1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

boas todos,
ora então cá vai disto... depois de ter a infeliz notícia de que o meu "monstro poluidor" não pode usar mais que 10% de ovd/ovu então resolvi aventurar-me no bd.

compras:
Imagem
Imagem
Imagem

segui a receita do fry para o 1º litro de bd
aqueci o oleo numa fritosa (penso que a temperatura superior a 55º).
fiz o metóxido (200ml de metanol + 5g de naso2)
juntei tudo e bati durante 20min.
adicionei 50ml de agua e bati mais 2min.
Imagem

eis o que obti:
Imagem

juntei tudo numa garrafa só e deixei repousar cerca de 5 horas.
Imagem

a minha dúvida prende-se com o facto de não saber se esta pequena porção é a glicerina que deveria extrair sendo o resto biodiesel (por lavar) ou se não obtive glicerina nenhuma nem bd nem nada... ou se simplesmente tenho de deixar repousar mais, mas como indicava na receita, meia hora deveria ter chegado para passar à fase da lavagem... e outra ainda, o liquido apresenta-se completamente turvo (normal antes da lavagem?)...
Imagem

espero então que os masters do bd me possam dar umas luzes para eu poder então seguir na minha pequena produção...

grande abraço a todos!!


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Eólibio »

olá lois
boa tarde

por aquilo que se vê na ultima foto acho que não houve converção.
acho que pode ter sido a temperatura muito alta, digo isto porque não tinhas como saber a temperatura e se foi isso ao juntares o metóxido o metanol evaporou-se e não houve reação.
se foi este o caso para a próxima faz a frio que resulta na mesma só leva mais tempo, mas como é só 1l não é nada de mais.

cumprimentos
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »



possivelmente foi isso então... pois quando eu juntei o metoxido ao oleo quente desencadeou-se ali um borbulhar que eu não axei normal, certamente era a ebulição do metanol estúpido... como é que eu não pensei nisso...

bom, assim sendo o próximo passo é adquirir um termómetro e fazer a mistura à temperatura ideal...

enfim...

quanto a "esta coisa" ainda é aproveitável com uma filtragem e lavagem?

obrigado pela pronta resposta!!


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Eólibio »

olá

pois se houve borbulhar não há dúvida do que aconteceu.
agora é só tornar a fazer tudo de novo e é assim que se aprende.
para já experimenta a frio vais ver que resulta.



cumprimentos
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

sim, sem dúvida que não vou desistir à primeira tentativa!!

depois volto a postar os meu resultados sem dúvida!!

só fiquei com a questão se este oleo que não reagiu pode ser reutilizado...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por RED BARON »

viva lois.
um termometro é fundamental, bem como uma balança que meça decimas de grama para trabalhar com quantidades pequenas de reagentes.
a temperatura não deverá ir alem dos 55 a 60ºc.
se tiveres dificuldade em pesar pequenas quantidades de soda caústica existe um tópico onde ensina a preparar metóxido e guardar para futura utilização.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 3da4ca75be

o recipiente onde se faz a reacção deverá ser isolado para não arrefecer durante o processo visto este não ter aquecimento.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

red baron Escreveu:viva lois.
um termómetro é fundamental, bem como uma balança que meça décimas de grama para trabalhar com quantidades pequenas de reagentes.
a temperatura não deverá ir alem dos 55 a 60ºc.
se tiveres dificuldade em pesar pequenas quantidades de soda caustica existe um tópico onde ensina a preparar metóxido e guardar para futura utilização.

viewtopic. ... 3da4ca75be

o recipiente onde se faz a reacção deverá ser isolado para não arrefecer durante o processo visto este não ter aquecimento.
sim eu nem pensei no caso do metanol evaporar...
quanto ao termómetro obviamente que amanha já correrei em busca de um, pois amanha, 3ª e 4ª vou estar de folga de modo que vou ter tempo para realizar a 2ªtentativa, no entanto tenho de reunir o material indispensável para já...

quanto ao link não funciona.... pois daria imenso jeito, não só a mim como a outros users que se queiram aventurar também... balança para já ainda não tenho, mas vou tentar arranjar uma para fazer tudo como deve de ser... confesso que também deitei um pouco de hidróxido mais ou menos a olho...

o que eu não queria era esperar e estava ansioso por cometer o primeiro erro para a seguir ir tentando chegar ao objectivo principal: o sucesso!!! espero e tenho a certeza que o irei conseguir!!

quero agradecer desde já a todo o fórum o precioso saber que eu já bebi e congratular quem o expõe de livre vontade ajudando e explicando sem pedir nada em troca!! é bom saber que ainda há pessoas assim, outras nem tanto...

abraço a todos!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por RED BARON »

viva lois.
já consertei o link, agora já funciona.
abraço e boa sorte para a próxima experiência.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

muito obrigado, já li a explicação e é realmente muito boa!! parabéns!! assim a percentagem de erro é muito menor e poupa-se trabalho!!

ainda tenho muito que ler e aprender até que saia um bom bio e logo que faça nova experiência venho relatar sem vergonha para poder receber mais e melhores instruções e até um "puxão de orelhas" se assim for necessário!!

grande abraço!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas lois

acrescentaria às informações, o tempo para a reação: tenho utiizado 2 horas de agitação. alguns dizem que para quantidades pequenas não é necessário, mas sempre resultou.

o que queremos é ver o bio bonito, transparente e que passe em todos os testes.

acolha minha sugestão: 2 horas. diga depois o que se passou.

termômetro é imprescindível. sem ele não resulta bio.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

obrigado luciano por mais uma achega... em princípio amanha ou depois já irei fazer novamente o teste mas agora com apenas 1/2 litro de óleo, pois se é para estragar então que seja pouco... obviamente que o objectivo é claro, fazer bio, mas nunca ouvi dizer alguém que para aprender a andar não tenha caído nunca...

