Kia e-Niro 64kWh - pemifer
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Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Cá estão as primeiras fotos e impressões do Kia e-Niro 64kWh de 2018.
Infelizmente esqueci-me de tirar foto à autonomia quando saí, indicava um numero, para aquilo que estou habituado, obsceno, superior a 400km, tenho ideia que era 450.
Aqui ainda se vê o VUVU, pus ao lado para ver qual era maior, em termos de comprimento não deu para ver a diferença.
Isto é MEIA BATERIA!
Infelizmente esqueci-me de tirar foto à autonomia quando saí, indicava um numero, para aquilo que estou habituado, obsceno, superior a 400km, tenho ideia que era 450.
Aqui ainda se vê o VUVU, pus ao lado para ver qual era maior, em termos de comprimento não deu para ver a diferença.
Isto é MEIA BATERIA!
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Felicidades Pedro com a nova "máquina". Que grande escolha. Parabéns e tudo de bom!
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Muito fixe.
Parabéns pelo fantástico veículo ajuda nos a conhecer o dito acho o bestial...
Muitos KMS e muita sorte.
Parabéns pelo fantástico veículo ajuda nos a conhecer o dito acho o bestial...
Muitos KMS e muita sorte.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
É uma óptima opção sem dúvida.... única coisa que me deixa de pé atrás nos hyundai/kia é serem SUV... mesmo o Leaf já o acho um bocado alto de mais... e o ioniq apesar de eficiente tem uma bateria pequena também.
Já agora uma dúvida.... nesta procura incessante de melhor EV, por acaso não surgiu nenhum T... nessa equação, ou a diferença de preço era demasiado?! Outras considerações?!
Abraço e bons kms...de Ortigosa a Lisboa passando por Fátima e ainda tanta autonomia na garagem.... realmente o Leaf 40 fica mal ...Eu de Ovar a Leiria deve ser distância semelhante (150kms) e fico logo nas lonas
Já agora uma dúvida.... nesta procura incessante de melhor EV, por acaso não surgiu nenhum T... nessa equação, ou a diferença de preço era demasiado?! Outras considerações?!
Abraço e bons kms...de Ortigosa a Lisboa passando por Fátima e ainda tanta autonomia na garagem.... realmente o Leaf 40 fica mal ...Eu de Ovar a Leiria deve ser distância semelhante (150kms) e fico logo nas lonas
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Eu tentei comparar o Leaf com o Niro mas acabei por só comparar o comprimento, tanto o Orlando como eu, achámos que são do mesmo comprimento.Freddy_krueger Escreveu: ↑terça mai 25, 2021 8:32 am É uma óptima opção sem dúvida.... única coisa que me deixa de pé atrás nos hyundai/kia é serem SUV... mesmo o Leaf já o acho um bocado alto de mais... e o ioniq apesar de eficiente tem uma bateria pequena também.
Já agora uma dúvida.... nesta procura incessante de melhor EV, por acaso não surgiu nenhum T... nessa equação, ou a diferença de preço era demasiado?! Outras considerações?!
Abraço e bons kms...de Ortigosa a Lisboa passando por Fátima e ainda tanta autonomia na garagem.... realmente o Leaf 40 fica mal ...Eu de Ovar a Leiria deve ser distância semelhante (150kms) e fico logo nas lonas
O Niro é na verdade, e eu já sabia, um falso SUV.
Eu vi este video na altura que o Doug o fez.
Link
Em relação ao Tesla os preços estão muito altos para mim.
Além disso, estou habituado (mal, eu sei) a ter zero problemas, carros muito fiáveis, não sei se um Tesla que eu conseguisse comprar iria ser um carro tão fiável como um Leaf ou um Hyundai/Kia.
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Quanto ao Tesla...i hear you.... ter um TM3 bem puxadote e mesmo assim, sendo carro único poderia ser complicado. Um TMS 85 2013-15... uma lotaria.... e aí tinha de ser 2º EV da casa, seja manter outro mais reliable.... está nos planos, mas não há t€mpo para já.
Quanto a dimensões, podes ver no https://www.automobiledimension.com/car-comparison.php
pelo que vi (só tem o Niro normal...acho que em tamanhos será igual)
Leaf ligeiramente mais comprido 12cm - 4,48m vs 4,36m do Niro (acho a frente do Leaf um pouco grande demais)
Altura Iguais....pois a tal coisa que dizias (o Leaf é mesmo alto )
Largura Niro +2cms... não muito relevante (digo eu)
Capacidade de carga semelhante (na opção maior do eniro... não sei qual é a outra) - 435dm Leaf vs 324-436dm Niro.
Quanto a dimensões, podes ver no https://www.automobiledimension.com/car-comparison.php
pelo que vi (só tem o Niro normal...acho que em tamanhos será igual)
Leaf ligeiramente mais comprido 12cm - 4,48m vs 4,36m do Niro (acho a frente do Leaf um pouco grande demais)
Altura Iguais....pois a tal coisa que dizias (o Leaf é mesmo alto )
Largura Niro +2cms... não muito relevante (digo eu)
Capacidade de carga semelhante (na opção maior do eniro... não sei qual é a outra) - 435dm Leaf vs 324-436dm Niro.
"Freddy Krueger"
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Já agora, e no que a tamanhos concerne, e relativamente ao TM3, este é mesmo é muito maior:
4,70m comprimento;
e muito mais baixinho: -10cm que Leaf ou Niro
e largo: +5 cms
Mala supostamente maior 542dm mas aquele acesso não me convenceu ainda....
