Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
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Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Olá ao Fórum.
Gostava de ter a vossa opinião sobre esta minha tentação de comprar um Opel Ampera de 2012 em 2ª mão.
Tenho algumas dúvidas que gostava que me pudessem esclarecer face à vossa experiência:
1. Diariamente percorro um mínimo de 110Km (Setúbal-Lisboa-Setúbal) 95% em AE. O Ampera será solução face aos +/-80Km de autonomia eléctrica?
2. O carro em questão é importado, é de 2012 e tem cerca de 100.000 Km. Ao que sei a marca dá 8 anos de garantia à bateria ou 160.000 Km. Ou seja, teria carro com baterias para mais 2 anos. Será arriscado?
3. Em termos de assistância técnica, quais os problemas que têm notado neste modelo e onde me aconselham a ir caso seja necessário (zonaSetúbal / Lisboa)?
Esta minha tentação vem pelo facto de querer poupar um pouco mais nas minhas deslocações diárias e estar apaixonado pelo carro em si...
Obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda.
Raul Alexandre
Gostava de ter a vossa opinião sobre esta minha tentação de comprar um Opel Ampera de 2012 em 2ª mão.
Tenho algumas dúvidas que gostava que me pudessem esclarecer face à vossa experiência:
1. Diariamente percorro um mínimo de 110Km (Setúbal-Lisboa-Setúbal) 95% em AE. O Ampera será solução face aos +/-80Km de autonomia eléctrica?
2. O carro em questão é importado, é de 2012 e tem cerca de 100.000 Km. Ao que sei a marca dá 8 anos de garantia à bateria ou 160.000 Km. Ou seja, teria carro com baterias para mais 2 anos. Será arriscado?
3. Em termos de assistância técnica, quais os problemas que têm notado neste modelo e onde me aconselham a ir caso seja necessário (zonaSetúbal / Lisboa)?
Esta minha tentação vem pelo facto de querer poupar um pouco mais nas minhas deslocações diárias e estar apaixonado pelo carro em si...
Obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda.
Raul Alexandre
Última edição por ralexandre em quarta mar 07, 2018 4:39 pm, editado 1 vez no total.
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- Administrador
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Boas antes de mais bem vindo, peço que te apresentes na area correcta, seria sempre bom.
Quanto as duvidas, existe muitos testemunhos por aqui basta procurares um pouco!
1- no verão com cuidados fazes os 80kms já se fores o mais poupado temos testemunhos de 100kms no entanto atenção tudo ajuda, declives e planos no trajecto!
2- correcto a garantia é isso mesmo o que é perfeito pois se procurares em todos os veiculos vendidos de houve mais de uma dezena de baterias ou celulas trocadas é muito, a nivel mundial...
3-Zona de setubal tens de te dirigires a lisboa a Autoindustrial, lisboa ou alfragide pois são os unicos credenciados para tal!
Realmente o carro é giro que se farta!
Quanto as duvidas, existe muitos testemunhos por aqui basta procurares um pouco!
1- no verão com cuidados fazes os 80kms já se fores o mais poupado temos testemunhos de 100kms no entanto atenção tudo ajuda, declives e planos no trajecto!
2- correcto a garantia é isso mesmo o que é perfeito pois se procurares em todos os veiculos vendidos de houve mais de uma dezena de baterias ou celulas trocadas é muito, a nivel mundial...
3-Zona de setubal tens de te dirigires a lisboa a Autoindustrial, lisboa ou alfragide pois são os unicos credenciados para tal!
Realmente o carro é giro que se farta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Autor do tópico - Membro
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Obrigado!!!
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- Membro Silver
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Tambem ando com a mesma tentação, mas desesperado com a obrigação de ter de ir do centro ao norte ou Lisboa por causa das revisões.
So iria estragar a poupança entre as outras contrapartidas...
Faço 65km por dia, logo autonomia 100% electrico nao era problema.
Teria de carregar sempre em casa, pois postos de carregamento...é um autentico deserto.
So iria estragar a poupança entre as outras contrapartidas...
Faço 65km por dia, logo autonomia 100% electrico nao era problema.
Teria de carregar sempre em casa, pois postos de carregamento...é um autentico deserto.
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- Membro Dedicado
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Eu em auto-estrada a 140 não consigo fazer muito mais que 40km em modo eléctrico e a gasolina à mesma velocidade faz perto dos 7 litros aos 100.
Dependendo do andamento, para esse tipo de utilização pode não ser a melhor escolha em termos monetários.
Dependendo do andamento, para esse tipo de utilização pode não ser a melhor escolha em termos monetários.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Mas então depreendo que não me aconselham a avançar com a aquisição deste modelo em particular para o tipo de utilização que tenho diariamente. Querem dar alguma alternativa?
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- Membro Gold
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Mais caro há BMW I3 Rex, Nissan Leaf 30kwh. Se cumprir os limites de velocidade penso que fica satisfeito com o Ampera, até o Leaf 24kwh lhe servia.ralexandre Escreveu:Mas então depreendo que não me aconselham a avançar com a aquisição deste modelo em particular para o tipo de utilização que tenho diariamente. Querem dar alguma alternativa?