então, a questão do termómetro já está resolvida e amanha a tarde já o tenho, quanto a balança está quase resolvida, é só esperar que chegue a lisboa!!

depois tenho de passar pelo resto das fases, lavagem e secagem e ainda a realização de testes. tenho de ir aos poucos.

o final do meu objectivo é produzir cerca de 50 litros mensais, pois é (apenas) o meu consumo. digo apenas porque considero que ando pouco, a minha média anda à volta dos 10.000km/ano e o carro também não gasta muito...


grande abraço a todos!!
luís tereso

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por paulosga »

estou admirado pelo facto de ainda niguem ter levantado a questão da segurança.
é que embora seja apenas um litro, e pelo descrito pelo lois, estavam criadas as condições para ocorrer um incendio.
vejamos:

- óleo muito acima da temperatura recomendada
- evaporação do metanol logo que entrou em contacto com o óleo
- batedeira exposta directamente com os vapores

lois, deixo-te apenas um alerta para na próxima experiência dares mais atenção aos aspectos da segurança.
Sócio Nº46


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

paulosga Escreveu:estou admirado pelo facto de ainda niguem ter levantado a questão da segurança.
é que embora seja apenas um litro, e pelo descrito pelo lois, estavam criadas as condições para ocorrer um incendio.
vejamos:

- óleo muito acima da temperatura recomendada
- evaporação do metanol logo que entrou em contacto com o óleo
- batedeira exposta directamente com os vapores

lois, deixo-te apenas um alerta para na próxima experiência dares mais atenção aos aspectos da segurança.
boas...

realmente tens toda a razão no que disseste, isto deve-se ao facto de eu ser ainda muito inexperiente... tanto que nem consegui o que se pretendia...

agora com um pouco mais de material (balança e termómetro), voltei a repetir a façanha e penso que já obtive melhor resultado.

aqueci o oleo em banho maria até aos 55º com o termometro dentro do oleo e o resto do processo foi semelhante ao outro... ahh, fiz uma mistura de 20g de soda para 800ml de metanol, esteve 24h dentro do recipiente do metanol, indo de vez em quando dar uma abanadela, ficou todo muito bem dissolvido!!

o resultado que obtive foi:

Imagem

isto foi cerca das 3 da tarde, depois de repousar cerca de 1hora. já se notava bem a separação no entanto ainda uns fragmentos desciam lentamente para o fundo. agora quando cheguei por volta da 1 da manha do trabalho, fui dar uma olhadela e vi a espuma que tinha no cimo já não existia, o bio (????) já se encontrava totalmente homogénio e a parte do fundo é que está mais escura, tipo castanho escuro quase preto... no entanto o bd (???) encontra-se ainda turvo (normal antes duma lavagem e secagem?!?)

que me dizem agora?!?

abraços a todos!!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Fry »

olá

só agora reparei neste tópico. realmente a segurança foi descorada. deve-se ler sempre tudo o que está relacionado com as experiências e a segurança é a mais importante.

quanto á tua ultima foto, já pronuncia que estás no bom caminho. no entanto há camadas na parte superior que não deveriam existir. não sei até que ponto podes confirmar as exatidão das 5 gramas, mas pela experiência que tenho, essas camadas surgem quando existe soda em excesso. por isso é importantíssimo saber lidar com a titulação com rigor.

se colocares o biodiesel apurado numa proporção de 50%/50 bd/água, agitares 10 segundos com violencia e deixares repousar, vai ter difuculdade numa separação. isso indicia que as lavagens posteriores e necessárias, vão ser problemáticas.

aconselho que continues a efectuar experiências, tanto mais, ganhas prática em lidar com os produtos e reacções.

lê e relê tudo o que já foi escrito no forum e protocolos já experiementados, só depois deves partir para quantidades maiores. não faças investimentos em reactores, sem assegurares a fonte de ov usado.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

a camada que te referes era uma camada de espuma que ainda estava no cimo... deixo mais umas fotos acabadas de tirar:

Imagem

Imagem

Imagem


quanto ao reactor, estou a pensar fazer um a meias com um vizinho meu, as fostes de óleo já estão asseguradas, o tio do meu vizinho tem um restaurante e os tios da minha esposa tem outro.. mas não será para já... primeiro quero explorar melhor o assunto!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Fry »

olá

parece-me perfeito.... há mais duvidas????

siga o baile.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

óptimo!!!!!!!

mais uma boa notícia, hoje perguntei no café onde vou diariamente se usavam óleo e disseram-me que sim e que costumavam deitar fora, logo pedi que mo guardassem que eu passaria a fazer a recolha semanal!! deve ser pouco, mas para o que gasto xega perfeitamente!!

assim sendo parece que já tenho bd... agora o próximo passo será fazer a lavagem e secagem... depois gostaria de enviar uma amostra a alguém que me pudesse indicar se está bom para meter no tanque do carro!!

tendo eu um carro com bi common rail que quantidades posso usar de bd?

obrigado fry pela pronta resposta!!

abraço a todos!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Fry »

qual é o carro?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

citroen c2 1.4hdi - out/2004


Autor do tópico
Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: 1ª Tentativa (Acho que falhada... )

Mensagem por Lois »

boas...

caro fry a dúvida persiste... pelo que tenho lido pode-se usar 100% de bd em qualquer tipo de viatura a diesel, mas posso não ter percebido bem...

agora outra questão... já tenho o meu bd lavado e seco e pareceu-me ter ficado com óptimo aspecto, no entanto agora gostaria de enviar umas amostras a alguém que me dissesse que além de bom aspecto está apto a entrar dentro do depósito do meu carro...

somebody please...

amanha já postarei umas fotos do bd final!!

abraço a todos!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”