4,70m comprimento;
e muito mais baixinho: -10cm que Leaf ou Niro
e largo: +5 cms
Mala supostamente maior 542dm mas aquele acesso não me convenceu ainda....
"Freddy Krueger"
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
O porta bagagens do Niro tem duas áreas de lado que parecem ideais para por coisas pequenas.
Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.
"Deve ser preciso desmontar este plástico"
"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!
Já sem os 3 plásticos!
Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.
"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo
Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!
Lado esquerdo:
Lado direito:
Lado direito sem a tampa:
Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:
Uma das molas da tampa:
"Cover lugg side tray"
Afinal como se tiram as tampas?
Assim:
Link
Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.
"Deve ser preciso desmontar este plástico"
"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!
Já sem os 3 plásticos!
Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.
"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo
Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!
Lado esquerdo:
Lado direito:
Lado direito sem a tampa:
Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:
Uma das molas da tampa:
"Cover lugg side tray"
Afinal como se tiram as tampas?
Assim:
Link
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Top.... já agora uma info adicional em relação ao NIRO... no supe teste das bananas do Bjorn cabem sempre +1 caixa que no Leaf 2018 (que já não é mau nesta categoria)...o niro leva 8 e 22 caixas em modo normal ou bancos rebaixados.... bem fixe para quem como Eu ou o Pemifer gosta de ir ao IKEA
"Freddy Krueger"
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Parabéns Pedro pela nova viatura,este agora com pilhas dura..dura ..dura...dura e faz km como o outro não fazia.Boa sorte e agora sem stress da autonomia ate dormes melhor.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Ontem fiz a atualização do sistema de infotainement.
Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")
Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"
"Informações do sistema" antes da atualização
Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.
Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem
E começa a atualização...
Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.
Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...
Será que acaba aqui?
Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...
Será que é agora que termina?
Mais um reinicio...
Reinicio numero N
Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...
A mensagem usual de quando se liga o carro
Atualização concluída 18 minutos depois
Página 1 das definições depois da atualização
Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções
Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".
O meu agradecimento ao Ruben Ramos pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)
Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")
Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"
"Informações do sistema" antes da atualização
Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.
Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem
E começa a atualização...
Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.
Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...
Será que acaba aqui?
Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...
Será que é agora que termina?
Mais um reinicio...
Reinicio numero N
Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...
A mensagem usual de quando se liga o carro
Atualização concluída 18 minutos depois
Página 1 das definições depois da atualização
Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções
Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".
O meu agradecimento ao Ruben Ramos pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)
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- Membro Gold
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Que melhorias trás?
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
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- Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Parabéns pelo novo carro.
Para mim é um dos eléctricos mais interessantes.
Ainda ponderei comprar o híbrido quando surgiu o modelo... não havia ainda o eléctrico.
Para mim, e ao contrário da maioria, o carro é demasiado baixo... optei pelo Outlander.
Mas a Kia é uma uma das minhas marcas preferidas... acreditei na marca quando chegou a Portugal há mais de 20 anos e fiz muitos kms com uma Karnival... e nunca me deixou mal, mesmo não tendo a qualidade dos carros actuais.
Para mim é um dos eléctricos mais interessantes.
Ainda ponderei comprar o híbrido quando surgiu o modelo... não havia ainda o eléctrico.
Para mim, e ao contrário da maioria, o carro é demasiado baixo... optei pelo Outlander.
Mas a Kia é uma uma das minhas marcas preferidas... acreditei na marca quando chegou a Portugal há mais de 20 anos e fiz muitos kms com uma Karnival... e nunca me deixou mal, mesmo não tendo a qualidade dos carros actuais.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Segundo utilizadores mais experientes, tem, essencialmente, atualizações ao mapa.
Já vi que em termos visuais tem algumas diferenças mas tenho o carro à demasiado pouco tempo para notar outras diferenças.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Uma compilação dos tempos, para as diversas potências de carregamento, previstos pelo carro quando o pus a carregar pela primeira vez.
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
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- Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Pois... algo que nunca deveria acontecer.
Nenhum aparelho metálico deveria funcionar sem terra... especialmente um carro, que não tem outra forma de dissipar cargas eléctricas... pois pelos pneus não passa.
Uma ligação a terra e um diferencial de 30mA para mim é indispensável.
Não é caso único... suponho que o meu Outlander tem o mesmo problema, pela quantidade de publicações no facebook de fichas e tomadas queimadas...
Eu nem vou experimentar... pois a segurança eléctrica para mim é fundamental.
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- Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
O EVSE original do carro permite regulação ou usas outro?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Mais um teste ao carregamento do e-Niro.
No fim um quadro resumo.
EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )
O carro acusa 1,6kW
Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.
Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento
Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW
EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )
O carro acusa 2,1kW
Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.
EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )
O carro acusa 2,5kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.
No fim um quadro resumo.
EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )
O carro acusa 1,6kW
Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.
Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento
Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW
EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )
O carro acusa 2,1kW
Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.
EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )
O carro acusa 2,5kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer
O primeiro EVSE do APR, a sinalética está destualizada, existe mais uma hipotese que é de 14A.
Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW
Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.
Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW
Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.
Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.
Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.
Quadro resumo. O cálculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs
Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW
Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.
Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW
Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.
Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.
Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW
Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.
Quadro resumo. O cálculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs