Hidrogénio substituiria gasolina. Será possivel?
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Hidrogénio substituiria gasolina. Será possivel?
ola pessoal
será possivel o tão esperado motor a agua já foi inventado?
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 00,00.html
será possivel o tão esperado motor a agua já foi inventado?
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 00,00.html
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pões hidrogénio num motor que não catalisador, nem outro controlo de gases de escape. resultado, não tens co2, tens nox, venha o diabo e que escolha.
muito se fala no hidrogénio, mas têm consciência que grande parte do h2 produzido é a partir de gás natural? e que a electrolise tem uma eficiência baixa?
que armazenar h2 é um quebra cabeças à vários anos, e que gasta-se imensa energia a liquifazer o h2?
e a produção de alumínio é grande consumidora de energia electrica, e que o balanço energético final é negativo em relação à electrolise da água?
talvez pensando em coisas simples como metano (biogás), gasificação de carvão e biomassa para produção de metanol e dimetil eter, era mais fácil que queimar pestanas a inventar algo que vai demorar anoooooos a implementar.
imaginem se todos os carros consumissem gás natural, metano produzido a partir de biogás, os anos de implementação seriam reduzidos a muito pouco, o impacto no ambiente seria baixo.
e se calhar estamos a pensar no ponto errado. se tivessemos motores mais eficientes, poderiamos utilizar menos combustível para o mesmo fim. um estudo a alguns anos dizia que a conversão de 10% dos carros dos eua para diesel, levaria uma descida dramática no consumo de combustiveis. apenas para exemplo.
eu não me importava de ter um carro que consumisse 2 lt/100km de gasolina em vez de um que consumisse 6 ou 8 lt/100km de hidrogénio.
chegava ao final com um balanço energético mais positivo. e ambiental também.
muito se fala no hidrogénio, mas têm consciência que grande parte do h2 produzido é a partir de gás natural? e que a electrolise tem uma eficiência baixa?
que armazenar h2 é um quebra cabeças à vários anos, e que gasta-se imensa energia a liquifazer o h2?
e a produção de alumínio é grande consumidora de energia electrica, e que o balanço energético final é negativo em relação à electrolise da água?
talvez pensando em coisas simples como metano (biogás), gasificação de carvão e biomassa para produção de metanol e dimetil eter, era mais fácil que queimar pestanas a inventar algo que vai demorar anoooooos a implementar.
imaginem se todos os carros consumissem gás natural, metano produzido a partir de biogás, os anos de implementação seriam reduzidos a muito pouco, o impacto no ambiente seria baixo.
e se calhar estamos a pensar no ponto errado. se tivessemos motores mais eficientes, poderiamos utilizar menos combustível para o mesmo fim. um estudo a alguns anos dizia que a conversão de 10% dos carros dos eua para diesel, levaria uma descida dramática no consumo de combustiveis. apenas para exemplo.
eu não me importava de ter um carro que consumisse 2 lt/100km de gasolina em vez de um que consumisse 6 ou 8 lt/100km de hidrogénio.
chegava ao final com um balanço energético mais positivo. e ambiental também.
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jeanuc
tens toda a razão e concordo contigo.
de facto todas estas alternativas não são perfeitas e penso que serão
todas transitórias, umas durarão mais que outras e em alguns casos
poderão nunca serem implementadas certas energias que embora sendo
possiveis em protótipos nunca terão hipótese devido a algumas
dificuldades que poderão revelar-se instransponiveis.
penso que a energia electrica seria a ideal como força motriz, no entanto
falta ainda inventar um sistema que acumule uma grande densidade de
energia num volume pequeno com pouco peso e que seja
economicamente viável.
tens toda a razão e concordo contigo.
de facto todas estas alternativas não são perfeitas e penso que serão
todas transitórias, umas durarão mais que outras e em alguns casos
poderão nunca serem implementadas certas energias que embora sendo
possiveis em protótipos nunca terão hipótese devido a algumas
dificuldades que poderão revelar-se instransponiveis.
penso que a energia electrica seria a ideal como força motriz, no entanto
falta ainda inventar um sistema que acumule uma grande densidade de
energia num volume pequeno com pouco peso e que seja
economicamente viável.
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em relação à energia electrica os condensadores começam a apresentar uma alternativa às baterias.
vê
http://en.wikipedia.org/wiki/supercapacitors
http://en.wikipedia.org/wiki/eestor
concordo que a energia electrica será o futuro, e estamos a caminhar nesse sentido (hibridos-> fuel cells -> 100% electrico).
agora não creio que a economia do h2 seja o futuro, é tapar o sol com a peneira (não poluis directamente, fá-lo indirectamente, perdes energia de forma disparatada ( electrolise -> queima (25%) ou fuel cells ( 60%) -> motor electrico (70-90%))
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http://en.wikipedia.org/wiki/supercapacitors
http://en.wikipedia.org/wiki/eestor
concordo que a energia electrica será o futuro, e estamos a caminhar nesse sentido (hibridos-> fuel cells -> 100% electrico).
agora não creio que a economia do h2 seja o futuro, é tapar o sol com a peneira (não poluis directamente, fá-lo indirectamente, perdes energia de forma disparatada ( electrolise -> queima (25%) ou fuel cells ( 60%) -> motor electrico (70-90%))
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boas!
um carro electrico tem que ter uma fonte de energia electrica...o h2 é um combustivel do futuro...
a energia electrica sera o futuro sim...agora se ira ser abase de celulas de quê...?se ira o carro armazenar h2 e produzir energia electrica directamente, ou se ira armazenar em baterias/condensadores...?
o hidrogenio é uma fonte de energia electrica infinita, uma vez k 99% do universo é h2...
o problema esta no seu armazenamento...no estado gasoso é "impossivel", agora estao a desenvolver meios para armazenar no estado solido misturado com outros produtos, à temperatura ambiente...
cump
um carro electrico tem que ter uma fonte de energia electrica...o h2 é um combustivel do futuro...
a energia electrica sera o futuro sim...agora se ira ser abase de celulas de quê...?se ira o carro armazenar h2 e produzir energia electrica directamente, ou se ira armazenar em baterias/condensadores...?
o hidrogenio é uma fonte de energia electrica infinita, uma vez k 99% do universo é h2...
o problema esta no seu armazenamento...no estado gasoso é "impossivel", agora estao a desenvolver meios para armazenar no estado solido misturado com outros produtos, à temperatura ambiente...
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k__x nunca tiveste química? a agua é composta por duas moléculas (não células) de h (hidrogênio), que é o átomo mais leve e pequeno de todo o universo, composto por um electrão e um protão, e por uma molécula de o (oxigénio), isso é agua. para usares o hidrogénio tens que lhe dar energia para o separares do oxigénio (fazer a eletrólise), não se separa porque lhe apetece.k__x Escreveu:´nao sei se estao dentro do assunto, mas existe uma medida rentavel, de armazenamento de h2, que é a quantidade de h2 por kg/volume (se nao estou enganado)..
alem de nao haver nnhum processo rentavel de retirar o h2 da agua, a percentagem de h2 p/l nao sei se é suficiente para andar algns km..
ou seja para usares o hidrogénio como combustível tens que gastar energia para o produzires, como a eletrólise tem um rendimento baixo, ficaria-te mais eficiente (=rentável) carregares logo as baterias de um carro.
um abraço
david
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lol
eu dei quimica e penso que aqui ninguem falou em "celulas" a não ser tu...
ja que estas dentro do assunto, devias de saber que o processo de separaçao do h2 do o não é assim tao facil, mt menos rentavel no interior de um automovel....
depois faz contas ao peso da agua...e a energia que vais retirar dessa massa...
