Organização da estrutura do forum

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum

O que acha da proposta?

Votação encerrada em quarta mai 31, 2006 2:30 am

Já devia estár implementada
3
50%
Uma ideia para avançar
0
Sem votos
Uma ideia a discutir, e a alterar
2
33%
Demasiado complexa
1
17%
Não faz qualquer sentido
0
Sem votos
 
Total de votos: 6

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Organização da estrutura do forum

Mensagem por Ex-lunatico »

olá a todos!

após uma converça com o admin, em relação a organização do forum, que em alguns sectores está uma confusão, apresento a minha proposta, para uma nova organização, melhor na minha opinião.
gostava que dessem a vossa opinião, e sugiram eventuais alterações.

a proposta está em formato pdf, e está temporariamente alojada num servidor. após este assunto estar concluido será apagada.

download

fica tambem a decorrer uma votação durante 5 dias, para aferir a opinião geral.
cumprimentos,

miguel


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

lunatico,

acho a tua proposta excelente mas demasiado complexa.

primeiro porque têm dois níveis de organização.

segundo porque está demasiado estruturada.

nota que gosto da tua organização! mas acho-a boa se fosse utilizada para documentos estáticos.

não te esqueças que nos foruns os utilizadores podem abrir tópicos novos em qualquer sítio e as conversas dentro de um tópico mudam naturalmente de assunto.

a estrutura que propões será um pesadelo de administrar e o que ainda é pior necessitariamos de um manual de instruções para dar aos utilizadores para que estes decidam em que forum devem colocar os seus posts.

se achas que o forum está desorganizado em alguns sectores por favor fornece-nos alguns exemplos e o teu ponto de vista para que possamos fazer melhorias nesses sectores.

partir para uma reorganização total parece-me interessante para quando o forum fechar ou para quando for editado em livro!

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

primeiro porque têm dois níveis de organização.

segundo porque está demasiado estruturada.

nota que gosto da tua organização! mas acho-a boa se fosse utilizada para documentos estáticos.

não te esqueças que nos foruns os utilizadores podem abrir tópicos novos em qualquer sítio e as conversas dentro de um tópico mudam naturalmente de assunto.
não vejo em que sentido estar estruturada em dois niveis possa ser mau, acho que contribui para uma lhor organização por temas.
não te esqueças que nos foruns os utilizadores podem abrir tópicos novos em qualquer sítio e as conversas dentro de um tópico mudam naturalmente de assunto.

a estrutura que propões será um pesadelo de administrar e o que ainda é pior necessitariamos de um manual de instruções para dar aos utilizadores para que estes decidam em que forum devem colocar os seus posts.

se achas que o forum está desorganizado em alguns sectores por favor fornece-nos alguns exemplos e o teu ponto de vista para que possamos fazer melhorias nesses sectores.
claro que sim, os utiizadores abrem posts no topico onde se enquadra o assunto, e a partir dai a converça segue normalmente.
até concordo que a principio seja um pouco dificil de administrar....
em relação á desorganização do forum, acho que é obvia em certos sectores como o do oleo vegetal directo em que os topicos não estão divididos segundo assunto.
outra pratica que não acho correcta, é de serem divididos os topicos demasiado grandes... acho que não contribui para organizar nada só para complicar mais, pois tem de se andar a mudar de tópico, para seguir as ideias.
claro que chega a um momento e o topico já tem n+1 post's mas geralmente quando chega a essa altura ja se está a falar de outro assunto. e então ai deve-se mudar para outro topico com outro titulo.
partir para uma reorganização total parece-me interessante para quando o forum fechar ou para quando for editado em livro!
não te esqueças que o forum não para de crescer, a cada dia que passa aparecem novos users, e se o firum estiver bem organizado facilita a pesquisa dos novos users, claro que para os antigos não faz grande diferença pois ja conhecem os cantos a casa, e já leram tudo o que está para tráz.
até porque chegaremos a um ponto em que apareceram novos users a fazerem preguntas ja amplamente respondidas, tudo porque não encontraram resposta.
claro que se torna mais complicado encontrar a resposta para a questão "qual a bomba injectora do carro x?" quando a resposta a esta se encontra no tópico "oleo no carro y".

claro que este topico deveria ter uma area propria, isto é tudo menos off-topic.

já agora se estiverem interressados visitem este forum e vejam que apesar de ter uma organização algo complexa, está bem organizado.

mas tudo isto é a minha opinião... so isso...

cumprimentos,

miguel
Última edição por Ex-lunatico em sexta mai 26, 2006 2:18 pm, editado 1 vez no total.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

lunatico,

dei-te a minha opinião!

também te pedi para dares exemplos de má organização....

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

fico á espera de mais opiniões!


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

lunático

então e os exemplos da má organização

onde estão?

