24% de bateria. Meti 8 litros e meio e continuei até casa. Quando estava quase a chegar e vi que tinha autonomia eléctrica suficiente, resolvi desligar o REx. Cheguei com 55% de gasolina e 7% de bateria. Finalizei este teste e o carro passou a noite a repor os 100% de carga na bateria (foram mais de 20 kWh).
-- Foto do i3 white estacionado. 512 km seguidos num carro eléctrico com extensor. Um "depósito" eléctrico gasto juntamente com 32 litros de gasolina (30 durante a viagem e mais cerca de 2 que já lá estavam antes). E saí da Margem-Sul com pouco mais de duas horas para chegar ao Algarve. Não me atrasei. 5*.
.
PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
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O modelo com o REx é ainda mais caro, mas deixou-me siderado! O sistema está fantástico. O motor 650cc da Maxi-Scooter desportiva/turística da BMW, equipa a traseira do i3 e serve, juntamente com o depósito de 9 litros de gasolina, como uma magnífica reserva de 150 km, a juntar aos já 150 km de autonomia eléctrica existente. Não temos um gerador/carregador de bateria, nem um motor que vá às rodas auxiliar o sistema eléctrico. Nada disso! Temos um "gerador" que mantém a carga da bateria, sempre que pressionamos o botão respectivo.
Claro que, se andarmos depressa, o "gerador" não consegue carregar à mesma velocidade com que gastamos a energia das baterias. Mas acreditem que, se usarmos o sistema com inteligência, podemos fazer muitas centenas de quilómetros sem andar devagar.
E é mesmo por aqui que vou começar. Apesar de este (o branco) não ter sido o primeiro i3 com REx que testei, foi neste que fiz os testes mais interessantes.
Deixem-me apenas começar por agradecer à Santogal (que está a explorar o Stand BMW i da Avenida da República em Lisboa), visto que me emprestaram um dos seus veículos para essa minha primeira experiência, e à ZEEV, que além do excelente trabalho que tem feito representando várias marcas de veículos (carros, motos e bicicletas) eléctricos, também me emprestou o i3 que me permitiu os segundos testes.
Fotos do primeiro REx, o cinza:
Fotos do segundo REx, o branco:
Com o branco, fiz mais de 500 km seguidos (sim, mais de meio milhar de quilómetros) sem ter um carregador disponível (não há ainda carregadores rápidos a sul de Lisboa) e com pressa (autoestrada A2 sempre a uma velocidade ligeiramente alta).
-- Foto do display em andamento. Comecei por sair com cerca de 85% do depósito de gasolina e 100% do "depósito" eléctrico. Apanhei a A2 e fui a uma velocidade fixa ligeiramente acima do normal... Liguei o REx quando tinha cerca de 70% da carga. Ao fim de 98 quilómetros de percurso, na AS de Grândola, fui meter gasolina. Estava com 30% de gasolina e 55% de bateria. Meti 7 litros e continuei ao mesmo ritmo.
-- Foto interessante do display mostrando o ponto dos 70% onde fixei o manter carga e o que faltava carregar até lá chegar. Passado 82 quilómetros estava na AS de Almodôvar com cerca de 35% de gasolina e 32% de bateria. Meti mais 6 litros e meio e continuei. Saí em Silves e fiz o resto por nacional.
-- Foto do abastecimento na AS. Cheguei a Portimão, tratei das coisas que tinha de tratar e pouco depois regressei fazendo o caminho inverso. Desta vez não entrei na A2 em Silves, fiz um pouco mais de nacional. Abasteci em São Marcos da Serra. Foram mais 115 km. Estava com 15% de gasolina e 26% de bateria. Meti 8 litros e segui. A meio do Alentejo entrei na A2. Não me recordo bem onde.
-- Foto com os painéis do restaurante da Mimosa onde já carreguei com a Vectrix. Cheguei à AS de Alcácer do Sal e voltei a abastecer. Foram mais 134 km. Desta vez, já tinha apenas 10% de gasolina (estava mais confiante!) e 24% de bateria. Meti 8 litros e meio e continuei até casa. Quando estava quase a chegar e vi que tinha autonomia eléctrica suficiente, resolvi desligar o REx. Cheguei com 55% de gasolina e 7% de bateria. Finalizei este teste e o carro passou a noite a repor os 100% de carga na bateria (foram mais de 20 kWh).
-- Foto do i3 white estacionado. 512 km seguidos num carro eléctrico com extensor. Um "depósito" eléctrico gasto juntamente com 32 litros de gasolina (30 durante a viagem e mais cerca de 2 que já lá estavam antes). E saí da Margem-Sul com pouco mais de duas horas para chegar ao Algarve. Não me atrasei. 5*.
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PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: BMW i3 REx
Irei continuar este teste e darei mais informações em breve.
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Re: BMW i3 REx
Genial! Finalmente um teste que responde às minhas dúvidas sobre o i3 com Rex!
Sabes quanto paga de iuc?
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www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
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Re: BMW i3 REx
A mota da BMW paga 50 euros. O carro pagará certamente menos. Mas assim que souber ao certo, venho cá dizer.
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Re: BMW i3 REx
Claro que sim!!, acho que ninguém aqui se atreveria pensar outra coisaVolt Escreveu:Vivas a todos.
PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
por falar nisso... que calor que está
e já agora parabéns por esses km todos ao volante da maquina
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
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Re: BMW i3 REx
i3+EXA IUC = 97,82€jasmim Escreveu:Sabes quanto paga de iuc?
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: BMW i3 REx
Pensava que era menos... :-/
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Re: BMW i3 REx
E no final que média fizeste no depósito a gasolina?
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Re: BMW i3 REx
Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. .
Belo teste.
Belo teste.
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Re: BMW i3 REx
interessante apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe
bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia
e o resto??
bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia
e o resto??
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: BMW i3 REx
Ora, comecei com cerca de 85% de depósito de gasolina (9 litros vezes 0.85 dá 7.65 litros) aos quais se somam 7.01 litros em Grândola, 6.59 litros em Almodôvar, 8.06 litros em São Marcos da Serra e 8.5 litros em Alcácer do Sal. Como fiquei com cerca de 55% de depósito no fim da viagem (9 litros vezes 0.55 dá 4.95 litros), retiramos estes da soma e o resultado é: 7.65 + 7.01 + 6.59 + 8.06 + 8.5 - 4.95 = 32.86 litros. Se dividirmos pelos 512.2 km e multiplicarmos por 100, obtemos uma média aos 100 de 6.4 litros arredondados.karamelo Escreveu:E no final que média fizeste no depósito a gasolina?
Atenção que eu não fui devagar, por isso não encarem este consumo como "normal". No meu caso, se fosse de férias para o Sul ou para o Norte, dificilmente me meteria na AE. Quando tenho tempo (que é a situação mais frequente), meto-me pelas nacionais ou vias rápidas sem portagem, procurando cumprir os limites de velocidade. Também não se pode comparar este consumo com o de um carro a gasóleo equivalente, pois em 1500 quilómetros não gastei mais depósito nenhum (a gasolina). Quero com isto dizer que a média desta viagem foi de 6.4 litros aos cem, mas a média do teste foi 2.38 litros aos cem.
.
A cerveja e os detergentes e outras compras que fizemos, serviram para mostrar que, apesar da bagageira não ser "estrondosa", também não é minúscula.luisfm Escreveu:Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. .
Belo teste.
E deixo aqui mais umas fotos do i3 cinza sobre esse tema. Uma coisa que me parece óptima é o facto dos bancos traseiros poderem ficar ao mesmo nível da bagageira. Outra coisa, mas menos boa, é o facto da bagageira extra que ele traz à frente não ser impermeável...
Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.Mumia Escreveu:interessante apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe
bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia
e o resto??
Tenho de ver se cá venho explicar um pouco melhor o funcionamento do sistema REx, que achei o máximo.
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- Anexos
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- IMG_2167.JPG (118.05 KiB) Visto 19114 vezes
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- IMG_2143.JPG (139.83 KiB) Visto 19114 vezes
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- IMG_2142.JPG (115.92 KiB) Visto 19114 vezes
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Re: BMW i3 REx
eheheh o resto n era esse era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosárioVolt Escreveu:Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
Queimo, mas apenas electrões....
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Re: BMW i3 REx
Mais um grande teste a uma grande máquina
Acho que nesse podes fazer um teste mais demorado...
Acho que nesse podes fazer um teste mais demorado...
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: BMW i3 REx
Sim. Essas contas não te preocupes que eu vou vos actualizando por PM. :-pMumia Escreveu:eheheh o resto n era esse era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosárioVolt Escreveu:[Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
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Re: BMW i3 REx
Vivas a todos.
Acerca do IUC, devo dizer que a lei não está nada adaptada aos veículos PlugIn. Parece-me mesmo uma enorme injustiça face ao objectivo da lei. Enfim...
Um carro que usa maioritariamente o motor eléctrico e que até pode não emitir qualquer CO2, paga o mesmo que um carro que emita até 120 gramas de CO2 por km.
O i3 com REx tem declarado "emitir" 13 gramas de CO2 por quilómetro (sem REx seriam 0 gramas). Isto quer dizer que calha no escalão mais baixo (57.76€), ao qual se soma a taxa sobre a cilindrada até 1250cc (28.15€ - escalão mais baixo também, visto que o seu gerador apenas tem 650cc) e se multiplica pelo factor idade (1.15 - aplicável a todos os carros desde 2010). O resultado é (57.76+28.15)*1.15=98.80€.
Esta "injustiça" é parecida com aquela das motas (especialmente as de injecção) com mais de 750cc (e com menos de 19 anos de idade) pagarem mais de 120€ de IUC. Uma lei desajustada. Enfim...
Acerca do IUC, devo dizer que a lei não está nada adaptada aos veículos PlugIn. Parece-me mesmo uma enorme injustiça face ao objectivo da lei. Enfim...
Um carro que usa maioritariamente o motor eléctrico e que até pode não emitir qualquer CO2, paga o mesmo que um carro que emita até 120 gramas de CO2 por km.
O i3 com REx tem declarado "emitir" 13 gramas de CO2 por quilómetro (sem REx seriam 0 gramas). Isto quer dizer que calha no escalão mais baixo (57.76€), ao qual se soma a taxa sobre a cilindrada até 1250cc (28.15€ - escalão mais baixo também, visto que o seu gerador apenas tem 650cc) e se multiplica pelo factor idade (1.15 - aplicável a todos os carros desde 2010). O resultado é (57.76+28.15)*1.15=98.80€.
Esta "injustiça" é parecida com aquela das motas (especialmente as de injecção) com mais de 750cc (e com menos de 19 anos de idade) pagarem mais de 120€ de IUC. Uma lei desajustada. Enfim...
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Re: BMW i3 REx
Não falemos sobre isso...
Os 140€ do ampera dao me uma comichão...
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: BMW i3 REx
Vivas a todos.
Vou falar um pouco sobre os modos de carregamento e sobre os modos de "andamento".
-- Foto do cabo e das suas fichas.
O i3 vem com um cabo mennekes para abastecermos nos postos Mobi.E e com um carregador doméstico (EVSE) para carregarmos em casa ou no café da esquina. Ambos são ajustáveis (configuramos no carro).
-- Foto do ecrã onde se configura a coisa. -- IMG_7073
No caso do mennekes, creio que o ajuste se limita à escolha entre os 16 ou 32 amperes (3.7 ou 7.4 kWh). Ainda não encontrei um Mobi.E onde possa testar isto a 32A...
Já o carregador doméstico, ele tem três modos de carregamento.
-- Foto do ecrã onde se vêem os modos de carregamento doméstico. -- IMG_7072
O carregamento máximo dá 2.5 ou 2.6 kWh (cerca de 11A), o reduzido dá 1.5 kWh (cerca de 7A), ao passo que o baixo dá 1.25 kWh (cerca de 5.5A).
Os modos de "andamento" são três: Confort, Eco Pro e Eco Pro +.
O modo Confort é uma "besta". Perdoem-me a frontalidade, mas o modo Confort é muito pouco suave no acelerador e coloca disponível ao mais leve dos pés os seus 170 cavalos de potência. Não tem qualquer limite (excepto o da velocidade máxima, 150 kph). Este é, obviamente, o modo "menos poupado" na autonomia... Por defeito, sempre que ligamos o carro este modo está activo.
O modo Eco Pro é bem mais suave na condução e tem limite (ajustável) na velocidade máxima (eu tinha 130 kph) e no Ar Condicionado (também ajustável - eu tinha 60% de potência).
O modo Eco Pro + é o modo mais "poupadinho". Limita a velocidade máxima a 90 kph (não ajustável) e desactiva o AC (só temos ventilação).
Apesar disso, se carregarmos a fundo no acelerador, o i3 ignora os limites temporariamente. É simpático (e cola as costas de qualquer um ao banco do carro!). .
Vou falar um pouco sobre os modos de carregamento e sobre os modos de "andamento".
-- Foto do cabo e das suas fichas.
O i3 vem com um cabo mennekes para abastecermos nos postos Mobi.E e com um carregador doméstico (EVSE) para carregarmos em casa ou no café da esquina. Ambos são ajustáveis (configuramos no carro).
-- Foto do ecrã onde se configura a coisa. -- IMG_7073
No caso do mennekes, creio que o ajuste se limita à escolha entre os 16 ou 32 amperes (3.7 ou 7.4 kWh). Ainda não encontrei um Mobi.E onde possa testar isto a 32A...
Já o carregador doméstico, ele tem três modos de carregamento.
-- Foto do ecrã onde se vêem os modos de carregamento doméstico. -- IMG_7072
O carregamento máximo dá 2.5 ou 2.6 kWh (cerca de 11A), o reduzido dá 1.5 kWh (cerca de 7A), ao passo que o baixo dá 1.25 kWh (cerca de 5.5A).
Os modos de "andamento" são três: Confort, Eco Pro e Eco Pro +.
O modo Confort é uma "besta". Perdoem-me a frontalidade, mas o modo Confort é muito pouco suave no acelerador e coloca disponível ao mais leve dos pés os seus 170 cavalos de potência. Não tem qualquer limite (excepto o da velocidade máxima, 150 kph). Este é, obviamente, o modo "menos poupado" na autonomia... Por defeito, sempre que ligamos o carro este modo está activo.
O modo Eco Pro é bem mais suave na condução e tem limite (ajustável) na velocidade máxima (eu tinha 130 kph) e no Ar Condicionado (também ajustável - eu tinha 60% de potência).
O modo Eco Pro + é o modo mais "poupadinho". Limita a velocidade máxima a 90 kph (não ajustável) e desactiva o AC (só temos ventilação).
Apesar disso, se carregarmos a fundo no acelerador, o i3 ignora os limites temporariamente. É simpático (e cola as costas de qualquer um ao banco do carro!). .
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Re: BMW i3 REx
Podes ir testar os 32A mobi.e na A16 (Prio) sentido Sintra-Queluz
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Re: BMW i3 REx
É verdade, ainda não fui a esse posto, pois não me fica no caminho. É este, certo? http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... cao-sintra
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Re: BMW i3 REx
Por acaso parece que é o do sentido inverso. Sintra-CREL.