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- Membro Dedicado
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Vamos fazer contas com base no meu caso com os dados que tenho e andamento que costumo ter com o carro (indicado acima), primeiro obtemos o custo por quilómetro:
Se em auto-estrada faz 40kms e gasta 10kW (potência útil da bateria) e carregar em bi-horário com o plano Mobilidade Eléctrica da EDP (preço kW de €0.107 com IVA) temos um custo de €1.07 para 40km, ou seja, ~ €0.027 por cada quilómetro.
Se for para abastecer no posto mais barato de Setúbal (https://www.maisgasolina.com/posto/1104/) temos a gasolina a €1.429 e o gasóleo a €1.219.
E se a gasolina nas mesmas velocidades faz 7 litros aos 100 (números redondos), temos um custo de ~ €0.100 por cada quilómetro.
Então com base num valor por quilómetro de €0.027 a electricidade e €0.100 a gasolina para os 110km de viagem temos:
Apenas um carregamento
Custo electricidade (40km) - €1.08
Custo gasolina (70km) - €7
Total - €8.08
Carregamento em casa e trabalho
Custo electricidade (80km) - €2.16
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €5.16
Carregamento em casa e trabalho, sem custos de carregamento no trabalho
Custo electricidade (80km) - €1.08
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €4.08
Um carro a gasóleo que faça também 7 litros para a mesma viagem custa €9.39, mas se fizer 6 que é o mais normal já custa €8,04. Desconheço carros a gasóleo que a 140 façam menos de 6.
A diferença é mínima se o carro for apenas para essas deslocações carregando apenas em casa (menos de 10 Eur por ano), portanto a meu ver compensa porque a manutenção de um carro a gasóleo é muito superior. Se der para carregar no trabalho então compensa sem sombra de dúvidas.
Agora, o pressuposto destas contas é que aderes à Mobilidade Eléctrica para ter o tarifário mais baixo e que o carro que tens actualmente não tem um custo inferior a €8 para fazer esses 110km. O mesmo para o custo do carro, porque se vendes o carro actual por 10k e compras um Ampera por 15k tens ai 5 mil Eur que não vais conseguir amortizar. Para falar em custos de manutenção já é mais difícil e depende da fiabilidade do carro actual e custos com revisões e possíveis avarias.
TL;DR
Compensa se o preço por kW for de €0.107 com IVA e o carro actual for a gasóleo e gastar 6 litros no mínimo e conseguir troca por troca ou com uma diferença relativamente baixa de valores ao comprar o Ampera e vender o carro actual.
Se em auto-estrada faz 40kms e gasta 10kW (potência útil da bateria) e carregar em bi-horário com o plano Mobilidade Eléctrica da EDP (preço kW de €0.107 com IVA) temos um custo de €1.07 para 40km, ou seja, ~ €0.027 por cada quilómetro.
Se for para abastecer no posto mais barato de Setúbal (https://www.maisgasolina.com/posto/1104/) temos a gasolina a €1.429 e o gasóleo a €1.219.
E se a gasolina nas mesmas velocidades faz 7 litros aos 100 (números redondos), temos um custo de ~ €0.100 por cada quilómetro.
Então com base num valor por quilómetro de €0.027 a electricidade e €0.100 a gasolina para os 110km de viagem temos:
Apenas um carregamento
Custo electricidade (40km) - €1.08
Custo gasolina (70km) - €7
Total - €8.08
Carregamento em casa e trabalho
Custo electricidade (80km) - €2.16
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €5.16
Carregamento em casa e trabalho, sem custos de carregamento no trabalho
Custo electricidade (80km) - €1.08
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €4.08
Um carro a gasóleo que faça também 7 litros para a mesma viagem custa €9.39, mas se fizer 6 que é o mais normal já custa €8,04. Desconheço carros a gasóleo que a 140 façam menos de 6.
A diferença é mínima se o carro for apenas para essas deslocações carregando apenas em casa (menos de 10 Eur por ano), portanto a meu ver compensa porque a manutenção de um carro a gasóleo é muito superior. Se der para carregar no trabalho então compensa sem sombra de dúvidas.
Agora, o pressuposto destas contas é que aderes à Mobilidade Eléctrica para ter o tarifário mais baixo e que o carro que tens actualmente não tem um custo inferior a €8 para fazer esses 110km. O mesmo para o custo do carro, porque se vendes o carro actual por 10k e compras um Ampera por 15k tens ai 5 mil Eur que não vais conseguir amortizar. Para falar em custos de manutenção já é mais difícil e depende da fiabilidade do carro actual e custos com revisões e possíveis avarias.
TL;DR
Compensa se o preço por kW for de €0.107 com IVA e o carro actual for a gasóleo e gastar 6 litros no mínimo e conseguir troca por troca ou com uma diferença relativamente baixa de valores ao comprar o Ampera e vender o carro actual.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Excelente análise!!!
Muito obrigado!
Muito obrigado!
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- Membro Silver
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- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Após carga total da bateria, em que se fundamenta a suposta autonomia?
No estado da bateria ou na ultima média feita.
Obrigado a quem poder ajudar.
No estado da bateria ou na ultima média feita.
Obrigado a quem poder ajudar.
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- Membro Dedicado
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Pelo que tenho lido por aí tem em conta as últimas médias e a temperatura. Temperaturas mais baixas equivalem a menos autonomia.
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Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012
Ora tudo dito, foi uma analise muito completa...
Obrigado pela partilha!
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