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

em relação á desorganização do forum, acho que é obvia em certos sectores como o do oleo vegetal directo em que os topicos não estão divididos segundo assunto.
claro que este topico deveria ter uma area propria, isto é tudo menos off-topic.
claro que se torna mais complicado encontrar a resposta para a questão "qual a bomba injectora do carro x?" quando a resposta a esta se encontra no tópico "oleo no carro y".
a desorganização na minha opinião é que os topicos não estão suficientemente divididos por temas....
não concordas que um unico topico para todos os assuntos do oleo vegetal directo é pouco ?
não merecia um topico sobre kits por exemplo...
achas que não faz falta um topico para se discutirem questoes como estas, e outras questoes relativas ao forum e ao site?

cumprimentos,
miguel

ps: achas que está tudo muito bem organizado? ou que se poderia alterar alguma coisa? a proposta que apresentei não é rigida, podes sugerir alterações.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

lunático,

acho que o forum não necessita de uma reorganização assim tão drastica.

o oleo vegetal directo tem uma área própria.

se achas que a área do oleo vegetal está mal organizada fala com o [***************] e com o manuelcar.

se eles entenderam manter aquelas mensagens todas num só tópico é porque têm razões para tal. repara que só separaram a mensagem por conveniencia porque a filosofia manteve-se a mesma.

de facto essa mensagem extra longa tem 90% dos post referentes ao mesmo assunto.

não se pode organizar um forum como se fosse uma enciclopédia ou tese de mestrado.

existe uma lógica neste forum! mas não é uma lógica de assunto, afinal de contas isto serve como conversa de café e não discurso na faculdade.

as mensagens são supostas entrar via tópico biodiesel e oleo vegetal.

quando a conversa morre pode acontecer uma de duas coisas.

ou o post não traz nada de novo e não se altera nada, acabando por cair e morrer por si. ou então o post traz algo de novo e é re arranjado e transferido para uma secção de referência.

há posts que vão logo para as secções de referência.

as secções de referência também podem e devem conter comentários.

eu não quero que um utilizador tenha de consultar um manual a pensar onde tem de colocar as suas questões.

dá uma olhadela ao forum mergulho e verás o que é um forum com excesso de organização onde a tua ideia foi levada ao extremo.

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

o forum mergulho tem mesmo muitos topicos... se são ou não necessarios não sei, pois não percebo nada de mergulho.
não sei se ja visitaste o forum que te indiquei, e nesse acho que há uma organização adquada.
nem 8 nem 80.

cumprimentos,
miguel

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

queria pedir a que para alem de votar comentassem a proposta...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, penso que num futuro mais ou menos próximo, a ideia é avançar para uma estrutura um bocadinho parecida com a que sugeres, lunático, pois o dominio novaenergia.net irá evoluir para todos os tipos de energia (não só bd, svo ou ethanol),e cada energia terá um subfórum.

mas neste momento penso que ainda não será necessário, pois todos os tópicos estão de fácil acesso, mesmo para as pessoas que entram agora..

quando chegarem as outras energias, se chegarem, teremos de reformular a fundo isto, até lá não proponho alterações...
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

João Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 09, 2006 2:30 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por João Santos »

eu achei o documento muito bem estruturado, e apesar de o acharem complexo, não posso deixar de discordar com isso, por uma razão muito simples.
a tendencia natural de qualquer forum (e este não deverá ser excepção) é para crescer; criando desde já uma estrutura temática, facilita-se a evolução do mesmo.
por muito que se tente é normal em quase todos os foruns, haver colocação de temas nos locais errados; mas para evitar e resolver isso, é que os administradores e/ou os moderadores tem a possibilidade de os moverem para o respectivo local e alertarem o autor, do erro cometido.

cumprimentos
smart city coupé cdi B20 2002

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

pois, é inevitavel o crescimento do forum.
por isso é que sugeri esta restruturação já, porque acho que faz mais sentido preparar já o forum para o futuro, do que aguardar que ele cresça para depois se organizar tudo.
acho que organizar um forum já grande se forna muito mais complicado.
o que acontece aqui no forum é separarem os topicos, e isto acho que é uma maneira de o forum ficar "aparentemente organizado", mas na minha opinião so contribui para complicar mais a leitura dos topicos.

bem sei que a minha proposta não é prefeita, mas ja falei com o admin, do forum, e ja vimos que ainda faltam umas quantas areas, e tambem há algumas que estão a mais...

acho que deviamos, começar já a pensar em partir prar uma organização mais adquada a um forum de maior dimenção.

cumps,
miguel


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

tenho andado um pouco ausente daqui. mas isto vai crescendo com calma.
vamos ter o almoço agora onde poderemos conversar melhor acerca deste assunto também


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

já mudei algumas coisas que achei que tinham de ser feitas mesmo e que se ficavam para mais tarde era pior e mais complicado de fazer...

mas agora no almoço temos de discutir e falar melhor acerca deste assunto

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

se a minha op contar acho q assim está bom o responder a coisas q já se falaram por mim n tem problema pois é sempre bom ler outra x .

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

jossef Escreveu:se a minha op contar acho q assim está bom o responder a coisas q já se falaram por mim n tem problema pois é sempre bom ler outra x .
já agora acho q para se ser membro x y ou z deveria haver um maior nº de respostas.
eu falo por mim pois reparei q sou membro goold e ainda n entendo muito disto para o ser, pois quem vem pela primeira x e olhar acha q eu ou outro somos gajos super entendidos nisto.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

jossef Escreveu:
jossef Escreveu:se a minha op contar acho q assim está bom o responder a coisas q já se falaram por mim n tem problema pois é sempre bom ler outra x .
já agora acho q para se ser membro x y ou z deveria haver um maior nº de respostas.
eu falo por mim pois reparei q sou membro goold e ainda n entendo muito disto para o ser, pois quem vem pela primeira x e olhar acha q eu ou outro somos gajos super entendidos nisto.
tenho de tratar disso

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

ok já vi q sou membro silver novamente quando chego a ouro


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

jossef Escreveu:ok já vi q sou membro silver novamente quando chego a ouro
aos 150 post's e aos 300 é membro platinum

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”