o h2 ate agora é rentavel , sendo "extraido" por bacterias, atravez da energia solar, sendo o h2 separado do oxigenio por catalizadores óxidos nanoestruturados...atravez de celulas fotovoltaicas...
ou ate atravez de uma simples mistura de alumínio e gálio(alumina) com a agua...
so depois de separado atravez de um processo rentavel, é que ira ser armazenado em celulas, recentemende descubriram que moleculas de etileno sao a chave do armazenamento do h2 em estado solido, devido a esta ser uma molecula comum, presente na maioria dos plasticos comuns..e cada molecula consegue "absorver" 20 atomos de h2, representando 14% do peso total...o que ultrapassa a barreira minima dos 6.5% da viabilidade economica...
cump
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eu dei quimica e penso que aqui ninguem falou em "celulas" a não ser tu...
ja que estas dentro do assunto, devias de saber que o processo de separaçao do h2 do o não é assim tao facil, mt menos rentavel no interior de um automovel....
depois faz contas ao peso da agua...e a energia que vais retirar dessa massa...
o h2 ate agora é rentavel , sendo "extraido" por bacterias, atravez da energia solar, sendo o h2 separado do oxigenio por catalizadores óxidos nanoestruturados...atravez de celulas fotovoltaicas...
ou ate atravez de uma simples mistura de alumínio e gálio(alumina) com a agua...
so depois de separado atravez de um processo rentavel, é que ira ser armazenado em celulas, recentemende descubriram que moleculas de etileno sao a chave do armazenamento do h2 em estado solido, devido a esta ser uma molecula comum, presente na maioria dos plasticos comuns..e cada molecula consegue "absorver" 20 atomos de h2, representando 14% do peso total...o que ultrapassa a barreira minima dos 6.5% da viabilidade economica...
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escalavardo, na boa .escalavardo Escreveu:calma, eu só referi a água como uma forma segura de armazenar hidrogénio.. depois conseguir utilizá-lo é que já é outra conversa..
que eu saiba, a agua não armazena hidrogenio, ela é compos-ta de hidrogenio e oxigenio, acho que são coisas diferentes
um abraço
david
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já ouvi falar em nanotubos de carbono ou coisa parecida para armazenar
o hidrogenio.
quanto ao processo rentável de retirar h2 da agua diz a lei da
conservação da energia que para separar a agua nos seus componentes
tem que se gastar tanta energia quanta a que foi produzida quando o
oxigénio e hidrogénio se combinaram (combustão).
o hidrogenio.
quanto ao processo rentável de retirar h2 da agua diz a lei da
conservação da energia que para separar a agua nos seus componentes
tem que se gastar tanta energia quanta a que foi produzida quando o
oxigénio e hidrogénio se combinaram (combustão).
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lol
prontos...
ok tenho estado a dizer, ék um tanque cheio de agua, a quantidade de h2 que tem por massa nao compensa.
o limite de massa minimo viavel economicamente é de 6.5% de h2 .
isto quer dizer que 6.5%(no minimo) da massa de agua tinha que ser h2.
neste momento a forma mais segura e rentavel de armazenar h2 é no estado solido, e cnseguiram atingir 14% de h2 do peso total em moleculas de etileno. com uma fonte de calor, o h2 facilmente é separado da mulecula e aproveitado para energia electrica, voltando a formar agua...
prontos...
ok tenho estado a dizer, ék um tanque cheio de agua, a quantidade de h2 que tem por massa nao compensa.
o limite de massa minimo viavel economicamente é de 6.5% de h2 .
isto quer dizer que 6.5%(no minimo) da massa de agua tinha que ser h2.
neste momento a forma mais segura e rentavel de armazenar h2 é no estado solido, e cnseguiram atingir 14% de h2 do peso total em moleculas de etileno. com uma fonte de calor, o h2 facilmente é separado da mulecula e aproveitado para energia electrica, voltando a formar agua...
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